Laboratório de Biologia Molecular de Plantas e Fungos - LBMPF
O LBMPF iniciou suas atividades em 2013, com o caráter multidimensional, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nas dependências do Instituto de Biociências, na Av. Pasteur, 458, ocupando as salas 206 e 306.
Suas pesquisas vêm sendo relacionadas à diversidade de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em ambientes naturais, com enfoque em praias e dunas arenosas; modelagem de nicho ecológico para FMAs; bioprospecção de genes e genômica funcional para aumento da tolerância a estresses em plantas, especificamente, déficit hídrico em cafeeiro; análise molecular para teste de autenticidade do palmito Euterpe edulis; interação de FMAs na planta modelo Setaria viridis.
Em colaboração com outras instituições, o LBMPF também trabalhou avaliando a diversidade de fungos septados escuros em cana-de-açúcar, e detecção de fungos do gênero Trichoderma em solos de compostagem. Também realizou parceria internacional, com participação em trabalhos de detecção de fungos micorrízicos cubanos e brasileiros por técnicas de biologia molecular. No LBMPF são preparadas as aulas práticas de disciplinas da graduação e desenvolvidas atividades experimentais ligadas ao programa e projetos de extensão.
Mais informações sobre o LBMPF no Boletim Pesquisa e Inovação.
Profa. Dra. Camila Maistro Patreze (Lattes)
- BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DE FUNGOS: ENFOQUE MOLECULAR E AMBIENTAL - Investigar e identificar fungos em diferentes ambientes; caracterizá-los morfológica e molecularmente, com enfoque na associação fungos micorrízicos-plantas, um processo com ocorrência natural em 70-90% das espécies vegetais. Além disso, objetiva-se contribuir com a compreensão de alguns mecanismos genéticos envolvidos nas associações micorrízicas, em especial nas respostas dos mesmos em diferentes condições ambientais, por meio de análises da expressão de genes responsivos a estresses.
- ANÁLISES MOLECULARES EM PLANTAS - Analisar os mecanismos de resposta molecular de plantas a estresses, com enfoque no déficit hídrico. Aplicar métodos moleculares para identificação de espécies, como por exemplo com o uso da técnica de High Resolution Melting (HRM); caracterizar a expressão de genes vegetais relacionados a crescimento, desenvolvimento ou resposta a fatores ambientais e interações com microrganismos.
Últimas publicações do LBMPF, de 2018 até o momento (clique no artigo para acessar):
O LBMPF atende atividades de ensino, extensão e pesquisa em diversos cursos de graduação da UNIRIO:
- Biologia - Licenciatura (Noturno)
- Ciências Biológicas - Licenciatura (Integral)
- Ciências Biológicas - Bacharelado (Integral - Manhã/Tarde)
- Ciências Ambientais - Bacharelado (Noturno)
- Ciências da Natureza - Licenciatura (Noturno)
- Biomedicina - Bacharelado (Integral)
Estes cursos são atendidos através das seguintes disciplinas:
- Biologia Vegetal (SBC0034)
- Fundamentos de Botânica
- Monografia I (ECB0002) e Monografia II (ECB0004)
- Estágio I (ECB0001) e Estágio II (ECB0003)
- Evolução das Angiospermas (Optativa)
- Microbiologia Ambiental (Optativa)
Além disso, o LBMPF atua nos seguintes cursos de Pós-graduação:
- PPGBIO (Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Neotropical), ministrando parte da disciplina Tópicos Especiais em Biodiversidade I - Biomonitoramento e biorremediação ambiental (14P2M33)
- PPGA-CS (Programa de Pós-graduação em Agronomia - Ciências do Solo), participando como ministrante de uma aula na disciplina Biologia do Solo (IA/1308)
O LBMPF desenvolve, desde 2010, atividades extensionistas no Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO através de um Programa de Extensão com o mesmo nome.
A concepção inicial deste Programa era cultivar espécies vegetais de interesse para aulas práticas das disciplinas ministradas pelo Departamento de Botânica, do IBIO/UNIRIO e oferecer visitas monitoradas para a observação da evolução vegetal por meio de plantas dos grupos de briófitas, plantas vasculares sem sementes, gimnospermas e angiospermas. Desde então, inúmeros projetos e atividades foram sendo desenvolvidos através de visitas monitoradas para grupos escolares, elaboradas e executadas pelos alunos da UNIRIO envolvidos com o projeto, visando, entre outras, ações inclusivas para alunos com deficiência visual.
No momento, o Programa possui dois projetos ativos:
- Ações educativas inclusivas do Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO
Maiores informações: A interação infantil com o Jardim Didático
- Plantas alimentícias não convencionais no Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO: aliando nutrição, propriedades medicinais e ensino
Clique no artigo para acessar:
- Práticas educativas em Biologia Vegetal I e suas implicações ambientais
- Ensino de botânica e micologia na biomedicina
COORDENADORA
CORRESPONSÁVEL
- Prof. Dr. César Luiz Siqueira Júnior (UNIRIO)
DISCENTES
- Gabriel Silvestre Rocha
- Luisa da Costa Desgranges
- Taiellen Pinto da Costa
- Murilo Henrique Leite
- Luna Carvalho Habib Mattar
COLABORADORES
- Prof. Dr. Marcio Alves Ferreira (UFRJ)
- Prof. Dr. Orivaldo José Saggin Júnior (Embrapa Agrobiologia)
- Profa. Dra. Alessandra Monteiro de Paula (UnB)
- Prof. Dr. Fabiano Salgueiro (UNIRIO)
- Prof. Dr. César Luiz Siqueira Júnior (UNIRIO)
- Profa. Dra. Luzia Alice de Moraes (UNIRIO)
- Profa. Dra. Samira da Guia Mello Portugal (UNIRIO)
E-mail: camila.m.patreze@unirio.br
Endereço:
Instituto de Biociências (IBIO): Av. Pasteur, 458 - salas 206/306 - Urca - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - CEP: 22290-255