Trabalhos de Conclusão de Curso
- 2024 -
"Nos Bastidores da Escrita de Clarice Lispector: a construção de a maçã no escuro nas cartas perto do coração", Ana Carolina Dantas Campanário
"Uma Investigação sobre o Tempo no Romance Ao Farol, de Virginia Woolf", Daniella Dias Lopes
"CUIDADO COM CUPINS!: a educação e o medo", Roberto de Oliveira Serra Filho
- 2023 -
"A Aprendizagem Mediada por uma Educação Vigiada – a máquina na contramão de espaços democráticos", Aisha de Figueiredo
"ANTICIÊNCIA NA SALA DE AULA: Investigações sobre como saberes de crença e de opinião aparecem nas salas de aula de Ensino Fundamental e Ensino Médio", Ana Carolina Logello Gomes
"A Lúmpen-Burguesia Nacional e sua Contribuição para o Lúmpen-Desenvolvimento do Brasil", Ana Maria Carvalho Rumbelsperger
"A coisa da comunicação", Ayrton de Barros Nepomuceno
"O Cabelo como Signo Semiótico em Personagens de Narrativas Ficcionais", Bárbara Suzana de Oliveira Klim
"Entre as rasuras do texto e da memória: Genolino Amado e Um menino sergipano", Brendah Leticia da Costa Alves Pimenta
"Literatura, Mulher e Espaço Social: o caso Emília Freitas", Cristiane da Silva Pralon
"Ricardo Aleixo: uma poética da multiplicidade para uma ecologia-do-mundo", Daniel Grimoni Alfarella
"“Por que o Senhor usa parábolas a falar com essas pessoas?”: As relações intertextuais entre “As Crônicas de Nárnia” e a Bíblia Sagrada Cristã", Deborah Croharé Aguiar
“O Ensaio e a Redação Modelo ENEM: experiências, formas e pressões”, Endrew Furtado Lobo
"Educação Bancária como Elemento Pedagógico na Literatura Distópica", Fernando Luciano Magalhães Junior
"É quase como voltar ao corpo", Janaina Oliveira dos Santos
"Roberto Piva: O Poema como Revolta e Vagabundagem na Contramão de uma Política da Velocidade", Malena De Carvalho Bueno
- 2022 -
"Análise do discurso: a polissemia na sala de aula na perspectiva dos discentes", Antonio Farias da Silva
"O samba de enredo como gênero discursivo da esfera literária: uma análise a partir da intertextualidade", Beatriz Pacheco Freitas
"Júlio Bressane, Ozualdo Candeias e João Antonio: contra a hipocrisia das elites e da classe mérdea até enfiar tudo no cu", Beatriz Pôssa de Carvalho
"Supergirl, super-heroína, criança perdida: o trauma como experiência arquetípica", Bernardo Camilo de Lima Rapp
"CARLOS DE OLIVEIRA EM DOIS ENSAIOS: MEMÓRIA, MONTAGEM E HISTÓRIA", Bruna Carolina Domingues dos Santos Carvalho
"'LÁ EU PODIA SER QUEM EU QUISESSE SER': posicionamentos em narrativas sobre o processo de sair do armário no ambiente escolar", Carolina Real Assis Ribeiro
"Os videogames e suas potencialidades como mídia narrativa", Daniel Alexandre Martins
A LINGUAGEM DO LUTO - “A quem confiar minha tristeza?”, Débora Jane Castanho Angeli
"O ghost writer e a autoria (in)visível: figurações na ficção e no campo editorial", Dora Acioli Lutz
"Nuno Ramos: Intermitências e Metamorfoses da Imagem Acústica", Gabriel de Araújo Machado
"Os fãs nas escolas. A fanfic no espaço escolar: potencial criativo e pedagógico", Gabriela Marques Mendes
"Ensino Remoto Emergencial na Pandemia de Covid-19: desafios para a educação linguística", Maria de Fátima Dias da Silva
Eu contenho Multidões - Bob Dylan, Nobel de Literatura: A potência narrativa à margem do locus tradicional, Rafael Rodrigues de França
"Formação de professores cariocas de literatura: por encontros autobiográficos na Escola", Rafaella Giordano de Farias
