código do Google analytics Reitor da UNIRIO participa de entrega de insígnias da Escola de Enfermagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Reitor da UNIRIO participa de entrega de insígnias da Escola de Enfermagem

Reitor da UNIRIO participa de entrega de insígnias da Escola de Enfermagem

por Comso publicado 26/09/2019 16h55, última modificação 30/09/2019 11h36

O reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, participou nesta quinta-feira, dia 26, da cerimônia da entrega das insígnias da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), realizada no Auditório Vera Janacópulos. O evento integrou as comemorações de 129 anos da Escola.

A atividade, que ocorre semestralmente, consiste em um rito de passagem dos alunos que concluíram os primeiros quatro semestres do curso. Após o período, os estudantes estão aptos a iniciar o chamado “ciclo clínico”, voltado para a prática de atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estou torcendo por vocês porque, quando se formarem, serei eu que estarei aqui, para entregar o diploma em suas mãos”, disse Cardoso.

Após o evento, o reitor conversou com a Coordenadoria de Comunicação Social (Comso) sobre seus 100 dias de gestão, completados na data de hoje, e os planos para a Universidade nos próximos anos. Confira abaixo a entrevista.

A EEAP é uma das escolas centenárias que deram origem à UNIRIO. Em tempos de desvalorização da ciência e da educação e altas taxas de evasão estudantil, de que maneira os cursos tradicionais devem se adaptar às novas demandas da sociedade para garantir a formação de profissionais qualificados?

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto compõe o “DNA” da UNIRIO. Assim como a Escola de Medicina e Cirurgia, ambas centenárias. Realço a minha compreensão de que a universidade é uma obra de construção coletiva, cujo sucesso depende do trabalho, da dedicação e da competência de diversas gerações, moldando uma instituição compromissada, ao mesmo tempo, com a excelência acadêmica e com o seu papel social.

Como avalia os seus primeiros 100 dias como reitor da UNIRIO?

Estou convencido de que os resultados exitosos que vimos alcançando não seriam possíveis sem a decisiva participação dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UNIRIO e, diante dessa certeza, quero reiterar minha absoluta disposição para o diálogo.

Quais foram as principais realizações e os desafios enfrentados no período?

Nesse período, nos esforçamos para, ao mesmo tempo, sermos dialéticos, para analisarmos e entendermos mais ainda a Universidade, para sermos cartesianos nas ações, no intuito de que pudéssemos obter precisão e objetividade nos diversos processos que compõem a gestão da Universidade. 

De que maneira a sua experiência como pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e, mais recentemente, como vice-reitor da Universidade, contribuiu para o desempenho de sua nova função?

Ciente da penosa, mas estimulante vida de professor, pesquisador e gestor universitário, vejo-me diante de um cenário constante de busca do equilíbrio das necessidades institucionais e garantia de uma UNIRIO compromissada não só com a excelência acadêmica, mas também com o interesse público.

Quais são os projetos da Reitoria para a Universidade nos próximos anos?

A principal meta é a melhoria significativa dos conceitos formulados para a avaliação institucional externa, assim, teremos a consolidação da UNIRIO diante de resultados que superem as atribuições internas formuladas pelos atuais modelos de gestão, cumprindo o seu papel social.

registrado em: Reitoria

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio