Estrutura de Disciplinas – Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição – UNIRIO

Disciplina/Atividade |
Carga Horária |
Natureza (Curso M ou D) |
Ementa |
Objetivos |
PRINCÍPIOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (responsável: Gabriela; ministrantes: todos) |
45 h |
Optativa (D) Obrigatória (M) |
Fundamentos de química e bioquímica de alimentos; de microbiologia de alimentos; de análise de alimentos e de conservação dos alimentos. |
Proporcionar ao (à) discente em Alimentos e Nutrição, independente de sua formação de graduação, domínio dos princípios fundamentais da Ciência de Alimentos. |
CICLO DE PALESTRAS (responsável: rotativo; ministrantes: discentes) |
15 h |
Obrigatória (D) Optativa (M) |
Apresentação de seminários dos(as) discentes para a comunidade e público em geral, com o objetivo de transferência de conhecimento, divulgação ou popularização da ciência. |
Divulgar o trabalho do PPGAN para a comunidade da UNIRIO e para o público em geral, estreitar os laços do programa com a comunidade, dar oportunidade aos discentes de treinarem exposição oral para audiências variadas. |
DEBATES EM TEMAS ATUAIS (responsável: rotativo; ministrantes: convidados) |
45 h |
Obrigatória (D) Optativa (M) |
Discussão de temas atuais e relevantes às áreas de Ciência de Alimentos e de Alimentos e Nutrição mediada pelo corpo docente do PPGAN. |
Proporcionar ao discente contato com temas no estado da arte/técnica na ciência de alimentos apresentados por diversos pesquisadores da área |
DEFESA DE TESE DEFESA DE DISSERTAÇÃO (responsável: Coordenação; ministrantes: orientadores) |
45 h |
Obrigatória |
Redação da dissertação/tese e defesa. |
Garantir ao(à) discente e a seu(sua) orientador(a) o tempo necessário para redigir e corrigir a versão final do TCC e submetê-lo à apreciação da banca de avaliação. |
EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE TESE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO (responsável: Coordenação; ministrantes: orientadores) |
45 h |
Obrigatória |
Elaboração e defesa do projeto de tese. A avaliação da disciplina será feita por uma banca e dentro de um período de tempo especificados por normas do PPGAN. |
Possibilitar a avaliação do projeto proposto de modo que este seja exequível no período de tempo do curso e cujos resultados sejam suficientes para um TCC. Avaliar o domínio do(a) discente sobre o tema de seu TCC e sua capacidade de elaborar e apresentar um projeto de pesquisa. |
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO I (responsável: Coordenação; ministrantes: orientadores) |
45 h |
Obrigatória
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Doutorado: Elaboração, submissão e aceite de artigo científico de acordo com as normas do PPGAN (atualmente qualis igual ou superior a A4).
Mestrado: Elaboração e submissão de artigo científico para publicação de acordo com as normas do PPGAN. (atualmente qualis igual ou superior a A4). |
Garantir ao(à) discente e a seu(sua) orientador(a) o tempo necessário para organizar os resultados e a redação de artigo científico de modo a possibilitar a defesa da tese/dissertação na forma de artigo e com artigo científico já aceito (Doutorado)/submetido (mestrado). |
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO II (responsável: Coordenação; ministrantes: orientadores)
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45 h |
Obrigatória (D) Optativa (M) |
Elaboração e submissão de artigo científico para publicação de acordo com as normas do PPGAN. (atualmente qualis igual ou superior a A4).