A Transformação da Língua na Era Digital : Os memes como nova forma de linguagem, Roberto Carlos Duarte Albuquerque
"Diversidade cultural e tecnologias digitais: uma leitura crítica da BNCC a partir dos multiletramentos", Sara Sabino Pereira
A Parcialidade do Discurso das Mídias em: A Operação Policial do Jacarezinho no dia 06/05/2021, Samuel Nabor Romão da Silva
"Os filhos abandonados da pátria que os pariu: arte carnavalesca e resistência", Tatiana Alves de Souza
"Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica", Thaís de Abreu Araújo
"Beber como um cão: literaturas e violência, políticas e poder", Thais Ferreira Pellegrini
"Escrever um livro: o diário de Guerra de Osman Lins", Wallace Ribeiro Ramos
"A educação como cura: emancipação de corpos a partir da vivência educacional em contexto não formal", Andressa Leite Suarez
"O Bonde da Quinta: processo de escrita do romance infanto-juvenil e notas sobre minha formação como leitora nessa categoria", Natália Amarante Furtado
"Comunicação em transformação: uma relação entre a Análise Semiolinguística do Discurso e a publicidade na atualidade", Maria Clara Ramos Moreira
"Rosa que escreve", Mery Ellen Alentejo Canela
"Beatriz Sarlo e João Barrento leitores de Walter Benjamin: experiência, método e limiar", Thainá Marinho da Silveira
"Seguindo com Donna Haraway e o incômodo no Cthulhuceno através da Fabulação Especulativa para uma sobrevivência terráquea: Estórias de Camille", Fabiana Sarti
"Estratégias enunciativas e de sociabilidade na correspondência de Afonso Arinos", Daniela dos Santos Silva
- 2021 -
Ensino Remoto Emergencial na Pandemia de Covid-19: desafios para a educação linguística, Maria de Fátima Dias da Silva
Nuno Ramos: Intermitências e metamorfoses da imagem acústica, Gabriel Araújo
Júlio Bressane, Ozualdo Candeias e João Antônio: contra a hipocrisia das elites e da classe mérdea até enfiar tudo no cu, Beatriz Pôssa de Carvalho
Beber como um cão: literaturas e violência, política e poder, Thais Ferreira Pellegrini
Entre raios e choques: a metáfora e a força disruptiva na modernidade, Gabriel Elias Silveira
Sinais de vida: aspectos terapêuticos da leitura na contemporaneidade, Lorraynne Soares Zimmermann
Análise das máximas conversacionais em charges sobre a pandemia de Covid-19, Marcio dos Santos Branco
Testemunho do racismo: análise das obras Cadernos de memórias coloniais e Diário de Bitita, Simone Daumas
A paisagem anímica: o antilirismo de João Cabral de Melo Neto como produção de si, Marcos Padilha
Arquíloco de Paros e a utilização do Iambo como gênero literário invectivo, Lucas Pereira Rodrigues
Música e poesia: uma revisão bibliográfica sobre o Nobel de literatura de Bob Dylan, Camila Ribeiro Ferreira
A malandragem na voz de João Grilo: o cômico, o riso e o chiste, Pablo Henrique Cunha Ferreira
Educação indigenista e seus paradigmas educacionais colonizadores, Bruna da Silva Viana
NA FRONTEIRA ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: o romance contemporâneo como reconfiguração dos discursos sobre o “real”, Pedro Henrique Moraes Pereira
Que oralidade é essa que está sendo trabalhada nas aulas de língua portuguesa?, Viviane do Nascimento Martins
Escovando a história a contrapelo: metaficção historiográfica e passado prático em A Literatura Nazista na América de Roberto Bolaño, João Pedro Coppelli Ribeiro
De Água viva ao Livro-Objeto Gritante: intersecções entre literatura e pintura com Clarice Lispector, Luciana Quintão de Moraes
