código do Google analytics Seminário sobre história da Baixada Fluminense será realizado no próximo sábado — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Seminário sobre história da Baixada Fluminense será realizado no próximo sábado

Seminário sobre história da Baixada Fluminense será realizado no próximo sábado

por Comso publicado 02/10/2019 17h10, última modificação 02/10/2019 17h07
No próximo sábado (5), o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, sediará o Seminário Nos Caminhos de Clio. O evento será realizado das 8h30 às 17h e terá como tema a História da Baixada Fluminense. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário na internet.

organização do Seminário está sendo feita pelo Centro Acadêmico de Licenciatura em História EADem conjunto com o polo Duque de Caxias. O evento é gratuito e confere certificado aos participantes.

Curso de Licenciatura em História, modalidade semipresencial, acontece nos polos Cantagalo, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Piraí e Resende (UNIRIO/Cederj). A primeira turma foi criada em 2009.

8h30 – Abertura.

9h – Patrimônios da Diáspora Africana na Baixada Fluminense - Nielson Rosa Bezerra (UERJ, FEBF).

10h – Café.

10h30 – TCC Conservação e preservação do bairro Grajaú na Zona Norte Carioca – Graduanda Jade Maccione.

11h – Panorama do município de Duque de Caxias nos séculos XX e XXI - Marlucia Santos Souza - Museu Vivo São Bento.

12h – Almoço.

13h – Breve panorama histórico do município de Duque de Caxias (séc. XVI a XIX) - Tania Amaro - Diretora do Instituto Histórico Câmara Municipal de Duque de Caxias.

14h – TCC Entre a literatura e a história, Roma sob o Império de Augusto na Eneida de Virgílio – Vivian Salema.

14h30 – TCC Relação dos militares com a grande propriedade rural durante o regime militar – Caio Oliveira.

15h – Café.

15h15 – TCC Implementação do ensino integral no RJ no governo de Leonel Brizola – Guilherme Nascimento.

15h45 – Gomeia Duquecaxiense, uma questão de memória e patrimônio - Taís Fernanda Noronha - Instituto Histórico Câmara Municipal de Duque de Caxias.

16h45 – Encerramento.

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio