Dissertações defendidas em 2025
OCUPA CIEP 220: EXPERIMENTAÇÕES CÊNICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Discente: Maira Cibele Lima
Este trabalho pretende investigar a relação entre corpo e cena, trazendo para o centro do debate questões identitárias, físicas e emocionais do estudante, bem como, explorar a criação cênica e a teatralidade no ambiente escolar. Com o intuito de oferecer processos educativos que possibilitem aprendizagens afinadas com as necessidades dos alunos, bem como com os desafios da sociedade contemporânea, esta pesquisa intenciona auxiliar na construção do desenvolvimento integral do estudante, pensando a Educação a partir da experiência. Ao criar oportunidade, de acesso à linguagem teatral, para estudantes da rede pública de ensino, onde se encontram, em sua maioria, crianças e adolescentes das classes economicamente menos favorecidas, este estudo busca contribuir para o desenvolvimento cultural dos educandos e promover mecanismos que auxiliem na formação de uma sociedade mais justa, capaz de pensar seus problemas e solucioná-los de maneira criativa e independente. Aplicar, na sala de aula, experimentos cênicos abrem inúmeras possibilidades dos estudantes refletirem sobre seus grupos culturais, seus saberes, valores éticos e estéticos. Ancorado em dois temas contemporâneos do século XXI: o corpo e a ancestralidade, esta pesquisa deseja entender, a partir das experiências educacionais desta pesquisadora, como proporcionar a tão almejada vivência artística para os estudantes. Como envolvê-los a ponto de se movimentarem em direção à experiência, à criatividade, à imaginação e intuição? Como quebrar a barreira do “Eu preferiria não fazer”? Essas são algumas perguntas que norteiam esse estudo. Este trabalho se configura como uma pesquisa-ação, realizado a partir da prática em sala de aula, dos registros coletados tanto dos estudantes como das anotações e reflexões de percurso desta pesquisadora. O público-alvo são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do CIEP 220 – Yolanda Borges, localizado no bairro da
Figueira, município de Duque de Caxias/RJ.
QUE PALHAÇADA É ESSA? A COMICIDADE DO PALHAÇO COMO ELO DAS RELAÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA.
Discente: Evellyn Barbosa Rufino da Costa
O Memorial de Prática Docente, apresenta o estudo conduzido como pesquisa-ação em uma escola pública no Rio de Janeiro. Investiga o uso da comicidade do palhaço e dos jogos teatrais como ferramenta pedagógica para melhorar as relações sociais e enfrentar a violência, como o bullying, entre alunos do oitavo ano do ensino fundamental. A autora, que é professora e palhaça, utiliza a metáfora da escola como uma "prisão" para discutir a desmotivação estudantil e a rigidez do sistema educacional, que prioriza resultados em provas em detrimento do desenvolvimento integral e sensível dos adolescentes. O trabalho detalha diversas atividades práticas desenvolvidas em sala de aula, revela o desdobramento da pesquisa em apresentações realizadas em espaços externos de picadeiros a teatros. Reflete sobre como a vulnerabilidade inerente ao palhaço pode ajudar os alunos a lidar com o erro, a se conectar com a própria essência e com os colegas. Finaliza destacando a importância do ensino das Artes Cênicas como um instrumento de resistência frente a um sistema educacional que historicamente desvaloriza a sensibilidade, a criatividade e o pensamento
crítico.
PALHAÇADA CAMARADA: UMA OUTRA PERSPECTIVA SOBRE A DUPLA CÔMICA
Discente: Guilherme Miranda
Esta dissertação traça um recorte na relação da dupla cômica de palhaços conhecida por nós como branco e augusto, desde sua origem, em meados do séc. XIX, até sua chegada ao Brasil, bem como as apropriações destas personagens ao longo do tempo visando o humor e o riso. A pesquisa traça
uma raiz histórica e problematiza seus papéis, propondo uma atuação não-violenta entre a dupla cômica. Este tipo de atuação ganha outros nomes como Palhaçada Camarada, para tudo que envolve o jogo da dupla; e Gogó e Bebé, para substituir branco e augusto. Tal proposta estabelece um novo equilíbrio de forças em cena que, sem suprimir a graça, torna-se um instrumento poderoso na formação técnica, artística e política de novas atrizes e atores que almejem trilhar os caminhos da palhaçada dialogando com as questões pertinentes à contemporaneidade.
