código do Google analytics Seminário marca encerramento do projeto Cidadania em Ação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Seminário marca encerramento do projeto Cidadania em Ação

Seminário marca encerramento do projeto Cidadania em Ação

por Comso publicado 04/10/2019 18h25, última modificação 07/10/2019 15h12

A segunda edição do Seminário Cidadania em Ação acontece na próxima terça-feira, dia 8, das 14h às 17h, no auditório da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). A atividade marcará o encerramento da primeira etapa do projeto Cidadania em Ação, iniciativa interinstitucional da UNIRIO com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Haverá três palestras. A primeira delas, Projetos de extensão como estratégia de cuidado da comunidade universitária: um olhar sobre a Saúde Mental, será ministrada pela psicóloga Maria Paula Cerqueira Gomes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seguida, o professor da Faculdade de Filosofia da UNIRIO Rossano Pecoraro falará sobre Esporte e Sociedade: a construção de valores na prática esportiva. Fechando o evento, o professor da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ abordará A Universidade como fio condutor de coletivos: a experiência da UFRJ com Projetos de Extensão e Esportes.

O projeto

Desenvolvido ao longo de 10 meses e encerrado em agosto, o projeto Cidadania em Ação teve como objetivo promover atividades esportivas, culturais e de lazer que atendessem aos anseios de comunidades em situação de vulnerabilidade, respeitando as especificidades locais e do público-alvo. O projeto estabeleceu 45 núcleos em comunidades do município do Rio de Janeiro, sendo dois deles na UNIRIO.

A proposta foi democratizar o acesso à prática de esportes, seus fundamentos e valores, assim como às atividades de lazer e cultura. A equipe contou com cinco pesquisadores, docentes da UNIRIO, de diversas áreas do conhecimento, cada um com três bolsistas, que desenvolveram trabalhos nos núcleos, com base em seus planos de atividades.

A EEAP se localiza na Rua Xavier Sigaud, 290, Urca.

Outras informações pelo e-mail cidadaniaeacaoesporte@gmail.com.

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio