Informações
 
Dando continuidade ao Projeto Saber Comum, que visa tornar disponível para estudantes de Pós-Graduação todas as áreas do conhecimento um elenco de disciplinas de formação geral, além de também ser uma plataforma de divulgação científica e cultural, serão oferecidas para 2021/2º duas disciplinas coordenadas por docentes de cada uma das instituições partícipes em parceria e que podem valer créditos de disciplinas eletivas.
Calendário
Inscrições – 30/08/2021 a 16/09/2021
Os alunos de pós-graduação interessados devem entrar em contato com a secretaria acadêmica de seu curso.
Início das disciplinas – 13/09/2021
Encerramento das disciplinas – 23/12/2021
Serão duas disciplinas de 45 horas e 3 créditos, a saber:
1. Democracia, Desigualdades e Direitos
Ementa:
Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre economia, história, sociologia, antropologia, ciência política e direito, e assumindo as dimensões nacionais e internacionais, a disciplina pretende discutir: os conceitos, os funcionamentos e os desafios da democracia e suas instituições (autoritarismo, sistemas políticos, eleitorais e partidários, políticas públicas, mídia); as desigualdades crescentes em várias partes do globo, em suas múltiplas dimensões - de classe, mas também as desigualdades de gênero e raça -, bem como sua interface com o mercado de trabalho, os percursos educacionais e a organização do Estado; os direitos, sua constituição histórica e o papel dos movimentos sociais.
Programa:
APRESENTAÇÃO DO CURSO
- Democracia e Autoritarismo
 - Dimensões das Desigualdades
 
MÓDULO I: DEMOCRACIA - 9 AULAS - TEMAS:
- Presidencialismo e Parlamentarismo
 - Relação Executivo-Legislativo
 - Instituições de Justiça
 - Eleições e Sistema Eleitoral
 - Partidos e Sistema Partidário
 - Comportamento Político e Eleitoral
 - Mídia e Política
 - Gênero e Política
 - Raça e Política
 
MÓDULO II: DESIGUALDADES - 10 AULAS - TEMAS:
- Desigualdade na história
 - Desigualdade e pandemia
 - Desigualdade e estratificação social
 - Desigualdade e mobilidade social
 - Desigualdade racial
 - Desigualdade de gênero
 - Intersecções das desigualdades de raça e gênero
 - Desigualdade e educação
 - Desigualdade e mercado de trabalho
 - Desigualdade, riqueza e tributação
 - Desigualdade e estado de bem-estar social
 - Desigualdades e precariedades, em perspectiva comparada
 - Desigualdades e moralidades, em perspectiva comparada
 - Desigualdades e Intolerância Religiosa
 
MÓDULO III - DIREITOS - 9 AULAS - TEMAS:
- Resistência e luta por direitos sob a escravidão
 - Genocídio, exploração e lutas: A resistência das populações indígenas ao longo da história do Brasil
 - Trabalhadores e trabalhadoras nas lutas por direitos durante a Primeira República
 - As lutas dos afrodescendentes por direitos no pós-abolição
 - Trabalhadores e lutas por direitos na Era Vargas
 - O direito das mulheres à participação política
 - As lutas dos trabalhadores e a Ditadura Militar
 - A luta por Direitos Humanos no Brasil
 - As lutas dos trabalhadores rurais, o direito à terra e à Segurança Alimentar
 - Renda Básica como Direito
 - A formação jurídica e naturalização da desigualdade
 - O direito a permanência e tecnologias de resistência popular
 - Direitos e identidades sociais no espaço público
 