Discente: Anderson Fidelis Calabria
O presente trabalho investiga as possibilidades de interseções entre as Disciplinas de Atuação desenvolvidas pelo encenador japonês Tadashi Suzuki e os conceitos sobre processos de criação inspirados na obra de Fayga Ostrower, artista visual e pesquisadora. A pesquisa descreve os exercícios Básicos do encenador, explorando a relação entre corpo, espaço e energia e discute as implicações pedagógicas e estéticas do treinamento Suzuki, destacando sua contribuição para a presença cênica. A segunda fase da dissertação explora a aplicação prática dos conceitos de Fayga Ostrower e do treinamento Suzuki em oficinas realizadas no Projeto Brotaí – Rede Cultura Comunitária, na cidade de Niterói. Realizando uma sugestão metodologia que combina o treinamento com códigos corporais marcados de Suzuki com estímulos criativos baseados nos conceitos de "falar e simbolizar" e "imagens referenciais" de Ostrower. A fim de potencializar o repertório imaginativo das alunas/alunos, estimulando a expressividade e capacidade de criação durante a execução das Disciplinas de Atuação. Ademais, a dissertação conta ainda com a entrevista da pesquisador e artista visual Anna Bella Geiger, que foi aluna de Fayga Ostrower, e que reforçou a importância da relação entre estética, política e sensibilidade no processo criativo.
Discente: Rosamaria Aparecida Moreira Lirio
O presente estudo tem como objetivo analisar e desenvolver práticas educativas no Ensino de Artes Cênicas voltadas para um ambiente inclusivo. A pesquisa busca dialogar e trocar experiências com diferentes profissionais de educação e familiares, por meio da análise de depoimentos. As adaptações propostas em jogos teatrais visam facilitar, para alunos atípicos, uma melhor compreensão dos objetivos almejados no fazer teatral. Os principais conceitos teóricos desta pesquisa são baseados na afetividade de Henri Wallon e na educação somática.
Memórias de afeto, memórias que afetam
Discente: Charles de Asevedo Luciano
A pesquisa busca articular expressões em diferentes linguagens artísticas para a construção pedagógica junto a estudantes de escolas públicas que frequentam o ensino médio. A inspiração para o trabalho criativo se baseia no cinema documental e do docudrama, desde onde buscamos a articulação de uma forma teatral que mistura drama e elementos documentais para representar eventos reais com foco no significado social. No contexto desta pesquisa, portanto, o docudrama foi um dos referenciais utilizados para a construção de histórias pessoais de estudantes do ensino médio, estratégia que contribuiu para a autoexpressão, autoestima, empatia e reflexão. O desenvolvimento do processo pedagógico traz reflexões sobre o papel do educador na criação de espaços propícios para a construção de narrativas e o estímulo a práticas artísticas que surgem da singularidade das experiências de vida dos estudantes. A metodologia envolveu encontros semanais mediados pelo professor de artes por meio de jogos, dinâmicas e registros narrativos, que foram transformados em linguagem cênica e plástica. Os temas que surgiram na investigação abordam as percepções dos estudantes sobre seus territórios, experiências nas relações comunitárias e a busca por autonomia diante da opressão social, e teve como objetivo final a apresentação das narrativas criadas para a comunidade escolar.
SUFOCO: entre cenas, memórias e re-existências
Discente: Thaís Correâ dos Santos de Paiva
Este trabalho analisa a prática da Escola de Teatro Popular (ETP) do Rio de Janeiro na Vila São José, em Petrópolis, durante os anos de 2022 a 2024, especificamente com relação a construção da peça e curta-metragem “Sufoco”. A Vila São José é uma comunidade que surgiu no ano de 1988, depois de uma das maiores tragédias climáticas vividas na cidade de Petrópolis. A comunidade surgiu com deslocamento de pessoas que ficaram desabrigadas naquela ocasião, que vemos se repetir recorrentemente na cidade. O núcleo da ETP em Petrópolis montou na Vila uma peça de teatro-fórum e um filme que contam um pouco a história de surgimento deste lugar e a resistência de seus moradores nas tentativas de remoção que ocorreram. Com o desenvolvimento da pesquisa, podemos perceber a relação do território com o núcleo de teatro e do teatro com a vida das pessoas que compõe o grupo.
Discente: Raphael Rodrigues Pompeu
A presente pesquisa investiga as possibilidades do Role-Playing-Game (RPG), (Rodrigues; Costa, 2016), metodologia ativa de gamificação (Alves; Minho; Diniz, 2014) para se pensar uma educação para as relações étnico-raciais por meio do ensino do teatro. Para se tensionar a branquitude e o racismo, utilizou-se como fundamentação teórica as leis de número 10.639 e 11.645 e conceitos como Antirracismo (Ribeiro, 2019 e Silva Junior e Almeida, 2020), Decolonialidade (Santos, 2022) e Branquitude (Bento, 2022; Schucman, 2012 e Borges, 2020). Com a proposta de realizar um resgate histórico e a valorização da cultura africana e indígena brasileira,utilizou-se de jogos teatrais e brincadeiras populares como missões de uma trama de RPG que foi situada no território de Pindorama. A turma assumiu papeis e ,a partir de suas escolhas frente aos desafios propostos pelos exercícios, questões como racismo, branquitude, seus privilégios e vantagens sociais, foram discutidas. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de teatro com meninas de classe média. Ao final do projeto, pode-se perceber o quanto a branquitude se fortalece na manutenção de seus privilégios e o quão difícil é se pensar em abrir mão dos mesmos em prol de terceiros. Mesmo que a consequência seja a existência do racismo em nossa sociedade.