Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / English / News

News

Errata: Desconto na realização do Exame TOEFL iBT - Parceria GCUB-ETS

 

O Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras, vem, por meio desta, informar, que no último Ofício de nº 26/2021 encaminhado dia 26 de novembro de 2021, foi informado o valor errado do voucher com o desconto de 20% oferecido pela Educational Testing Service- ETS.
 
O valor do exame TOEFL iBT no Brasil é de US$ 215 dólares, com o desconto de 20% ele fica por: US$ 172 dólares. Portanto, pedimos sinceras desculpas por este engano que cometemos. Informamos que no prazo de até 05 dias úteis devolveremos o excedente para todos aqueles que já realizaram o pagamento com o valor a mais.
 
 Além disso, cumpre-nos informar que devido à alta procura para a realização do exame e tendo em vista todo o processo de requerimento do voucher diretamente à ETS, teremos que alterar o prazo para entrega do Voucher.
 
A partir de hoje, 09 de dezembro de 2022, o prazo para emissão do voucher será de 45 a 60 dias.
A seguir, as novas orientações para aquisição do benefício:
 
- O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 20% é de: US$ 172. O interessado deverá depositar na conta do GCUB o valor do Exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Centralhttps://www.bcb.gov.br/conversao.

- Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 172), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/213266031450646.

- A partir da confirmação do pagamento, a ETS emitirá um voucher que será enviado pelo GCUB, para o e-mail informado no formulário, em aproximadamente 45 a 60 dias.

Atenção! É importante ficar atento à validade do código do voucher. Dessa maneira, após o recebimento do mesmo, o beneficiário terá até 12 meses para realizar o Exame TOEFL iBT.

Dados para a transferência bancária:

Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7
.   


Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

 

Desconto na realização do Exame TOEFL iBT - Parceria GCUB-ETS

 

Educational Testing Service (ETS) oferecerá um desconto de 20% a todos(as) os(as) professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB, interessados na realização do Exame TOEFL iBT.

Seguem as orientações para aquisição do benefício:
 
- O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 20% é de: US$ 196. O interessado deverá depositar na conta do GCUB o valor do Exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Centralhttps://www.bcb.gov.br/conversao.

- Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 196), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/213266031450646.

- A partir da confirmação do pagamento, a ETS emitirá um voucher que será enviado pelo GCUB, para o e-mail informado no formulário, em aproximadamente 20 dias.

Atenção! É importante ficar atento à validade do código do voucher. Dessa maneira, após o recebimento do mesmo, o beneficiário terá até 12 meses para realizar o Exame TOEFL iBT.

Dados para a transferência bancária:

Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7
.
 
  - Atenção! Faça a sua inscrição até 23 de dezembro de 2021 e garanta esse desconto especial oferecido pela ETS à comunidade acadêmica do GCUB.        


Em caso de necessidade de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

 

Inscrições abertas para Webinars Informativos sobre testes de Certificação Internacional oferecidos pela ETS em parceria com o GCUB

 

Estão abertas as inscrições para a série de Webinars informativos sobre os exames TOEFL iBT Paper Edition e TOEFL Essentials, realizados no âmbito da parceria entre a Educational Testing Service- ETS e o GCUB. 
 
 
PALESTRANTES:
 
Professora Adiane BLUM - Diretora da ETS no Brasil
 
Professor Edson Canela - Diretor da ETS no Brasil 
 
 DATAS E HORÁRIOS: 
 
1º WEBINAR: 01/12, 16:00-17:00h: Webinar sobre o TOEFL Essentials e recursos preparatórios para o teste.
 
2º WEBINAR: 02/12, 10:00-11:00h: Webinar sobre o TOEFL iBT Paper Edition e recursos preparatórios para o teste.
 
 Informações adicionais e orientações sobre os eventos:
 
  1. Os webinars são gratuitos e serão ministrados por Diretores da ETS e transmitidos por meio do canal do GCUB no Youtube.
     
  2. Data limite para inscrições: 29 de novembro de 2021até às 17:00 (horário de Brasília-DF).
     
  3. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  4. Número de vagas disponíveis: não há limites de vagas.
     
  5. As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário. Pedimos, gentilmente, que divulguem o link com sua comunidade acadêmica: https://form.jotform.com/213196549115660

 

 

Inscrições abertas para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT

 

Mais duas sessões do Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test serão realizadas. Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame. workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Reading and Listening.
2ª Sessão: Speaking and Writing.
 
Informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
  1. workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
  2. Datas: 23 de novembro e 25 de novembro de 2021.
     
