Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Serviços aos usuários / Acervos Especiais / Coleção Sueli Angélica do Amaral

Coleção Sueli Angélica do Amaral

O termo marketing é muito associado à área de Gestão e Comunicação Social. No entanto, ele se aplica a qualquer campo de estudo dedicado a conhecer o meio ao qual se está inserido. No Brasil, as publicações da professora Sueli Angélica do Amaral contribuíram para introduzir e utilizar as teorias do marketing na fundamentação teórica da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Um diferencial de suas publicações é a aplicação das técnicas de marketing em unidades de informação ou sistemas de bibliotecas, que não visam o lucro como objetivo maior. A autora demonstra como setores não lucrativos também podem se beneficiar do marketing para criar e aperfeiçoar seus serviços e produtos informacionais com base no conhecimento sobre sua comunidade atendida.

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) teve o privilégio de ser escolhida pela professora Sueli Angélica do Amaral para salvaguardar sua coleção particular de livros e periódicos utilizados para formarem seu pensamento crítico e científico.

A Coleção Sueli Angélica do Amaral propicia reconstruirmos o processo de criação da autora, bem como identificarmos a rede de autores e conceitos que fundamentaram seu lastro acadêmico. Esta coleção se torna importante não apenas por demonstrar o cabedal intelectual da professora, mas também por evidenciar como o campo de Marketing foi introduzido no meio científico e empresarial brasileiro e, principalmente, na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

É com grande honra que a Biblioteca Central assume a função de guarda, de divulgação e de disponibilização da Coleção Sueli Angélica do Amaral, que fará parte do acervo memória, localizado na Sala Guilherme Figueiredo, destinada a obras e coleções especiais.

Este catálogo compila o acervo que compõem a referida Coleção. Ele está dividido pela tipologia dos documentos: livros e periódicos, e organizado por ordenação alfabética de autores. Além de ser o primeiro produto técnico de divulgação deste acervo, também poderá ser utilizado para elaboração de pesquisas sobre o tema marketing ou sobre a Professora Sueli Angélica do Amaral.

Prof. Durval Vieira Pereira
DPTD/CCH/UNIRIO

Acesse o catálogo com as obras que compõe o acervo da Prof.ª Sueli Angélica do Amaral aqui.