Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial

Programa de Pós Graduação em Música

Edital de Seleção para Mestrado e Doutorado - PPGM - 2023 

 

Edital de Mestrado e Doutorado - 2023

 

 

Observação: a bibliografia das linhas será oportunamente publicada neste site.

 

 

------------------

 

 

Oficina de Arranjo e Transcrição de Jongo para Piano

 

16 de agosto às 18h 

Contaremos com a participação de dois convidados do Jongo da Serrinha, que irão cantar e tocar alguns dos arranjos juntamente com os alunos: Lazir Sinval (cantora e compositora) e Anderson Vilmar (percussionista). 

-----------------------------------------------------------------

DOSSIÊ

 

Reflexões sobre a ópera experimental e a música-teatro nos séculos XX e XXI

A música dramática não passou imune pelas mudanças radicais ocorridas no campo das artes ao longo do século XX. Tampouco deixou de refletir, dialogar e, por vezes, interferir nas mudanças políticas dessa era extrema.

As novas vozes e vocalidades, a poesia sonora, a música eletrovocal, o teatro instrumental, as tecnologias aplicadas à performance, as obras abertas, as colagens e intertextualidades, a quebra do espaço de atuação e das narrativas, entre outros, promoveram uma ampla reflexão e uma consequente revisão crítica que nos instiga a reorganizar as categorias de interpretação e criação estabelecidas.  Essa revisão abarca as diversas formas de música dramática, entre as quais a ópera, o musical e o music theatre contemporâneos.

Compreender as raízes desse processo, os deslocamentos por ele produzidos nos papéis dos intérpretes, compositores, na pesquisa e ensino da música, bem como investigar de que maneira ele interfere na produção dos nossos dias é a proposta deste dossiê.

Esperamos receber contribuições sobre novas práticas criativas da chamada ópera experimental, além de novos olhares analíticos para esta produção, a fim de contribuir com esse campo que, ainda que já estabelecido, necessita de reflexões críticas, apuradas e atuais.

Organização do dossiê:

Prof. Dr. Daniel Quaranta

Prof. Dr. Marcos Vieira Lucas

Prazo para submissões: 30 de julho de 2022

As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões http://www.seer.unirio.br/revistadebates/management/settings/workflow)

 

La música dramática no fue ajena a los cambios radicales en el campo de las artes a lo largo del siglo XX.

Tampoco dejó de reflexionar, dialogar y, por momentos, interferir en los cambios políticos de esta época extrema.

Las nuevas voces y vocalidades, la poesía sonora, la música electrovocal, el teatro instrumental, las tecnologías aplicadas a la performance, las obras abiertas, los collages e intertextualidades, la ruptura del espacio performativo y las narrativas, entre otros, promovieron una amplia reflexión y una consecuente revisión crítica que anima a reorganizar las categorías establecidas de interpretación y creación; Esta revisión abarca las diversas formas de música dramática, incluida la ópera contemporánea, el teatro musical y musical.

Comprender las raíces de este proceso, los desplazamientos que produce en los roles de intérpretes, compositores y en la investigación y enseñanza de la música, así como indagar cómo interfiere en la producción de nuestros días es el propósito de este dossier.

Esperamos recibir aportes sobre nuevas prácticas creativas de la llamada ópera experimental, así como nuevas perspectivas de análisis de esta producción para contribuir a este campo que, aunque ya consolidado, necesita de reflexiones críticas, certeras y actuales.

Prof. Dr. Daniel Quaranta

Prof. Dr. Marcos Vieira Lucas

Plazo de presentación: 30 de Julio de 2022

Los envíos al dossier deben realizarse a través del Sistema OJS y formatearse de acuerdo con las pautas para los autores (consulte la pestaña Envíos http://www.seer.unirio.br/revistadebates/management/settings/workflow).

 

Dramatic music didn´t exempt itself from undergoing the radical changes in the field of arts throughout the 20th century

Neither had it restrained itself to reflect on, dialogue with and interfere on the political changes of this era of extremes.

The new voices and vocal techniques, the sound poetry, the electro vocal music, the instrumental theatre, the new technologies applied to performance, the open works, the ‘collage’ and intertextualities, the disintegration of the performance space and of narratives, among other factors, promoted a wide meditation and a subsequently critical review, which instigates us to reorganize established interpretative and creational categories. This critical review encompassed myriad dramatic music forms including opera, musical and the contemporary music theatre.

We hope to receive submissions on the creative practices related to the so called experimental opera as well as new analytical perspectives on this output, aiming to contribute to a field which, though already established, lacks updated and accurate critical reflection.

Prof. Dr. Daniel Quaranta

Prof. Dr. Marcos Vieira Lucas

Deadline for submissions: 2022/07/30

Submissions tu the dossier must be made through the OJS System, and formatted according to the guidelines for authors (see Submissions tab http://www.seer.unirio.br/revistadebates/management/settings/workflow).

 

-------------------------------------------------------------------------- 

 

 

Aula Aberta

 

Cartaz

 

DEBATES EM DEBATE
A Pesquisa Artística/Artistic Research: 
Estratégias práticas para projetos de pesquisa artística em música/Practical strategies for artistic research projects in music
Palestrante: Profa. Úrsula San Cristóbal 
DESCRIÇÃO: 
A co-autora com Ruben Lopez-Cano do renomado livro "Investigación Artística em Música: Problemas, métodos, experiencias y modelos"  vai apresentar uma palestra e uma conversa sobre o tema "Practical strategies for artistic research projects in music"
DATA: Quarta feira dia 27 abril 2022
HORA: 13:30
Acesso pelo Canal YouTube do PPGM: 

 

-------------------------------------------------------------------------- 

 

Roda de Conversa com o Prof. Dr. Paulo Castagna

 

Roda de Conversa presencial com o Prof. Dr. Paulo Castagna: o trabalho musicológico com fontes documentais. 
DIA: 13 abril
HORA: 16-18h
SALA: II-204
Prof. Dr. Paulo Augusto Castagna (INSTITUTO DE ARTES -UNESP) é musicólogo com produção em musicologia histórica, arquivologia musical e edição musical, responsável por projetos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, particularmente no Museu da Música de Mariana.
Este evento é promovido pelo projeto PESQUISA EM ACERVOS MUSICAIS SEDIADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, da linha de pesquisa Documentação e História. 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------

Bolsistas Selecionados

 

Ata da Comissão de Bolsas

-----------------------------------------------------------------------------

Seleção 2022 - Classificação Final

 

Mestrado

Doutorado

-----------------------------------------------------------------------------

 

 

EDITAIS DE SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO 2021/2

 

EDITAL DO MESTRADO E DOUTORADO

ERRATA -  Item 3.1

LINK PARA A BILBIOGRAFIA

 

...........................................................................................................................

 

 

                          

Perguntas mais frequentes sobre a entrada para o PPGM

 

CONTATOS DO PPGM
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA:  ppgm@unirio.br

SECRETARIA DO PROGRAMA:        ppgm.secretaria@unirio.br