Graduação em Pedagogia
| Sobre o curso | Objetivo do curso | Coordenação |
Sobre o Curso
O curso em questão fundamenta-se em pressupostos que consolidam uma visão social transformadora de mundo.
Concebe um profissional que, imerso em sua prática, busque confrontá-la com a teoria, e ao cotidiano retorne , revigorado pela reflexão e pela dúvida.
Esse movimento de dúvida e reflexão encontra sua base mais sólida nas teorias construtivistas.
Nesse sentido, o professor é ator não só de sua história, mas também da história coletiva da escola em que trabalha e percebe a sua função nas relações que se estabelecem no espaço institucional da sala de aula.
Essa história coletiva, se transformadora, possibilita a educação inclusiva em sua concepção mais ampla, isto é a que propõe a erradicação de todas as formas de discriminação sócio-culturais, físico-psicológicas e político-econômicas.
Ao fundamentar-se na educação inclusiva, o curso se assenta numa concepção ampla de cultura, que engloba especificidades socioeconômicas regionais, étnicas, religiosas e de gênero, visando a formação de um cidadão apto a valorizar e preservar o ambiente de diversividade cultural e ambiental que caracteriza a sociedade brasileira.
O profissional que pretendemos formar atuará especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, responsabilizando-se pela formação integral de seus alunos, o que implica na reconstrução dos saberes historicamente elaborados pela humanidade e consagrados em grandes áreas, em uma visão sistêmica. Assim, o curso será construído através de uma estrutura curricular, na qual as disciplinas se aglutinam nessas grandes áreas e se entretecem, a partir de eixos integradores, considerando que as mudanças de paradigmas relacionados com a produção e reprodução de conhecimento exigem uma visão holística de mundo e de homem.
Esse processo facilitará o estabelecimento de relações e conexões, desenvolvendo, entre outras, habilidades e competências de análise, síntese e aplicação.
Essa concepção será construída segundo a metodologia a distância, além de uma intensa tutoria presencial e não presencial, mescladas com o propósito definido de alcançar o máximo de debates com o mínimo de afastamento do nosso aluno/professor de seu ambiente de trabalho específico.
O Curso de Pedagogia para as séries iniciais do Ensino Fundamental - CEDERJ é coordenado pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pela UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro.
Objetivo do Curso
Habilitar o professor a se tornar:
1. Um intelectual crítico, capaz de responder às novas exigências educacionais, a partir de sua prática reflexiva e de base sólida em conhecimentos e saberes historicamente construídos, com qualidade acadêmica e social.
2. Um educador comprometido com a educação inclusiva e com a diversidade cultural visando à construção de uma sociedade justa, igualitária e fundamentalmente ética, quer dizer, uma cidadania ativa.
3. Um professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme o preconizado pela Lei 9394/96, levando em consideração suas condições de trabalho, sua formação inicial e a possibilidade de transformação dessa realidade.
Objetivos Específicos :
1. Refletir sobre a prática, reformulando-a quando necessário.
2. Articular os conteúdos das quatro grandes áreas do conhecimento da prática educativa - Fundamentos, Linguagens, Ciências Sociais e Ciências Exatas e da Natureza.
3. Enriquecer a sua prática pedagógica.
4. Formular um projeto pedagógico
5. Participar ativamente na rede virtual de formação continuada.