Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias / Aliança Francesa - Mesa-redonda: "Olhares cruzados: experiências africanas e brasileiras no combate à desinformação"

Aliança Francesa - Mesa-redonda: "Olhares cruzados: experiências africanas e brasileiras no combate à desinformação"

 

Mesa-redonda: "Olhares cruzados: experiências africanas e brasileiras no combate à desinformação"
Quarta-feira, 25 de junho, às 19h
Aliança Francesa de Botafogo

Paralelamente ao Global Fact-Checking Summit, que acontecerá no Rio de Janeiro de 25 a 28 de junho, a Aliança Francesa de Botafogo tem o prazer de convidá-lo(a) para uma mesa-redonda excepcional, dedicada aos desafios da checagem de fatos e da educação midiática, com um olhar cruzado entre África e Brasil.

Organizado com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, e da CFI (Agence française de développement médias), operadora do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, o evento contará com a participação de:

- Cristina Tardáguila (Brasil) – Uma das pioneiras da checagem de fatos na América Latina, fundadora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil.
- Paul-Joël Kamtchang (Camarões) – Secretário Executivo da ADISI-Camarões, fundador do DataCheck certificado IFCN, e autor do ensaio "Desinformação na África Francófona".
- Ange Kasongo Adihe (RDC) – Jornalista, autora e formadora em fact-checking, fundadora da iniciativa Balobaki Check, premiada por sua atuação no combate à desinformação durante as eleições na RDC.
- Leonardo Cazes (Brasil) – Jornalista, ex-repórter do Globo, atualmente chefe de reportagem na Aos Fatos, especializado em educação, cultura, política e checagem de fatos.

Moderação:
- Artur Romeu (Brasil) – Diretor do escritório América Latina da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
- Thomas Morfin (França) – "Diretor da AFP Brasil, baseado no Rio"// "directeur du bureau AFP Brésil, basé à Rio.

A mesa-redonda será realizada em francês e português, com tradução simultânea.
Entrada gratuita e aberta ao público!