Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2022 / Escala de risco pré-administração de medicamentos para tratamento oncológico em mulheres com câncer de mama.

Escala de risco pré-administração de medicamentos para tratamento oncológico em mulheres com câncer de mama.

Produção de Vânia Andréa Schenkel Meireles

Resumo do produto

Objetivo: Validar uma escala de risco na pré-administração de medicamentos para tratamento oncológico em mulheres com câncer de mama.

Tipologia/Estratificação do produto: Desenvolvimento de produto tecnológico, passível de proteção, podendo gerar registros de propriedade de direito autoral (T1). 

Método: Estudo metodológico. O estudo consistiu em três etapas: revisão integrativa da literatura, identificação dos parâmetros de risco mais reportados e validação da escala, o cenário foi um ambulatório de quimioterapia de uma instituição federal de saúde. A população foi composta por 15 enfermeiros, a coleta de dados foi realizada por meio virtual. Para identificação dos parâmetros de risco utilizou-se a estatística por meio frequência simples onde foram mantidos os riscos reportados com frequência ≥ 60% pela população da pesquisa. Na segunda etapa da pesquisa, o instrumento elaborado consistiu nos riscos mais reportados pelos profissionais. Nesta etapa utilizou-se uma escala de verificação tipo Likert de quatro pontos: concordo fortemente (CF), concordo (C), discordo (D) e discordo fortemente (DF) sendo utilizado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) ≥ 0,78.

Resultados: Os riscos mais reportados na primeira etapa foram: suspeita de infecção pelo coronavírus (14), acesso venoso difícil (13), hipertensão arterial (13), dor (13), náuseas e vômitos (12), anemia (12), queda do estado geral (12), fadiga (11), reação anafilática (11), diarreia (10), hiperglicemia (10), toxicidade dermatológica (9), edema (9), sangramento (9) e desidratação e desnutrição (9). IVC Geral = 0,90%.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: o enfermeiro assume papel estratégico dentro de uma equipe multidisciplinar, tendo a responsabilidade de identificar, avaliar e propor intervenções acerca do cuidado. A originalidade do produto o torna relevante, uma vez que não existem escalas de risco direcionadas às pré-administração de tratamento oncológico para mulheres com câncer de mama. Trata-se de uma produção técnica de média complexidade por envolver diferentes atores, com alto potencial de impacto, uma vez que, o cenário é referência nacional.

Descritores: Estudo de validação, Assistência de Enfermagem, Neoplasia de mama, Enfermagem no consultório, Antineoplásicos.

Autor(a): Vânia Andréa Schenkel Meireles

Orientador(a): Danielle Galdino de Paula

 

Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13591

A escala intitulada “escala de risco na pré-administração de medicamentos para tratamento oncológico em mulheres com câncer de mama” foi registrada em 07/10/2022 na Fundação Biblioteca Nacional sob o número 009156.