Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas práticas gravadas são oferecidas aos alunos da UNIRIO e de outras IES da América Latina pelo Projeto Tutoria em Anatomia

Aulas práticas gravadas são oferecidas aos alunos da UNIRIO e de outras IES da América Latina pelo Projeto Tutoria em Anatomia

Aulas práticas gravadas são oferecidas aos alunos da UNIRIO e de outras IES da América Latina pelo Projeto Tutoria em Anatomia

Prof. Marco Aurélio orientando seu aluno/tutor.

Com as aulas práticas suspensas na universidade, os alunos dos cursos da área da saúde relatam cada vez mais dificuldades na visualização de estruturas anatômicas por livros e imagens da internet. Para buscar reduzir essa adversidade provocada pela pandemia de COVID-19, o coordenador do Projeto Tutoria em Anatomia, Prof. Dr. Marco Aurélio de Azambuja Montes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tem organizado a gravação de aulas práticas para o Curso de Extensão em Aparelho Locomotor (em andamento até setembro de 2021) e para os conteúdos da disciplina de Anatomia Humana, voltados para os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da universidade. Estas aulas são utilizadas pelos docentes e seus respectivos monitores.

 Os tutores, como são chamados os acadêmicos de Medicina que participam do projeto, organizam-se em grupos para visitar o Instituto Anatômico Benjamin Baptista, localizado no Departamento de Ciências Morfológicas do Instituto Biomédico (IB-UNIRIO), no Centro do Rio de Janeiro. Dentro do laboratório, os alunos se revezam para relembrar as estruturas anatômicas em peças cadavéricas, a fim de gravar vídeos sobre o conteúdo teórico, ministrado para alunos entusiasmados com Anatomia Humana, inclusive em outras faculdades da América Latina. "Nós estudamos as estruturas anatômicas e montamos um pequeno script com o professor Marco Aurélio. Ele nos ajuda a selecionar as informações mais importantes a serem passadas e a organizar nosso raciocínio. Depois, gravamos os vídeos", diz Olívia Carvalho, uma das participantes do projeto.

Outros dois alunos participantes do projeto, Lara Silva e Felipe Marsicano, acrescentam: "Conseguir visualizar a localização espacial das estruturas que estudamos na Anatomia Humana é um grande passo para avançarmos na disciplina. As imagens em 2D, vistas nos atlas e na internet, são importantes para o entendimento, mas não substituem a visualização em peças reais no laboratório anatômico ou por vídeos gravados lá."

 É importante ressaltar que as medidas para prevenção da COVID-19, como o uso de máscaras adequadas, higienização das mãos com álcool gel e o distanciamento social estão sendo respeitados. O aluno Pedro Medeiros acrescenta: "Esperamos que, com o andamento do programa de imunização contra COVID-19 no Rio de Janeiro, os alunos possam voltar a frequentar a Universidade para aulas práticas. São experiências únicas e muito enriquecedoras para o aprendizado da Anatomia em qualquer momento da graduação."

 

É possível acompanhar as atividades do projeto pelo Instagram @tutoria.anatomiaunirio e pelo canal do YouTube "Projeto Tutoria em Anatomia". Além disso, é possível contactá-los através do e-mail coordenacao.tutoria.anatounirio@gmail.com.