ÚLTIMA AULA - Encerramento
2. Mudanças Climáticas
Introdução: A instabilidade climática tem protagonizado diversos debates ao longo das últimas décadas. Dialogar sobre o clima e suas alterações têm mobilizado tomadores de decisão, setor público e privado, instituições e sociedade civil, em escalas global, regional e local. O curso de Mudanças Climáticas do Saber Comum tem o intuito de fomentar este diálogo. Iremos abordar a crise do clima de forma interdisciplinar, estudando conceitos-chaves sobre mudanças climáticas, os impactos e desdobramentos destas mudanças para a sociedade, economia, política, natureza, assim como para grupos específicos.
Objetivos de aprendizagem: Conceituar termos-chave e reconhecer processos climatológicos, biológicos, sociais e econômicos; reconhecer como os efeitos das mudanças climáticas e medidas de enfrentamento podem atingir grupos e comunidades, em escala temporal e espacial; contextualizar os impactos e enfrentamentos das mudanças climáticas com diferentes realidades e vivências, inclusive dos próprios alunos; promover o diálogo entre alunos, professores e monitores sobre a crise climática.
Ementa: Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre diversos campos da ciência, sociedade, economia e política, a disciplina pretende articular, aprofundar e integrar conhecimentos acerca de fundamentos básicos de climatologia; processos que envolvem as mudanças do clima em nosso planeta; os impactos e desafios das mudanças climáticas, bem como estratégias de enfrentamento. Essa abordagem será conduzida por meio de aulas que apresentam diferentes óticas acerca do tema.
Conteúdo Programático:
1º módulo: FUNDAMENTOS - Este módulo tem o objetivo de conceituar termos e processos de climatologia, além de interrelacioná-los com contexto espacial, temporal, social, econômico e ambiental.
2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES - Este módulo destina-se a estabelecer uma articulação entre as mudanças climáticas, suas causas, impactos e consequências em distintos setores da sociedade, inclusive para áreas e grupos em situação de vulnerabilidade.
3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS - Este módulo destina-se a apresentar e dialogar sobre estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, incluindo uma pluralidade de percepções e alternativas viáveis.
| 
 
