Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2023 / Construção e validação de uma escala de acesso venoso periférico para tomada de decisão do enfermeiro na abordagem ao paciente oncológico

Construção e validação de uma escala de acesso venoso periférico para tomada de decisão do enfermeiro na abordagem ao paciente oncológico

Produção de Danielle Pimentel Carvalho Carneiro

Resumo do produto

Objetivo: Construir e validar uma escala para avaliação de acesso venoso periférico difícil para a tomada de decisão do enfermeiro na abordagem ao paciente em tratamento oncológico.

Tipologia/ Estratificação da produção técnica: a elaboração deste protocolo está inserida no eixo de produção técnica do tipo desenvolvimento de produto – subtipologia: Manual/Protocolo. Trata-se de um protocolo classificado com a estratificação T1.

Método: O produto foi elaborado através de um estudo metodológico, composto em três etapas, revisão bibliográfica, construção da Escala e validação do conteúdo e da aparência pelos especialistas da área da oncologia.

Resultados: O estudo resultou em dois artigos, uma revisão integrativa, que gerou informações atualizadas para a construção do conteúdo da Escala; e o segundo com as etapas da construção e validação do instrumento- Escala. A terceira produção foi a Escala de Acesso Venoso Periférico Difícil para Pacientes em tratamento Oncológico.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: Entende-se que o produto/Escala possui uma alta aplicabilidade com teor inovador para a assistência ao paciente em tratamento com terapia antineoplásica. A utilização da escala pelos enfermeiros oncológicos dos Centros de Terapia Antineoplásica das três unidades do Instituto Nacional de Câncer (HCI, HCII, HCIII), irá conduzir a avaliação do acesso venoso periférico do paciente em tratamento com terapia antineoplásica e subsidiar a tomada de decisão na escolha do melhor dispositivo, oferecendo uma assistência livre de danos, sem atrasos do tratamento e com qualidade.

Palavras-chaves: Antineoplásico. Cateter intravenoso periférico. Difícil acesso venoso. Estudo de validação.

Autor(a): Danielle Pimentel Carvalho Carneiro

Orientador(a): Gisella de Carvalho Queluci

 

Trabalho completo e produto desenvolvido disponíveis em: 

http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13984.