Você está aqui: Página Inicial / Português / Mobilidade Acadêmica / Out

Mobilidade Out - Estudantes da UNIRIO


Resolução 3.538, de 08/12/2010 - Dispõe sobre as normas
para mobilidade acadêmica internacional em nível de graduação.


Os(as) estudantes da UNIRIO somente poderão se candidatar para realizar mobilidade acadêmica internacional em universidades com as quais UNIRIO tenham Acordo de Mútua Cooperação assinado e vigente. Sua permanência na universidade estrangeira de destino não poderá ultrapassar um (1) ano e deve estar matriculado em no mínimo três (3) disciplinas/componentes curriculares em cada semestre. 

 
O(a) estudante da UNIRIO que deseja cursar um ou dois semestres em Universidades estrangeiras parceiras deve seguir os procedimentos abaixo:

1. Eleger a Instituição de Ensino Superior Conveniada Estrangeira na qual deseja realizar a mobilidade Acadêmica Internacional, atentando para a data limite para o envio da candidatura na Universidade parceira, e contatar à CRI pelo menos uma semana antes da expiração desse prazo.

2. Preencher o Formulário de Candidatura;

3. Imprimir a seguinte documentação e encaminhar à coordenação/direção do seu curso para abertura de processo e demais procedimentos:

    • E-mail de confirmação de preenchimento do Formulário de Candidatura;
    • Histórico escolar com CR;
    • Cópia do passaporte;
    • Carta de motivação;
    • Plano de estudos;
    • Ementas das disciplinas escolhidas na instituição de destino.

4. Aguardar a confirmação da CRI do deferimento de sua candidatura na UNIRIO para dar continuidade à formalização de sua candidatura perante a universidade de destino;

5. Esperar a Carta de Aceite da universidade de destino para dar início aos trâmites relativos à solicitação de visto (quando necessário), à compra de passagem e do seguro de saúde e aos demais procedimentos relativos a sua mobilidade;

6. Solicitar à secretaria escolar de sua unidade acadêmica de origem a tramitação de sua matrícula na modalidade de "Mobilidade Acadêmica Internacional" durante o período de sua mobilidade.