Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias / DAAD de Portas Abertas 2025

DAAD de Portas Abertas 2025

 

Nos dias 12 e 13 de junho, das 13h às 19h, a equipe do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) realizará em sua sede em Botafogo o DAAD de Portas Abertas. O público será recebido com uma série de atividades sobre estudos e pesquisa na Alemanha. O objetivo é informar sobre as possibilidades para uma temporada acadêmica em instituições alemãs, bolsas de estudo, fomento à pesquisa e língua alemã. 

O evento contará com a participação de outras nove instituições ligadas ao ensino superior alemão, incluindo cinco universidades de excelência. Além de palestras informativas e atendimentos em estandes, a programação inclui workshops práticos sobre língua alemã, preparação de candidaturas a bolsas de estudos e busca por anfitriões para pós-doutorado.

Entre 17h e 19h do dia 12/06, haverá uma exibição de filme em alemão, e no dia 13/06, o evento será encerrado com um happy hour, com jogos, gastronomia e música alemães – a ideia é promover a cultura alemã e proporcionar um espaço para bate-papo e networking entre os estudantes, pesquisadores e representantes das instituições participantes. 

O evento está sujeito à lotação e a preferência de entrada será dada aos que realizarem a inscrição previamente. A inscrição deve ser feita neste link.

Saiba mais:

www.daad.org.br/portasabertas

 

Veja abaixo a programação completa:

DAAD de Portas Abertas 2025

DIA 1 – 12/06

Atendimento nos estandes | 13h – 17h
Instituições presentes: DAAD Brasil, Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São PauloUniversidade de PotsdamUniversidade Técnica de Munique (TUM)Freie Universität BerlinUniversidade de ColôniaAliança Universitária do RuhrGoethe-Institut Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

Palestras, workshops e atividades | 13h30 – 19h

  • 13:30 Boas-vindas
  • 13:35 Introdução ensino superior alemão e ingresso na graduação
  • 13:50 Programas VORsprung e Winterkurs
  • 14:00 Consulado da Alemanha | Vistos e procedimentos consulares
  • 14:15 Master na Alemanha e Bolsas de master do DAAD
  • 14:30 Goethe-Institut | Cursos de língua alemã e certificados
  • 14:45 Conheça as universidades alemãs: Universidade Técnica de Munique
  • 15:00 Conheça as universidades alemãs: Universidade Livre de Berlim
  • 15:15 DWIH São Paulo: o Centro Alemão de Ciência e Inovação
  • 15:30 Workshop | Sem trilha sonora para estereótipos: a música como acesso a uma imagem holística da Alemanha
  • 16:15 Workshop DFG | Como encontrar um anfitrião para pós-doutorado na Alemanha
  • 17:00 – 19:00 DAAD-Kino | Exibição de filme alemão temático do Dia dos Namorados


DIA 2 – 13/06Atendimento nos estandes | 
13h – 17h
Instituições presentes: DAAD Brasil, Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São PauloUniversidade de PotsdamUniversidade Técnica de Munique (TUM)Freie Universität BerlinUniversidade de ColôniaAliança Universitária do RuhrGoethe-Institut e Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

Palestras, workshops e atividades | 13h30 – 19h 

  • 13:30 O ensino superior alemão e o cenário da pesquisa na Alemanha
  • 13:45 Doutorado na Alemanha e Bolsas de doutorado do DAAD
  • 14:00 Programas de financiamento à pesquisa e cooperação acadêmica do DAAD
  • 14:15 Conheça as universidades alemãs: Universidade de Colônia
  • 14:30 Conheça as universidades alemãs: Aliança Universitária do Ruhr
  • 14:45 Conheça as universidades alemãs: Universidade de Potsdam
  • 15:00 Roda de conversa com ex-bolsistas do DAAD
  • 15:30 Programas VORsprung e Winterkurs
  • 15:45 Workshop Goethe-Institut | Vida na Alemanha: o que ninguém conta (mas você vai amar saber!)
  • 16:15 Workshop | Preparando a sua candidatura à bolsa do DAAD
  • 16:45 Quiz e sorteio de brindes: 100 anos DAAD
  • 17:00 – 19:00 Happy hour e atividades culturais

 

Serviço:

DAAD Brasil | Rua Professor Alfredo Gomes - 37 - Botafogo (perto do metrô)

Horário: 13h às 19h