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Garantir ao(à) discente e a seu(sua) orientador(a) o tempo necessário para organizar os resultados e a redação de artigo científico de modo a possibilitar a defesa do TCC na forma de artigo e com artigo científico já submetido. |
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO III |
45 h |
Optativa |
Elaboração, submissão e aceite de artigo científico para publicação de acordo com as normas do PPGAN. (atualmente qualis igual ou superior a A4). |
Garantir ao(à) discente e a seu(sua) orientador(a) o tempo necessário para organizar os resultados e a redação de artigo científico de modo a possibilitar a defesa do TCC na forma de artigo e com um segundo artigo científico aceito. |
ESTÁGIO DOCENTE I (responsável: Coordenação; ministrantes: orientadores) |
45 h |
Obrigatória (D) Optativa (M) |
Participação no planejamento e execução de disciplinas da graduação |
Proporcionar ao(à) discente a oportunidade de planejar e ministrar aulas teóricas e práticas de cursos de graduação, sob supervisão do(a) professor(a) responsável pela disciplina. Fortalecer o vínculo entre a graduação e a pós-graduação. |
ESTÁGIO DOCENTE II pré-requisito: estágio docente I |
45 h |
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ESTÁGIO DOCENTE III pré-requisito: estágio docente II |
45 h |
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ESTÁGIO DOCENTE IV pré-requisito: estágio docente III |
45 h |
Optativa (M e D) |
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ESTÁGIO DOCENTE V pré-requisito: estágio docente IV |
45 h |
Optativa (D) |
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ESTÁGIO DOCENTE VI pré-requisito: estágio docente V |
45 h |
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ESTÁGIO DOCENTE VII pré-requisito: estágio docente VI |
45 h |
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ESTÁGIO DOCENTE VIII pré-requisito: estágio docente VII |
45 h |
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ANÁLISE SENSORIAL E ESTUDO DO CONSUMIDOR (responsáveis: Ellen Menezes e Rafael Cadena) |
30 h T 30 h P |
Optativa |
Princípio e requisitos para análise sensorial; métodos descritivos, discriminativos e afetivos; Métodos dinâmicos de analise sensorial; Novos métodos de caracterização sensorial; correlação entre testes sensoriais; Estudos de consumidor. |
Proporcionar ao(à) discente conhecimentos básicos e avançados em análise sensorial e sobre estudos do consumidor, bem como capacitá-lo(a) para o planejamento, execução, e análise de dados de estudos sensoriais e de consumidor. |
APLICAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS E PARA FINS ESPECIAIS (responsável: Juliana Nunes) |
45 h |
Optativa |
Histórico, definição, conceitos gerais, legislação e rotulagem; Requisitos específicos para aplicação das alegações de propriedade funcional ou de saúde dos nutrientes e não nutrientes; efeito do processamento de alimentos sobre os compostos com alegação funcional; Composição e qualidade de alimentos para fins especiais; Substitutos de carboidratos, gordura, proteína e sal; Alimentos aplicados para ingestão controlada de nutrientes e grupos populacionais específicos |
Fornecer aos discentes o conhecimento atual sobre os aspectos relacionados aos alimentos funcionais e alimentos para fins especiais, promovendo discussões a cerca do tema, aspectos de legislação e impacto do processamento na composição dos bioativos dos alimentos, bem como o efeito do seu consumo na saúde humana. |
ASPECTOS TECNOLÓGICOS E NUTRICIONAIS DO PROCESSAMENTO DE CEREAIS, RAÍZES, TUBÉRCULOS E LEGUMINOSAS (responsável: Cristina Takeiti) |
45 h |
Optativa(D) |
Componentes principais e fitoquímicos presentes nos grãos. Qualidade do grão e da farinha de trigo.Tecnologia de cereais. Processos tecnológicos para a obtenção de produtos panificáveis (pães, bolos e biscoitos), de massas alimentícias e de extrudados. Utilização da aveia e da soja na alimentação humana. |
Fornecer aos (as) discentes conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre o mercado de produtos à base de cereais, raízes, tubérculos e leguminosas, bem como a composição química e conteúdo de bioativos, as propriedades físicas e efeitos dos processamentos sobre os componentes presentes nessas matérias-primas. |
CIÊNCIAS NUTRICIONAIS (responsável: Anderson Teodoro) |
30 h T e 15 h P |
Optativa |
A relação homem-alimento na perspectiva histórica, social, antropológica e biológica. Equilíbrio nutricional. Correlação entre os componentes nutricionais no estado fisiológico humano. Definição, ocorrência e origem das substâncias bioativas. Classificação e importância dos compostos bioativos. Metabolismo e prevenção de patologias por compostos bioativos |
Fornecer aos (as) discentes conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre compostos bioativos, bem como a estrutura química e fontes alimentares, as propriedades físico-químicas e efeitos dos compostos bioativos sobre diferentes patologias. |
CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE ALIMENTOS (responsável: Juliana Furtado Dias) |
