Impacto na Educação Básica
Impacto na Educação Básica
Projeto de pesquisa ao Do Alimento Paladar: construção de identidades culturais através do turismo
Resumo: Sob a premissa de que as formas de preparação e consumo dos alimentos estão intimamente relacionadas ao sistema de relações sociais e simbólicas, o projeto buscou identificar alimentos, modos de cultivo e modos de preparo que se evidenciam nas doze regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro. Com isso, o projeto une os temas: tradições culturais, turismo, meio ambiente e memórias afetivas que circulam em torno do tema da alimentação.
Descrição de atividades realizadas em escolas públicas: O projeto citado visitou quatro escolas, sendo as Escola Minas Gerais e Escola Martin Luther King, de ensino fundamental e o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Brigadeiro Sergio Carvalho e Colégio Pedro II, do ensino médio. Em todas as escolas foram realizadas a apresentação da web série Do Alimento ao Paladar, atividade seguida por roda de conversa e a distribuição da produção intelectual abaixo descrita.
Produtos intelectuais associados à atividade: Do alimento ao paladar - Cartilha Professores, Escola de sabores, Sabores do Rio (Tipo: Material Didático/Instrucional). A cartilha voltada para professores e profissionais da educação contém instruções de utilização do material pedagógico desenvolvido pelo projeto “Do alimento ao paladar: construção de identidades culturais através do turismo”. O livro Escola de sabores é configurado material pedagógico que conta a estória ficcional de um desafio alimentar ocorrido em uma escola pública buscando apresentar questões relativas à alimentação saudável. O livro Sabores do Rio possui a mesma característica, ou seja, é um material pedagógico que também conta uma estória ficcional, mas desta vez ambientado no contexto de uma viagem pelo estado do Rio de Janeiro, onde a personagem principal se depara com distintos sistemas alimentares e nesses encontros, repensa preconceitos alimentares.
Projeto Núcleo de Pesquisas em Sistemas Agrícolas na Escola
Resumo: O Núcleo de Pesquisas em Sistemas Agrícolas (NuPSA) abriga entre outros, o projeto de ensino e extensão “NuPSA na Escola”. A proposta surgiu através do reconhecimento de que o ensino de matemática associado as ciências ambientais constituem um grande desafio para os educadores. Desta forma, transformar conteúdos matemáticos importantes a formação do aluno em conteúdos práticos e fáceis de aplicação torna-se então uma estratégia para a melhoria da educação básica no país e, nessa linha de raciocínio, o projeto Nupsa na Escola visa buscar novas abordagens para tratar de assuntos importantes como preservação ambiental, agroecologia, saúde, entre outros introduzindo a esses os conteúdos matemáticos necessários de forma que se criem exemplos práticos e mais simples para entendimento da disciplina, que há tempos constitui um desafio para professores e alunos.
Descrição das atividades realizadas em escolas públicas: O projeto NuPSA nas escolas, tem por meta a elaboração de palestras, oficinas e atividades lúdicas produzidas em conjunto com os professores da educação básica das escolas visitadas. Essas atividades permitem a ligação de temas associados as ciências naturais, saúde e matemática de forma fácil, reduzindo a deficiência existente na interdisciplinaridade que prejudica os alunos ao longo do aprendizado. Atividades interligando a matemática à temas atuais importantes como saúde, educação ambiental e sustentabilidade poderão auxiliar no conhecimento dos alunos da educação básica, permitindo o entendimento de assuntos de grande relevância ao mesmo tempo que favorece o aprendizado. O projeto em tela desenvolve suas ações em duas escolas de ensino fundamental, sendo elas: Escola Municipal Alberth Barth e Escola Minas Gerais. O projeto também desenvolve atividade junto ao Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado no município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. No caso do IFF, os alunos atendidos pelo projeto são os matriculados nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) que vem a ser um tipo de formação voltada para qualificação profissional objetivando preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.
Produtos intelectuais associados à atividade: As aventuras de Lalá e Dudu (Tipo: Material Didático/Instrucional). Trata-se de material pedagógico em formato audiovisual disponibilizado na página e mídias sociais do projeto. Este material pedagógico narra as aventuras das personagens Lalá e Dudu em sua descoberta sobre a importância das Plantas.
https://www.unirio.br/nupsa/Projetos%20/programa-educacao-ambiental-sustentabilidade-e-saude
Destino inteligente tem memória e história: mobilizando o turismo de base comunitária na Rocinha
Resumo: Em 2022, o turismo na Rocinha completou 30 anos e como parte das ações integrantes do projeto de pesquisa, ocorreu em parceria com Museu Sankofa, ações em escolas públicas do bairro, sendo essas voltadas para o tema turismo. Em tal contexto, o espaço escolar também percebido como possibilidade de valorização do turismo e assim sendo, foi candidatado o projeto Virtual School Trips a financiamento de pesquisa na Oxford Brookes University. O financiamento foi aprovado em 2024 e somará aos recursos do edital da Faperj acima mencionado.
