Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SELEÇÃO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

SELEÇÃO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CURSO: TURISMO

PROJETO DE PESQUISA: “INTERFACES ENTRE ECONOMIA SOLIDÁRIA E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA”

PROFESSORA RESPONSÁVEL: BRUNA CONTI

VAGAS DISPONÍVEIS: 2

Resumo do projeto:

Para o movimento de Turismo de Base Comunitária (TBC), o turismo deixa de ser mera atividade econômica nos moldes de um capitalismo selvagem, para assimilar os princípios da cooperação na gestão dos empreendimentos da própria localidade, as territorialidades locais como elementos fundamentais para a criação de valor turístico, e o protagonismo da população local na busca por um desenvolvimento endógeno. Tais princípios são convergentes àqueles empregados pelo movimento da Economia Solidária, apesar de atualmente esses movimentos estarem desconectados em suas atuações. Diante disso, o objetivo do projeto é mapear a atual relação entre o modelo proposto pela economia solidária e os processos de gestão que vêm sendo adotados pelos empreendimentos inseridos em experiências de TBC no Estado do Rio de Janeiro para, na sequência, propor alternativas de maior interconexão entre os movimentos estudados. A relevância do projeto está em buscar despertar o olhar dos empreendimentos, dos formuladores de políticas públicas e das lideranças desses movimentos para os possíveis ganhos resultantes de uma aderência dos empreendimentos de TBC à economia solidária. Para isso, a metodologia envolve a identificação dos empreendimentos de TBC e de economia solidária existentes no Estado do Rio de Janeiro, a participação nas reuniões do Conselho e do Fórum Estadual de Economia Solidária, a análise dos editais já lançados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e a elaboração de uma cartilha direcionada aos empreendimentos de TBC.

Pré-Requisitos: Atender a todos os critérios apresentados no Edital DPq 01/2017 (disponível no site da UNIRIO), além de:

- Não estar no período de conclusão do curso ou no primeiro período;

- Não fazer parte de outro projeto de pesquisa;
- Disponibilidade para início imediato como voluntário;

- Disponibilidade de carga horária;

- Apresentar coeficiente de rendimento geral mínimo de 7.0;

- Possuir Currículo Lattes atualizado e publicado na plataforma Lattes do CNPq;
- Interesse em pesquisa.

Atividades a serem realizadas:

- Triagem dos empreendimentos de economia solidária e de turismo de base comunitária existentes no Estado do Rio de Janeiro / Cruzamento dos dados e localização espacial desses empreendimentos;

- Participação nos encontros do Fórum Estadual de economia solidária do Rio de Janeiro para identificar se os empreendimentos de TBC estão presentes nesses espaços de negociação;

- Apoio na realização de um Seminário de mobilização dos empreendimentos de economia solidária localizados no Estado do Rio de Janeiro, a ser desenvolvido pela Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

- Análise dos editais da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) até o ano de 2016 para identificar a inserção do turismo nesses documentos;

- Mapeamento dos empreendimentos contemplados por esses editais no Estado do Rio de Janeiro e a representatividade dos empreendimentos turísticos;

- Elaboração de cartilha voltada aos empreendimentos de TBC demonstrando a importância do movimento da economia solidária e as possibilidades de inserção e trabalho em conjunto.

Seleção:

Os alunos interessados devem comparecer à sala do departamento de turismo no dia 16/01, às 13h, com seu Currículo Lattes. Nessa ocasião, os alunos irão participar de uma apresentação sobre o projeto e preencher uma ficha de candidatura à vaga.

Resultado:

Os alunos selecionados serão notificados por e-mail até o dia 18/01 e darão início imediato às atividades previstas como voluntários. Estes alunos concorrerão a bolsas de iniciação científica por meio do Edital DPq 01/2017, com resultado previsto para 22 de julho de 2017. Se aprovadas, as bolsas serão concedidas do período de agosto de 2017 a julho de 2018.