45 h |
Optativa |
Controle sanitário na cadeia alimentar. Microrganismos indicadores de condições higiênico-sanitárias dos alimentos e suas características fundamentais. Controle das doenças transmitidas por alimentos. Princípios gerais de higienização. Aplicabilidade normativa no controle de alimentos. Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Análise de Risco na Segurança Alimentar. |
Fornecer aos(às) discentes conhecimentos sobre a importância dos microrganismos nos alimentos; legislações de higiene e vigilância sanitária na área de alimentos; fornecer atualização e aprofundamento em diversos aspectos do controle higiênico-sanitário de alimentos. |
ENZIMOLOGIA EM ALIMENTOS (Responsável: Gabriela Koblitz) |
45 h |
Optativa |
Produção, purificação, imobilização e aplicação de enzimas na indústria de alimentos; sistemas enzimáticos importantes em alimentos. Obtenção enzimática de compostos bioativos e ingredientes em alimentos |
Capacitar os discentes a compreender o efeito da atividade enzimática sobre os processos de produção e conservação de alimentos, a aplicar enzimas em processos na indústria de alimentos e a propor a produção/aplicação de novas enzimas e/ou novos processos enzimáticos na produção de alimentos. |
ESTUDOS AVANÇADOS EM QUÍMICA E BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS (responsáveis: Edira Gonçalves) |
45 h |
Optativa |
Química de nutrientes. Propriedades físicas, químicas e bioquímicas dos alimentos. Transformações bioquímicas durante o processamento e armazenamento de alimentos. |
Fornecer aos(às) discentes conhecimentos teóricos aprofundados sobre a composição química, as propriedades e o valor nutricional dos alimentos, bem como quanto às transformações bioquímicas que ocorrem nos alimentos. |
ESTUDOS AVANÇADOS EM ESPECTROMETRIA E CROMATOGRAFIA (responsável: Ricardo Alves) |
30 h T e 15 h P |
Optativa |
Histórico, introdução, princípios, preparo de amostra, instrumentação, interpretação e análise de dados, aplicação na análise de diferentes matrizes (alimentos, fluidos biológicos etc): i) espectrofotometria, propriedades da radiação eletromagnética, medidas de transmitância e absorvância, lei de Lambert-Beer, processos de extração, concentração, diluição, derivatização; ii) cromatografia líquida, cromatografia em papel, cromatografia em camada fina, modalidades de separação, processos de extração, concentração e diluição; iii) cromatografia gasosa, técnicas de isolamento de compostos voláteis, técnicas de derivatização de compostos não-voláteis; iv) espectrometria de massas, técnicas de ionização de compostos químicos, técnicas de monitoramento dos fragmentos iônicos, bibliotecas espectrais. |
Fornecer aos(às) discentes conhecimento sobre os princípios que regem as técnicas analíticas de espectrofotometria, cromatografia líquida, cromatografia gasosa e espectrometria de massas. Os(as) discentes deverão conhecer os instrumentos e dispositivos utilizados, ser capazes de selecionar o melhor método a ser aplicado para a avaliação de amostras especificas, aprender a tratar essas amostras para que as substâncias constituintes das mesmas possam ser separadas, purificadas, identificadas e quantificadas pela adequada interpretação e análise dos dados obtidos. |
FUNDAMENTOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E INOVAÇÃO (responsáveis: Ana Elizabeth Fai e Rafael Cadena) |
45 h |
Optativa |
Fundamentos da metodologia científica. A comunicação científica. Métodos e técnicas de pesquisa (quali e quantitativa). A comunicação entre orientados/ orientadores. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. O projeto de pesquisa. O experimento. A organização e a redação de texto científico. Gerenciamento bibliográfico. Plágio. Noções de inovação na pesquisa. |
Proporcionar aos(às) discentes conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa, elaboração de material escrito relacionado ao cotidiano do discente pesquisador e conceitos de inovação. |
FUNGOS E MICOTOXINAS NAS CADEIAS AGROALIMENTARES (responsável: Otniel Freitas) |
30 h T e 15 h P |
Optativa |
Histórico da micotoxicologia. Isolamento, identificação e quantificação dos principais fungos produtores de micotoxinas; Características químicas e atividade biológica das principais micotoxinas; Ecologia de fungos produtores de micotoxinas; Fatores ambientais que influenciam a síntese de micotoxinas; Controle e prevenção de contaminação por micotoxinas; Métodos de análise das principais micotoxinas; Manejo de produtos agrícolas contaminados; A importância do tema no contexto socioeconômico; Micotoxinas e comércio internacional de produtos agrícolas e alimentos; Implicação de micotoxinas na saúde animal e humana; Detoxificação e eliminação de micotoxinas; Legislação nacional e internacionais sobre o limite de micotoxinas em alimentos. |
Propiciar ao(à) discente conhecer a extensão da contaminação por fungos e suas micotoxinas e as principais cadeias agroalimentares afetadas, visando a cristalização de conceitos e promover a devida importância deste tema em segurança de alimentos.
