Compositores Brasileiros Nascidos na Primeira Metade do Século XX - Vol. I
É com muita satisfação que escrevo estas palavras. Sou orientador do autor deste catálogo, e aqui gostaria de elogiá-lo pelo compromisso, pela habilidade de conceituar e realizar um projeto deste escopo, pelo cuidado com tantos detalhes, e, a final, pelo resultado que ficará no catálogo da Biblioteca Setorial do Centro das Letras e Artes da UNIRIO, disponível para a consulta dos compositores, interpretes, e pesquisadores da história da música brasileira.
Em sincronia com o curso de composição no Instituto Villa Lobos em que o Tiago está matriculado, tomamos a decisão de trabalhar com as grades e partituras de compositores brasileiros, delimitando o foco nos brasileiros modernistas nascidos na primeira metade do século XX (1900-1950). Com o objetivo de elaborar fichas informativas e descritivas das obras, Tiago escolheu, organizou e escaneou os documentos, criou as fichas para todos eles, e afinal iniciou este catálogo da coleção. Um projeto desta natureza exige um conhecimento do campo de música brasileira de concerto, uma apreciação da significância do material, a habilidade de trabalhar com iniciativa própria e independência, e um senso de responsabilidade e compromisso. O Tiago mostrou todas essas qualidades, e sempre superou as minhas expectativas. Prezado leitor…a prova está aqui nas suas mãos.
Faço questão de deixar registrado aqui que o apoio e a orientação da Bárbara Ribeiro foram fundamentais durante todo o processo. Agradeço muito este acolhimento deste jovem pesquisador. Concordo com ela que este livro é um excelente exemplo da biblioteca como um lugar de pesquisa, e neste caso, de criação de conhecimento.
Importante também é ressaltar que o trabalho foi feito com o apoio da bolsa de Acompanhamento Discente de Graduação (PRADIG), que tem os seguintes objetivos:
• Aperfeiçoar a formação do discente através de vivência em ambiente próximo à realidade do trabalho a ser desenvolvido após a sua formação;
• Capacitar o discente em atividades pertinentes à sua área de formação;
• Desenvolver método de internalização de atividades relacionadas à graduação.
Como toda certeza, estes objetivos foram alcançados.
E agora, depois deste prelúdio, vamos à parte principal, onde constam detalhes preciosos sobre as obras destes nove compositores brasileiros. Esperemos que venham mais volumes, para dar continuidade à divulgação da riqueza musical brasileira.
Prof. Clifford Hill Korman
Instituto Villa Lobos/Centro de Letras e Artes/UNIRIO
Para acessar o catálogo, clique aqui.