código do Google analytics Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO teve palestra sobre o trabalho na Era da Informação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO teve palestra sobre o trabalho na Era da Informação

Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO teve palestra sobre o trabalho na Era da Informação

por Comso publicado 01/11/2019 19h35, última modificação 04/11/2019 14h23

O professor Antonio Rodrigues de Andrade, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, ministrou uma palestra na último dia 24 com o tema Tendências e oportunidades para profissionais de saúde na Era da Informação. O evento, que aconteceu na sala 402 da Escola de Enfermagem, foi parte da quinta edição da Jornada de Pós-Graduação e reuniu um público formado por alunos e egressos dos cursos de pós-graduação da UNIRIO.

Andrade iniciou sua palestra recapitulando o que foi o processo de industrialização do mundo. Posteriormente, abordou especificamente o caso do Brasil, expondo as etapas do desenvolvimento industrial brasileiro e as restrições estruturais do país devido aos baixos níveis de escolaridade, à falta de qualificação da mão de obra e às limitações do sistema de inovação e desenvolvimento tecnológico.

O professor apresentou estudos que mostram que, nos próximos anos, até 60% dos empregos existentes poderão ser extintos devido ao processo de automatização, criando assim um novo desafio para as sociedades. O mercado de trabalho deverá ser dominado pelo machine learning e o profissional precisará ser cada vez mais empreendedor para se destacar neste cenário.

A Jornada de Pós-Graduação foi desenvolvida dentro da Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e, além da palestra, contou com apresentação de pôsteres de estudantes de pós-graduação. O evento possibilitou o intercâmbio da produção entres estudantes de graduação e pós-graduação, criando uma aproximação de conhecimentos nas diversas áreas, especialidades, linhas de pesquisas e níveis de formação. 

JPG
Palestra durante a Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO (Foto: Comso)

JPG2
Palestra durante a Jornada de Pós-Graduação (Foto: Comso)

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio