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O ACOMPANHANTE ESCOLHIDO PELA MULHER NO PARTO: suas representações sobre a participação no nascimento

Produção de MICHELE DE LIMA JANOTTI QUARESMA

    Introdução: Receber o convite para se tornar acompanhante no trabalho de parto e nascimento configura um grande desafio para o familiar da parturiente. São esperadas dúvidas, inseguranças sobre como ocorre a evolução do trabalho de parto normal e qual o real papel do acompanhante neste cenário. As enfermeiras obstétricas têm representado um grupo de profissionais diferenciado para a facilitar a inclusão deste acompanhante no cenário do nascimento, visto que seu método de trabalho inclui a utilização de recursos não farmacológicos capazes de amenizar a percepção da dor alívio da dor no parto que proporcionar a melhor experiência para a mulher e seu acompanhante a partir do entendimento que esses três atores podem interagir na melhoria da qualidade da assistência prestada no parto e nascimento. A construção de uma ferramenta educativa para a sensibilização do acompanhante para a participação como coparticipante no parto pode proporcionar sua inclusão neste cenário. Objetivos: Propor uma ferramenta educativa a fim de integrar o acompanhante como coparticipante na assistência ao parto e nascimento por Enfermeiras Obstétricas. Métodos: O material educativo foi elaborado a partir das contribuições de 31 participantes que acompanharam partos vaginais assistidos por enfermeiras obstétricas. Os participantes responderam a um questionário com a proposta de compreender a experiencia de ter vivenciado o nascimento, as facilidades e barreiras identificadas por eles que contribuíram na sua experiência. Resultados: A análise dos dados viabilizou o desenvolvimento de dois materiais educativos: uma Cartilha de recomendações a ser entregue a gestantes e acompanhantes na sua admissão na maternidade para o parto e nascimento; um folder de recomendações para acompanhantes, disponibilizado em formato pôster na entrada do Centro Obstétrico e no Acolhimento com Classificação de Risco (Formato Simples), em espaços de ampla circulação de pessoas, permitindo a ampla visualização do material por gestantes, parturientes, familiares, profissionais de saúde. Conclusão: A elaboração de uma ferramenta educativa voltada para a inclusão do acompanhante, no cenário de parto e nascimento, poderá ser uma estratégia útil e promissora nas ações assistências dispensadas às mulheres em trabalho de parto a ser incorporado nas maternidades. Aa elaboração de uma ferramenta com linguagem clara e acessível, será um convite a presença do acompanhante na sua chegada a maternidade, revelando seus direitos, benefícios e possibilidades para contribuir ativamente no parto e nascimento de suas gestantes e bebês.

por MICHELE DE LIMA JANOTTI QUARESMA

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