Atravessando o Hades: o canto órfico de Cecília Meireles, Maria Isabel Camara Lemos
Cenas do corpo: Ana Cristina Cesar e a dimensão do desejo, Nathália dos Santos Nogueira e Silva
- 2020 -
Peso do racismo na linguagem no Brasil: desde a colonização a que geração?, Thaís Bastos Abraão
- 2019 -
Por uma poesia erótica feminina Fernanda Martins Cardoso
O retorno da aia: crítica, recepção e feminismo a partir da internet e do movimento booktubers Julia Pinto Gamboa
Bianca Marques Povoa
K-POP, INDÚSTRIA E FÃS: as culturas virtuais e suas influências nas plataformas de fanfics Marina Lopes Barroso
Corpo ritual: o gesto e a escrita corpórea no Ijexá Daniela Cássia Araújo Figueira
Literatura jovem adulto: uma aliada para a formação de jovens leitores Bruna Paiva da Costa
Multiletramentos no transtorno do espectro autista: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita. Manuela Sedim Tavares
Subjetividades femininas cruzadas: os corpos de Diane di Prima e Hilda Hilst no contexto pós-guerra Karla Hormes Pacheco de Almeida
Leitura-encruzilhada da metáfora em Vico e da figura em Auerbach Clara Maria Rosan Silva
“Livro de uma sogra”: os livros dentro do livro de Aluísio Azevedo Bianca Pimenta
Como fazer coisas sem palavras em um cinema de pegação Alex Barroso de Figueiredo
O documentário e a representação do outro: questões éticas. Alexandre Silva Vaz
- 2018 -
O presente como prisão: confinamento e temporalidade em K. de Bernardo Kucinski André Medeiros Franco
Reaprender, dissimular, subverter: a trajetória poética de Cacaso Alexander Rodrigues do Amaral
Produção textual, cultura digital e ensino Gabriel Costa de Castro
O fio da fala e da seda - uma investigação a partir de dois animais: o homo sapiens e o bombyx mori (vulgo bicho da seda) Susanna Kruger Pinto Queiroz
Cartografia da repetição: procedimentos, formas frágeis e corpo ausente em Nuno Ramos Manoela Rónai
Literatura Marginal: o caso Geovani Martins Luiz Carlos da Costa Coelho
Isso não é amor, é violência: desmistificando ideologias machistas nas letras “românticas" do sertanejo universitário Jéssica de Araújo Lemos
O romance fragmentado da vida de Caio Fernando Abreu em suas correspondências Isabel Severiano
João Cabral de Melo Neto: disciplina da forma Carlos Eduardo Ferreira de Oliveira
Poesia e tensões no pensamento de Paulo Leminski André Vitor Cavalcanti Narcizo
A construção da argumentação na produção textual de alunos do 3º ano do Ensino Médio Anderson César de Alvarenga Santos
Os clássicos em quadrinhos como incentivo à leitura Adriana Pereira Figueiredo
Revivificar Medeia: três versões do mito. Gabriel Arruda Ferreira
Até onde é fotografia? Intervenções na imagem indicial. Péricles Ulisses Cutrim Santos Silva
“Então você toma dano, bicha!": mudanças de enquadre e alinhamento em um jogo de RPG. João Pedro Delorenci Toscano Costa
- 2017 -
Godard, Herberto Helder: literatura como quem dissesse cinemas, cinemas como quem dissesse literaturas. Carolina Machado de Almeida
Vergílio Ferreira e Maurice Blanchot: silêncio mais de cem vezes ou uma conversa impossível Eduardo de Oliveira Lima Tostes
Leituras de Maruo Suehiro: de uma leitura para seus corpos Guilherme Conde Moura Pereira
Auto-apresentação e reconhecimento do povo negro: bordando as literaturas de Conceição Evaristo e Carolina de Jesus a fim de enraizar a lei 10.639/2003 no currículo escolar. Laís Carballal Campos
Lucrécia. Marco Antonio Notaroberto da Silva