Aulas práticas gravadas são oferecidas aos alunos da UNIRIO e de outras IES da América Latina pelo Projeto Tutoria em Anatomia
Com as aulas práticas suspensas na universidade, os alunos dos cursos da área da saúde relatam cada vez mais dificuldades na visualização de estruturas anatômicas por livros e imagens da internet. Para buscar reduzir essa adversidade provocada pela pandemia de COVID-19, o coordenador do Projeto Tutoria em Anatomia, Prof. Dr. Marco Aurélio de Azambuja Montes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tem organizado a gravação de aulas práticas para o Curso de Extensão em Aparelho Locomotor (em andamento até setembro de 2021) e para os conteúdos da disciplina de Anatomia Humana, voltados para os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da universidade. Estas aulas são utilizadas pelos docentes e seus respectivos monitores.
Os tutores, como são chamados os acadêmicos de Medicina que participam do projeto, organizam-se em grupos para visitar o Instituto Anatômico Benjamin Baptista, localizado no Departamento de Ciências Morfológicas do Instituto Biomédico (IB-UNIRIO), no Centro do Rio de Janeiro. Dentro do laboratório, os alunos se revezam para relembrar as estruturas anatômicas em peças cadavéricas, a fim de gravar vídeos sobre o conteúdo teórico, ministrado para alunos entusiasmados com Anatomia Humana, inclusive em outras faculdades da América Latina. "Nós estudamos as estruturas anatômicas e montamos um pequeno script com o professor Marco Aurélio. Ele nos ajuda a selecionar as informações mais importantes a serem passadas e a organizar nosso raciocínio. Depois, gravamos os vídeos", diz Olívia Carvalho, uma das participantes do projeto.
Outros dois alunos participantes do projeto, Lara Silva e Felipe Marsicano, acrescentam: "Conseguir visualizar a localização espacial das estruturas que estudamos na Anatomia Humana é um grande passo para avançarmos na disciplina. As imagens em 2D, vistas nos atlas e na internet, são importantes para o entendimento, mas não substituem a visualização em peças reais no laboratório anatômico ou por vídeos gravados lá."
É importante ressaltar que as medidas para prevenção da COVID-19, como o uso de máscaras adequadas, higienização das mãos com álcool gel e o distanciamento social estão sendo respeitados. O aluno Pedro Medeiros acrescenta: "Esperamos que, com o andamento do programa de imunização contra COVID-19 no Rio de Janeiro, os alunos possam voltar a frequentar a Universidade para aulas práticas. São experiências únicas e muito enriquecedoras para o aprendizado da Anatomia em qualquer momento da graduação."
É possível acompanhar as atividades do projeto pelo Instagram @tutoria.anatomiaunirio e pelo canal do YouTube "Projeto Tutoria em Anatomia". Além disso, é possível contactá-los através do e-mail coordenacao.tutoria.anatounirio@gmail.com.