Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2023 / Guia prático de cuidados de enfermagem ao paciente crítico adulto internado na enfermaria

Guia prático de cuidados de enfermagem ao paciente crítico adulto internado na enfermaria

Produção de Tainá Lima Miranda

Resumo do produto

Objetivo: constituir-se de fonte acessível sobre alguns cuidados de enfermagem ao paciente crítico adulto internado em enfermarias do HUGG-Unirio / Ebserh, principalmente para profissionais sem especialização ou experiência em terapia intensiva.

Tipologia/Estratificação da produção técnica: considerando a Classificação de Produção Técnica e Tecnológica pelo Ministério da Educação (2020), esta produção está inserida como produto do tipo material didático, podendo ser classificada com estrato T1 (100 pontos), nesse caso produzida para capacitação de recursos humanos em formato impresso e virtual.

Método: para composição do material, foi realizada a primeira etapa da pesquisa de campo, em outubro e novembro de 2021, para levantamento dos três assuntos envolvendo a assistência de enfermagem ao paciente crítico adulto, que emergissem como de maior interesse, mais votados, nas respostas dos participantes da pesquisa. Participaram dessa etapa 24 voluntários, incluídos os profissionais de enfermagem que trabalhavam nas enfermarias participantes do estudo, que não estivessem fruindo de férias ou qualquer outro afastamento durante essa etapa. Foram excluídos aqueles que se recusaram a participar, intensivistas ou que tivessem experiência ou atuassem em UTI por período superior a um ano. Na segunda etapa da pesquisa, o material foi confeccionado e distribuído, um exemplar impresso por enfermaria, juntamente com imagem contendo QR Code – para acesso e download da forma virtual – sendo alocados na parede ou mobiliário, em locais visíveis dos postos de enfermagem das enfermarias-alvo operantes em abril de 2022 – terceira, sexta, sétima e oitava enfermarias. A divulgação ocorreu de forma virtual nos grupos de trabalho e presencialmente pela pesquisadora, visitando e conversando com as equipes de todos os plantões. Na terceira etapa da pesquisa, ocorrida em maio de 2022, duas semanas após a disponibilização do material, foi aplicado o segundo questionário. Nessa etapa, houve participação de 18 dos voluntários da primeira etapa da pesquisa – perdas devido a não atuarem mais nos setores envolvidos ou por afastamento prolongado – para que os participantes pudessem manifestar sugestões se assim desejassem e avaliar a produção por meio da escala Likert quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância, sendo a nota 0 = discordo, 1 = concordo parcialmente e 2 = concordo totalmente.

Resultados: as três temáticas mais votadas no primeiro questionário, na primeira etapa da pesquisa, foram Pressão Arterial Invasiva (P.A.I.), que contou com 23 (96%) votos, Ventilação Mecânica (V.M.) com 17 (71%) votos e Uso de Drogas Vasoativas e Sedação com 18 (75%) votos. Escolhidos os temas, o material foi construído a partir de livros atuais, artigos, Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de outras instituições e do HUGG-Unirio / Ebserh, normas técnicas relacionadas. A plataforma on-line Canva® foi utilizada para produção gráfica do material e o mesmo foi impresso colorido em formato de livreto no tamanho A4, com 38 páginas, contendo imagens legendadas e letras majoritariamente com tamanho a partir do 13, na tentativa de tornar o material o mais atrativo possível e menos cansativo visualmente. Após sua distribuição e divulgação, realizou-se sua avaliação através da terceira fase da pesquisa de campo, onde seis aspectos do instrumento de avaliação (questionário 2) receberam nota máxima (nota 2) pelos participantes dessa etapa, excetuando-se dois tópicos que receberam como média a nota 1,94 (97% da maior nota possível). Emergiram também seis manifestações contendo elogios e três envolvendo sugestões, duas sobre a disponibilização do material impresso e uma sobre a utilização desse material para treinamento prático da equipe.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: o material foi bem avaliado pelos participantes. Apesar dessa avaliação não ter indicado a necessidade de alterações, o material foi recolhido em 13 de setembro de 2022 – um dia após o exame de qualificação – para realização de pequenos ajustes, em atendimento a contribuições pertinentes dos professores da Banca do Exame de Qualificação. Após as alterações, em 13 de outubro de 2022, a versão 2 foi encaminhada à Fundação Biblioteca Nacional, para solicitação de registro – registrado sob o número 867.850. Em 01 de novembro de 2022, o material retornou em sua versão final ao público-alvo, em seu formato virtual e impresso. Até o momento, as vias impressas continuam afixadas nas enfermarias-alvo operantes e, o material segue disponível virtualmente, através do acesso pelo QR Code ou do link https://drive.google.com/file/d/13bQza536wkR5DffaY1aX66sQvyNpEuLG/view?usp= share_link. Tão logo outras enfermarias incluídas no estudo reabram, o material será disponibilizado nelas também, devendo permanecer acessíveis para consulta pelos profissionais de enfermagem atuantes nesses setores. Espera-se que possa ser útil para auxiliar a sanar possíveis dúvidas e relembrar cuidados de enfermagem fundamentais envolvendo as temáticas abordadas no produto e, com isso, contribuir para que seja prestada uma assistência de enfermagem com qualidade e segurança aos pacientes graves nas enfermarias do HUGG-Unirio / Ebserh. Posteriormente, o material também poderá servir de ponto de partida para atividades institucionais de educação permanente voltadas para as equipes de enfermagem. Além disso, diante da constatação – através de revisão de literatura realizada durante a pesquisa – de que há preocupação mundial com o agravamento do paciente nas enfermarias e, por ter sido construído com conteúdo majoritariamente abrangente, o material poderá ser utilizado por outras instituições nacionais e até internacionais, desde que realizadas as adaptações – de acordo com protocolos locais – e traduções, se necessárias.

Termos controlados/não controlados: Enfermagem; Cuidados Críticos; Deterioração Clínica; Adulto; Educação Continuada; Quartos de Pacientes; Segurança do Paciente.

Autor(a): Tainá Lima Miranda

Orientador(a): Cristiane Rodrigues da Rocha

 

Trabalho completo e produto desenvolvido disponíveis em: 

http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13791