Guia orientador para pacientes submetidos à reconstrução de ligamento cruzado anterior
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Guia orientador para pacientes submetidos à reconstrução de ligamento cruzado anterior".
Objetivo: Fornecer orientações domiciliares para os pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior.
Tipologia/Estratificação do produto: Conforme estabelecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior acerca das produções técnicas e tecnológicas na modalidade produto, considerados frutos de resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação que visam o avanço do conhecimento, o e- book está classificado na área 2, material didático /instrucional, estratificação T1, 100 pontos e que corresponde a um produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais.
Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e foi realizado em três etapas. A primeira etapa foi a realização de uma revisão integrativa sobre o tema. Para a segunda etapa foram realizadas entrevistas com os pacientes internados em um hospital universitário federal que foram submetidos à cirurgia de reconstrução de ligamento cruzado anterior e com os fisioterapeutas que prestam serviço neste mesmo hospital universitário federal. A terceira etapa foi realizada com base nos resultados das etapas anteriores, que embasaram a construção de um guia no formato de e-book com orientações para os pacientes após reconstrução de ligamento cruzado anterior.
Resultados: Este estudo gerou três produtos: o artigo de revisão intitulado "Características intrínsecas e extrínsecas como fatores associados à recorrência de lesão do ligamento cruzado anterior em adultos", o artigo original intitulado "Atuação do fisioterapeuta nas orientações pré alta de pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior" e a produção técnica "Guia orientador para pacientes submetidos à reconstrução de ligamento cruzado anterior". A revisão de literatura destacou que a recorrência de lesão do ligamento cruzado anterior contemplou mais mulheres com idades em torno de 20 anos, que praticavam esportes com maior frequência e de alto rendimento. A pesquisa com os pacientes destacou que a maioria não obteve nenhuma explicação sobre atividades que poderiam ser realizadas após a cirurgia, a pesquisa realizada com os fisioterapeutas mostrou que todos acham importante a participação do fisioterapeuta no momento da alta e que nunca foram chamados para orientações pré alta.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: É um guia elaborado em formato de e-book, para ser visualizado offline através do smartphone, notebook, tablet, compartilhado em PDF para consulta gratuita e mostra a importância do engajamento destes clientes em seu processo de reabilitação com a adoção de ações positivas e inclusão de mobilizações diárias a fim de tornar o pós-operatório livre de possíveis complicações.
Descritores: Ligamento cruzado anterior; Reabilitação ortopédica; Cuidados pós-operatórios.
Autor(a): Marcia Regina dos Santos Nascimento
Orientador(a): Antônio Rodrigues de Andrade
Trabalho completo e produto disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/14260