Renovação do RioCard - Passe Livre Universitário
Com a publicação da Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/217, pela Secretaria Municipal de Transporte, atendendo a demanda do Ministério Público, houve uma mudança em alguns procedimentos referentes ao Passe Livre Universitário dos cotistas e bolsistas.
Situações Gerais:
Usuários Novos
1. Nunca Tive Passe Livre
Se você nunca teve o Passe Livre e precisa fazê-lo agora basta ir a um posto de atendimento e seguir as instruções da Riocard. Isto vale para os ingressantes (que começaram seus estudos em 2019 ou alunos antigos que nunca tiveram o Passe Livre)
Documentos que você vai precisar
- Identificação oficial com foto (RG, Carteira de Motorista ou CTPS)
- CPF original
- Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio universitário ou de um dos componentes da unidade familiar, mediante apresentação de declaração de residência conjunta e documento de identificação original com foto do titular.
- Declaração com carimbo e assinatura da secretaria, informando que você está cursando o semestre letivo atual, seu curso e a data prevista de sua conclusão.
- Declaração ou comprovante de matrícula original com a informação da condição de aluno bolsista ou cotista com carimbo e assinatura da secretaria.
2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade
ATENÇÃO!! Se você é aluno ingressante na UNIRIO mas já tem o Passe livre de outra UNIVERSIDADE, deverá seguir as instruções de quem já tem o Passe Livre.
Renovações
3. Meu cartão venceu antes de 22/12 e eu estava com agendamento ativo
Neste caso seu cartão foi renovado até 10/04/2018 e será novamente renovado a partir do envio de seus dados pela UNIRIO (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2).
Se você se enquadra nesta situação e seu cartão não estiver funcionando você deve ligar para o SAC do RioCard, lá eles acessarão o sistema e verão o que está acontecendo.
Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:
Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.
4. Meu cartão venceu antes de 22/12 e eu estava com agendamento mas cancelei ou não agendei
Neste caso seu cartão não foi renovado.
Ele será renovado em 10/04 (data estipulada pela SMTR) a partir do envio de seus dados pela UNIRIO (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2)..
5. Meu cartão venceu depois de 22/12/2017
Neste caso seu cartão foi renovado até 10/04/2018 e será novamente renovado a partir do envio de seus dados pela UNIRIO (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2)..
Se você se enquadra nesta situação e seu cartão não estiver funcionando você deve ligar para o SAC do RioCard, lá eles acessarão o sistema e verão o que está acontecendo.
Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:
Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.
6. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?
Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:
Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.
Os alunos hipossuficientes deverão fazer o agendamento a fim de apresentar toda a documentação e o cartão atual no posto de atendimento, para a renovação.