Conceito CAPES e autoavaliação do PPGAN
O PPGAN adota a autoavalição como um dos subsídios para o aprimoramento de sua qualidade, para o desenvolvimento e construção de uma identidade, e como uma forma de envolvimento do corpo docente/discente nas reflexões dos resultados e decisões de trajetórias percebidas de forma coletiva. Para realizar o diagnóstico do Programa, desde 2019, o PPGAN lançou mão de uma ferramenta de análise estratégica denominada de matriz de SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Esta análise toma como base as perspectivas do ambiente interno (Forças e Fraquezas) e do ambiente externo (Ameaças e Oportunidades), permitindo a autoavaliação e a formulação de estratégias (Planejamento futuro) que busque atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas inter-relacionadas. A coleta de informações para o preenchimento/discussão da matriz de SWOT tem sido realizada de forma sistemática através de brainstorming coletivo e do envio de formulários online pela Coordenação/Comissão Sucupira para docentes/discentes de forma que todos contribuam com suas percepções, insights e ideias. Como resultado das ações estratégicas desde a implementação deste modelo de autoavaliação, houve significativa melhora na produção científica qualificada; na ampliação e fortalecimento de convênios com outras Instituições nacionais e internacionais; na consolidação e padronização de processos administrativos pela secretaria deste PPG; na captação de recursos para pesquisa, incluindo bolsas de Mestrado e de Doutorado, entre outros.
Avaliação CAPES |
Mestrado (a partir de 2011) |
Doutorado (a partir de 2015) |
1º triênio(2010, 2011, 2012) |
3 |
----- |
2º quadriênio (2013,2014,2015,2016) |
4 |
4 |
3º quadriênio (2017,2018,2019,2020) |