Você está aqui: Página Inicial / Histórico e evolução

Histórico e evolução

Logo_PPGAN_2019_Horizontal_UNIRIO.png

 

O PPGAN-UNIRIO teve início em 2011 com o curso de mestrado acadêmico – 1ª turma setembro 2011 (Homologação na 124ª Reunião do CTC-ES) com conceito nota 3. O curso de doutorado acadêmico foi recomendado em 2015 (Homologação na 158ª Reunião do CTC-ES) – 1ª turma outubro 2015, antes mesmo da primeira avaliação quadrienal do programa, um fato inédito na história da UNIRIO. Portanto, em sua primeira avaliação, ao final de 2016, o PPGAN recebeu nota 4 da CAPES.

O PPGAN é sediado na Escola de Nutrição – Campus Reitoria (Urca) e pertence ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O PPGAN cumpre um importante papel institucional, uma vez que é o único curso dentro das Ciências Agrárias na UNIRIO e possui uma função de representatividade em órgãos colegiados da UNIRIO de grande responsabilidade, possuindo assento nas Câmaras de Pesquisa e de Bolsa (4 representantes na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos), Câmara de Inovação (1 representante e suplente), além das representações na Câmara de Pós-Graduação e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Os bolsistas de produtividade do PPGAN compõem ainda o Comitê Científico da UNIRIO, órgão subordinado à PROPGPI que tem por finalidade assessorar e aplicar as políticas de pesquisa e pós-graduação da UNIRIO.

Desde sua criação, o Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) conta com docentes da Escola de Nutrição e do Instituto Biomédico da UNIRIO. Atualmente, o corpo docente pertence aos Departamentos de Ciência de Alimentos, de Nutrição Fundamental e de Nutrição Aplicada da Escola de Nutrição, do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto Biomédico da UNIRIO, além de docentes da Embrapa Agroindústria de Alimentos e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os docentes do PPGAN possuem doutorado nas áreas de Ciências e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química e Biológica, Alimentos e Nutrição, Bioquímica e Biotecnologia Vegetal. Apesar de jovem, com um tempo médio de titulação de 12 anos em 2020, a maior parte possui pós-doutorado em instituições de reconhecida relevância na área, com destaque para Universidade de Granada (Espanha), Universidade da Califórnia (EUA), Universidade da República do Uruguai, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal Fluminense, além da própria UNIRIO.

Em meados de 2019, o PPGAN iniciou um processo de reestruturação acadêmica que culminou na i) atualização do seu regulamento com vistas à adequação do funcionamento deste PPG de acordo com as normas da UNIRIO e da CAPES, ii) proposta de uma nova estrutura curricular que garanta uma formação discente que contemple além de ensino e pesquisa, inovação e ações de impacto social e iii) na atualização das suas Linhas de Pesquisa e dos Projetos Institucionais. O novo regulamento e estrutura curricular do PPGAN passam a vigorar em 2021.2.

Assim, hoje o PPGAN conta com duas linhas de pesquisa: “Processamento, qualidade, valorização de alimentos, coprodutos e resíduos” que possui os seguintes projetos de pesquisa institucionais: (1) Embalagens biodegradáveis e biomateriais, (2) Metabolômica e proteômica de alimentos, (3) Processos biotecnológicos e (4) Qualidade e segurança de alimentos e a linha “Alimentos funcionais” que conta com os projetos: (1) Desenvolvimento de produtos alimentícios funcionais e (2) Compostos bioativos e suplementos: bioatividade, metabolismo e aplicação na prevenção de morbidades .

Vale destacar a criação do projeto de extensão intitulado “Bioeconomia: Sustentabilidade, Alimentação e Saúde”, justificado pelo compromisso social deste PPG como espaço de reflexão, crítica e construção de diferentes processos societários e pela vocação que o PPG vem demonstrando nos últimos anos no desenvolvimento de ações de inserção social em nível nacional. Foi criado também um projeto de inovação intitulado “Inovação na produção e consumo de alimentos e biomateriais” em virtude dos produtos com caráter inovador gerados ao longo do desenvolvimento das dissertações e teses do PPGAN e por acreditarmos que este também é um espaço que deve contribuir para transformar o conhecimento gerado na academia em impacto socioeconômico, tendo a inovação como fundamento.

Nos últimos anos, o PPGAN vem se destacando pelas parcerias internacionais com outras IES, centros de pesquisa e órgãos governamentais, tais como o Institute of Chemical Industry of Forest Products - Chinese Academy of Forestry (China), Aarhus University (Dinamarca), Karlsruhe Institute of Technology – KIT (Alemanha), Polytech Marseille (França) e Universidad de Cordoba e University of Colorado - CSU (EUA). Além das parcerias já consolidadas com a França, em especial com o CIRAD e INRA (STLO Rennes, IATE Montpellier, BBF Marseille), com Portugal, Universidades do Porto, do Minho e Católica Portuguesa (UCP), UC-Davis nos EUA e na América Latina, Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina) e Universidade do Chile, o que denota que a temática e os projetos de pesquisa do PPGAN são internacionalmente relevantes, resultando, inclusive, em produção bibliográfica internacional conjunta.

O PPGAN também possui inúmeras parcerias nacionais por meio de projetos de pesquisa em colaboração com diferentes unidades da EMBRAPA (Agroindústria de Alimentos, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão, Agrobiologia e Trigo), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Escola Politécnica da USP, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ, Campus Sete Lagoas), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Química da UFSCAR, UFRJ (IQ, INJC, IMA, EQ, IBqM, PPGCAL), UERJ (Instituto de Nutrição), IFRJ (PCTA), UFF (Faculdade de Farmácia, Veterinária, Nutrição, PPGCAPS). PPGs em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV, em Ciência de Alimentos da UNICAMP, em Engenharia Química da UFSC, em Nutrição e Saúde Pública da USP. Algumas importantes parcerias com órgãos públicos como o CEPLAC (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira) e com a Secretaria Especial de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro cujo objetivo foi a implementação em 2019 do Centro de Análises Físico-químicas e Microbiológicas para controle de qualidade de leite e derivados no PPGAN.

Em virtude do apoio concedido pelas agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPERJ) e pela UNIRIO – por meio de ações das Pró-reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) e de Extensão e Cultura (PROEXC), o PPGAN apresentou grande crescimento desde sua criação, com ampliação significativa da infraestrutura dos laboratórios que hoje atinge mais de 800 m2 e que foi acompanhada pela aquisição de importantes equipamentos multiusuários, possibilitando substancial incremento da relevância da pesquisa desenvolvida, aumento do número de colaborações (nacionais e internacionais), bem como do impacto das publicações geradas e do atendimento às demandas da sociedade.

Histórico e evolução

Logo_PPGAN_2019_Horizontal_UNIRIO.png

Registros históricos
Registros Fotográficos