Descrição das atividades em escolas públicas: O projeto consiste em planejamento e desenvolvimento curricular com a escola parceira e provedores de turismo para co-criar um conjunto de lições de ensino, materiais de aprendizagem e experiências, incorporados no currículo do ano 11 e ano 12 e avaliados por alunos e professores. Este material e a experiência de viagens escolares virtuais neste formato fornecem a base para maior engajamento com outras escolas, fornecendo novas fontes de renda para os operadores de turismo de favela e apoiando o aprimoramento da prática educacional nas escolas secundárias do Reino Unido. Os produtos associados a este projeto estão em elaboração.
Projeto Geo-oficinas – uma proposta de difusão das geociências
Resumo: As Geociências ou também são conhecidas como Ciências da Terra, fazem parte de uma área que abrange disciplinas científicas sobre o estudo da Terra. O conhecimento produzido por elas tem facultado a compreensão de processos naturais, a prevenção de desastres, a indicação de formas sustentáveis de utilização dos bens naturais e a mitigação dos desdobramentos das mudanças climáticas. Partindo dessa o projeto citado busca difundir as noções de Geociências no âmbito do ensino básico objetivando contribuir para a ressignificação de valores sociais e culturais associados a relação com o Planeta e os seres vivos.
Descrição das atividades realizadas em escolas públicas: O projeto em realiza oficinas, eventos e atividades práticas para alunos e professores e instituições de ensino da educação básica com o intuito de criar um espaço de discussão e troca de experiências sobre os temas de Geociências. Uma das atividades que mais ocorrem no âmbito do projeto são as denominadas Geo-oficinas definidas como vivências de ensino e aprendizagem em ambiente distinto da sala de aula tradicional onde um tema específico é trabalhado de forma prática.
Produtos intelectuais associados à atividade: Geo-oficina Estrutura do planeta Terra e suas inter-relações e influências na sociedade; Geo-oficina Tectônica de Placas e os desastres ambientais; Geo-oficina Tempo Geológico: O Ritmo do Planeta; Geo-oficina Dinâmica externa da terra e sua relação com a formação do solo e das paisagens; Geo-oficina Rocha e suas apropriações pela sociedade. Todas as produções intelectuais elencadas enquadram-se na categoria de tecnologia social e suas dinâmicas estão disponíveis na página virtual do projeto.
Cabe registrar no ano de 2024 foram realizadas 09 Geo-oficinas em escolas públicas, sendo 02 na Escola Municipal Professora Célia Maria de Oliveira Camargo, localizada no bairro de Inhoaíba (dias 25/06 e 24/09); 01 na Escola Sai, localizada no bairro da Barra da Tijuca (dia 28/05); 01 na Escola Municipal Professor Fábio César Pacífico, localizada no bairro de Campo Grande (dia 02/07); 01 na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, localizada no bairro da Gávea (dia 20/08); 01 na Escola Municipal Charles Dickens, localizada no bairro de Campo Grande (dia 26/08); 02 na Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada no bairro de São Cristóvão (dia 16/09 e 05/11) e; 01 CIEP Juan Martinho Carrasco, localizada no município de Itaguaí (dia 10/09). Por fim registramos que as Geo-oficinas foram direcionadas a escolas de todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro, não se detendo a regiões mais ou menos privilegiadas economicamente e o mesmo pode ser destacado em relação a localização da escola fora da cidade do Rio de Janeiro.
https://geooficinasunirio.wixsite.com/geo-oficinas
Projeto Educação Ambiental Peixe Fredi
Resumo: O projeto foi criado para conscientizar alunos de escolas públicas do ensino fundamental sobre a preservação/conservação dos ambientes aquáticos.
Descrição das atividades realizadas em escolas públicas: encenação teatral, contação de histórias, aulas-passeio, jogos. Todas as atividades têm como personagem principal o Peixe Fredi e variados animais aquáticos, dependendo do lugar em que ele viaja. As atividades realizadas nas escolas, buscam apresentar uma aventura da personagem com o objetivo de apresentar a biodiversidade do local e os problemas ambientais que estão ocorrendo, estimulando assim a sensibilização e conscientização ambiental. As escolas envolvidas no projeto foram: Escola Municipal Minas Gerais, Escola Municipal Roma, Escola Municipal Alberto Barth, Centro Integrado de Escola Pública João Goulart, Jardim Botânico Educação Infantil e Espaço Integrado Adriana Dantas. As duas últimas escolas citadas pertencem a rede privada de ensino.
Produtos intelectuais associados à atividade: Peixe Fredi - O Príncipe dos Mares, As Aventuras do Peixe Fredi na Amazônia e o Sonho do Peixe Fredi. As três obras foram inicialmente públicas em versão impressa e após terem sido esgotas nesse formato, as obras foram disponibilizadas em áudio de forma livre na página virtual do projeto. O projeto também conta com jogo digital denominado Desafio no Oceano e duas músicas sendo elas intituladas Alô Peixi Fredi e Todas as Cores do Mar. Todos as produções intelectuais citadas enquadram-se na categoria de material didático.
https://peixefredi.wixsite.com/peixefredi/projeto
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