 Saber Comum - Disciplina Mudanças Climáticas  | 
||||
| 
 Semana  | 
 Aula  | 
 Data que vai ao ar  | 
 Tema  | 
 Convidado/a  | 
| 
 1  | 
 1  | 
 16/09 10-12h (12-13h - Zoom com os alunos)  | 
 Live de Abertura  | 
 Paulo Artaxo (USP)  | 
| 
 Mercedes Bustamante (UnB)  | 
||||
| 
 Tatiana Roque (UFRJ) - mediação  | 
||||
| 
 1º módulo: FUNDAMENTOS (9 aulas)  | 
||||
| 
 2  | 
 2  | 
 21 setembro  | 
 Percepção Pública  | 
 Tatiana Roque - UFRJ e Claudine Dereczynski  | 
| 
 2  | 
 3  | 
 23 setembro  | 
 Balanço global de radiação e energia  | 
 Ednaldo Santos - UFRRJ  | 
| 
 3  | 
 4  | 
 28 de setembro  | 
 Circulação atmosférica de grande e mesoescala e circulação oceânica, distribuição dos elementos climáticos.  | 
 Lúcio Silva de Souza - UERJ  | 
| 
 3  | 
 5  | 
 30 de setembro  | 
 Definições mudanças, variabilidade e anomalias climáticas, mudanças climáticas naturais e antrópicas  | 
 Heitor Evangelista - UERJ  | 
| 
 4  | 
 6  | 
 05 de outubro  | 
 Modos de variabilidade climática (Madden e Julian, El-Niño/Oscilação Sul, Oscilação Decadal do Pacífico)  | 
 Fernanda Cerqueira Vasconcellos - UFRJ  | 
| 
 4  | 
 7  | 
 07 de outubro  | 
 Observações e modelagem climática e projeções  | 
 Marcio Cataldi - UFF  | 
| 
 5  | 
 8  | 
 12 de outubro  | 
 Paleoclimatologia  | 
 Ana Luiza Spadano Albuquerque - UFF  | 
| 
 5  | 
 9  | 
 14 de outubro  | 
 Paleoclimatologia  | 
 Nicolas Strikis - UFF  | 
| 
 6  | 
 10  | 
 19 de outubro  | 
 Antropoceno  | 
 Fabio Scarano- UFRJ  | 
| 
 2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES (10 aulas)  | 
||||
| 
 6  | 
 11  | 
 21 de outubro  | 
 Biodiversidade  | 
 Maria Lucia Lorini - UNIRIO e Rafael Loyola - Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável  | 
| 
 7  | 
 12  | 
 26 de outubro  | 
 Serviços ecossistêmicos  | 
 Aliny Pires - UERJ  | 
| 
 7  | 
 13  | 
 28 de outubro  | 
 Transição energética  | 
 Roberto Schaeffer - COPPE/UFRJ  | 
| 
 8  | 
 14  | 
 02 de novembro  | 
 Agricultura e sistemas integrados  | 
 Renato Aragão - EMBRAPA Solos  | 
| 
 8  | 
 15  | 
 04 de novembro  | 
 Saúde  | 
 Christovam - Fiocruz  | 
| 
 9  | 
 16  | 
 09 de novembro  | 
 Saúde  | 
 Diego Xavier - Fiocruz  | 
| 
 9  | 
 17  | 
 11 de novembro  | 
 Saúde  | 
 Renata Gracie - Fiocruz  | 
| 
 10  | 
 18  | 
 16 de novembro  | 
 Oceanos  | 
 André Belém - UFF  | 
| 
 10  | 
 19  | 
 18 de novembro  | 
 Cidades  | 
 Andrea Santos - COPPE  | 
| 
 11  | 
 20  | 
 23 de novembro  | 
 Gênero e Clima  | 
 Gabriela Von Bochkor - UFRJ  | 
| 
 3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS (7 aulas)  | 
||||
| 
 11  | 
 21  | 
 25 de novembro  | 
 Restauração ecológica- PSA  | 
 Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Departamento de Ciências Ambientais  | 
| 
 12  | 
 22  | 
 30 de novembro  | 
 Respostas econômicas e sociais  | 
 Carlos Eduardo Frickmann Young - Instituto de Economia - UFRJ  | 
| 
 12  | 
 23  | 
 02 de dezembro  | 
 Políticas públicas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas  | 
 Emilio La Rovere - UFRJ  | 
| 
 13  | 
 24  | 
 07 de dezembro  | 
 ODS, pós-desenvolvimento, agenda 20/30  | 
 Laísa Freire - UFRJ  | 
| 
 13  | 
 25  | 
 09 de dezembro  | 
 Economia verde e Economia do conhecimento da natureza  | 
 Ricardo Abramovay - USP  | 
| 
 14  | 
 26  | 
 14 de dezembro  | 
 Ataques sobre as terras indígenas  | 
 Renata Pinheiro - Conservação Internacional  | 
| 
 14  | 
 27  | 
 16 de dezembro  | 
 Movimento indígena brasileiro  | 
 Idjahure kadiweu  | 
| 
 15  | 
 28  | 
 Semana de 20 a 24 de dezembro  | 
 Encerramento (Live)  | 
 Ailton Krenak  | 
Orientações de estudo e Comunicação: As aulas são assíncronas. A cada aula, o professor responsável irá disponibilizar um conjunto de textos complementares e indicações de leitura, que estarão disponíveis na plataforma. A comunicação será via plataforma e com a colaboração de monitores/tutores.
Atividades propostas e Avaliação: Interação entre os alunos, professores e monitores por meio de fórum de discussão e produção de um vídeo ou áudio ao final de cada módulo, com a síntese e a interlocução dos temas debatidos em cada módulo. Cada vídeo será avaliado por um colega de curso e por um monitor/tutor (avaliação por pares).
Referências Bibliográficas: Como se trata de um curso interdisciplinar, as referências são específicas e serão indicadas separadamente a cada aula.
 Contatos das Secretarias Acadêmicas