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INICIAÇÃO À ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA (responsável: Profs. Orientadores) |
15 h |
Optativa (D) |
Acompanhamento de orientação científica, tecnológica ou extensionista, sob a supervisão do(a) orientador(a) |
Proporcionar ao(à) discente experiência em orientação de alunos de graduação. |
INTRODUÇÃO À PROTEÔMICA E METABÔLOMICA DE ALIMENTOS (responsável: Mariana Larraz) |
45 h |
Optativa |
Proteômica: definição, histórico, conceitos, instrumentação e métodos, aplicações na análise de alimentos. Metabolômica: definição, histórico, conceitos, instrumentação e métodos, e aplicações. Outras ciências ômicas. |
Capacitar os(as) discentes para a compreensão das ciências ômicas e sua aplicação em ciência de alimentos. |
MÉTODOS DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS (responsável: Cristina Takeiti) |
24 h T 21 h P |
Optativa |
Processamento de frutas: obtenção de sucos. Extração e avaliação da qualidade da farinha de trigo. Processamento de cereais: panificação. Processamento de frutas: obtenção de geleias. Processos de desidratação: secagem convectiva, spray drying e desidratação osmótica. Tecnologia de leite e derivados: Processamento de iogurte tipo Sunday. Tecnologia de produtos de soja. Aveia: Composição química, valor nutricional e processamento. |
Proporcionar aos discentes em Alimentos e Nutrição, o domínio dos princípios fundamentais do processamento de frutas, cereais, raízes e tubérculos, leite e derivados e leguminosas e seus impactos na nutrição.
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NUTRACÊUTICOS EM BIOLOGIA CELULAR (responsável: Carlos Fernando Oliveira) |
45 h |
Optativa |
Organização geral das células e vírus. Métodos de estudo da célula e composição química da célula. Proliferação e diferenciação celular. Morte celular programada. Principais classes de alimentos funcionais e suas aplicações na biologia celular. |
Proporcionar ao(à) discente conhecimentos básicos e avançados em obtenção/extração e aplicabilidade dos nutracêuticos, bem como capacitá-lo a buscar soluções para veiculação de nutracêuticos e seus efeitos no organismo humano. |
PROCESSAMENTO BIOTECNOLÓGICO (responsável: Ana Elizabeth Fai) |
45 h |
Optativa |
Processos biotecnológicos. Aplicação de microrganismos em biotecnologia; cinética enzimática; cinética de morte celular e cinética de crescimento microbiano. Produção de metabólitos primários e secundários. Metodologia de recuperação, purificação e imobilização de metabólitos. Princípios da Biossegurança, Lei de biossegurança. Obtenção de plantas transgênicas, Tipos de alimentos transgênicos. |
Fornecer aos (as) discentes noções gerais a sobre a obtenção de bioprodutos a partir de processos biotecnológicos. |
QUÍMICA FISIOLÓGICA DE COMPLEMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS (responsável: Ricardo Felipe Alves Moreira)
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45 h |
Optativa |
Química fisiológica de macro e micronutrientes; carboidratos: química, digestão, metabolismo e vias metabólicas de utilização; lipídios: química, digestão, metabolismo e vias metabólicas de utilização; proteínas: química, digestão, metabolismo e vias metabólicas de utilização; hormônios relacionados ao anabolismo e ao catabolismo; integração metabólica e hormonal; complementação e suplementação de macro e micronutrientes em diferentes demandas metabólicas |
Fornecer ao(a) discente conhecimento sobre a química, os processos digestivos e os princípios que regem o metabolismo dos macronutrientes. Os alunos deverão compreender como os hormônios são capazes de integrar o metabolismo humano, de diferenciar complementos de suplementos nutricionais e de entender os benefícios e possíveis prejuízos associados à complementação e suplementação de macro e micronutrientes em diferentes demandas metabólicas. |
TÓPICOS ESPECIAIS I |
15 h |
Optativa |
Atualidades em pesquisa, docência, extensão, inovação e em temáticas afins à área de alimentos e nutrição. |
Disciplina utilizada para ofertar componentes curriculares eventuais. |
TÓPICOS ESPECIAIS IA |
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TÓPICOS ESPECIAIS IB |
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TÓPICOS ESPECIAIS ID |
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TÓPICOS ESPECIAIS II |
30 h |
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TÓPICOS ESPECIAIS IIA |
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TÓPICOS ESPECIAIS IIB |
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TÓPICOS ESPECIAIS IIC |
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TÓPICOS ESPECIAIS 45h I |
45 h |
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TÓPICOS ESPECIAIS 45h II |
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TÓPICOS ESPECIAIS 45h III |
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TÓPICOS ESPECIAIS 45h IV |
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ELABORAÇÃO DE TESE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO |
0 h |
Optativa |
Elaboração de tese/dissertação. Disciplina de vínculo com o PPGAN. |
Manutenção de vínculo com o PPGAN. |
INTERCÂMBIO NACIONAL |
0 h |
Optativa |
Disciplina de vínculo com o PPGAN durante intercâmbio do discente. |
Disciplina de vínculo com o PPGAN durante intercâmbio do discente. |
INTERCÂMBIO INTERNACIONAL |
0 h |
Optativa |
Disciplina de vínculo com o PPGAN durante intercâmbio do discente. |
Disciplina de vínculo com o PPGAN durante intercâmbio do discente. |