  3. Horário das sessões: 10:00 às 12:00 (horário de Brasília).
     
  4. Carga-horária total: 4 horas.
     
  5. Data limite para inscrições: 22 de novembro de 2021, até às 18:00 (horário de Brasília-DF).
     
  6. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  7. Número de vagas disponíveis: não há limitação ao número de vagas.
     

 

 

 

Programa Santander Metodologias Ativas 2021 - Retificação

 

Em entendimento com o Santander, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO resolveu ampliar o Programa Santander Metodologias Ativas 2021 para todos os docentes. Além disso, as inscrições foram prorrogadas até o dia 30/11.

Sendo assim, tornamos público o edital retificado, o qual substitui o edital anterior.

Confira aqui o edital retificado.

 

Bolsas Study Buenos Aires

 

O governo da cidade de Buenos Aires, junto com 19 universidades da cidade de Buenos Aires, da área metropolitana e da província de Buenos Aires, está buscando motivar jovens graduados de toda a América Latina com habilidades de liderança, para ingressar em um novo edição do programa de bolsas de pós-graduação. Nesta segunda edição, estão sendo oferecidas 46 bolsas para que os selecionados possam realizar uma Especialização, Mestrado ou Doutorado em uma das universidades com as quais o Study Buenos Aires tem convênio. O programa oferece a possibilidade de candidatar-se a uma pós-graduação e obter uma bolsa de estudos integral, com cobertura de 100% do valor das propinas e da pós-graduação. Estão disponíveis 159 programas distribuídos em 13 áreas de conhecimento diferentes.

Para mais informações, acesse o link a seguir: https://study.buenosaires.gob.ar/es/articulos/view/Noticias/73

 

Bolsa de excelência Eiffel 2020-2021 - Campus France Brasil

 

Estão abertas as candidaturas para a bolsa Eiffel, programa de bolsas de excelência desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para os cursos de mestrado e doutorado em estabelecimentos franceses. O prazo para envio dos dossiês, que são encaminhados pela instituição francesa ao comitê de seleção, é 7 de janeiro de 2022.

A bolsa Eiffel é voltada aos alunos de Master em projetos de mobilidade individual (Master completo na França), duplo-diploma, especialmente cursos de engenharia, doutorado sanduíche ou doutorado em cotutela.  A partir deste ano, o edital atenderá novas áreas de estudos: 

  • Biologia e saúde
  • Transição ecológica
  • Matemática e digital
  • Ciências da engenharia
  • História, língua e civilização francesa
  • Direito e Ciências políticas
  • Economia e gestão
 
As informações sobre o edital podem ser encontradas no site (https://www.bresil.campusfrance.org/bolsa-eiffel-2022-2023) e redes sociais do Campus France Brasil.
 
Candidaturas para graduação e Master com bolsas de exoneração
 
Também estão abertas, até dezembro de 2021, as candidaturas via Campus France para graduação e Master em universidades francesas públicas e privadas. Ao enviar a aplicação, os candidatos concorrem, automaticamente, a bolsas de exoneração parcial das taxas anuais nas intituições públicas. 
 
 

Em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato com o escritório do Campus France através do e-mailriodejaneiro@campusfrancebrasil.com.br

 

Mestrados na Hertie School | Chamada para Candidaturas

 

A Hertie School é uma universidade de excelência e líder na Europa em questões de governança, políticas públicas e ciência de dados e oferece quatro cursos de mestrado -  Master of Public Policy (MPP)Master of International Affairs (MIA)Master of Data Science for Public Policy (MDS) e Executive Master of Public Administration (EMPA)

O período de candidaturas para os mestrados para o ano acadêmico de 2022 está aberto. Clique aqui para ver a Chamada para Candidaturas.

 

Programa Santander Metodologias Ativas 2021 - Inscrições Abertas

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO torna público o lançamento do presente edital e convida os coordenadores de cursos desta Universidade a se candidatarem ao Programa Santander Metodologias Ativas 2021 para concorrerem a uma das três (3) bolsas para a realização de cursos disponibilizados pela Semesp, na modalidade de Ensino a Distância (“EAD”), sobre metodologias ativas de ensino.

As inscrições estão abertas até o dia 26/11/21 e devem ser feitas através dos sites https://bit.ly/2Z7uMiIhttps://app.becas-santander.com/pt/program/metodologias2021Os candidatos que não se inscreverem nas duas plataformas serão desclassificados. O resultado sairá no dia 30/11/21 e o curso ocorrerá entre o dia 06/01/22 e 20/02/22

Os cursos oferecidos são: PBL - Problem Based-Learning, Peer Instruction, Flipped Classroom, Team Based Learning e Competências Digitais: Dos Primeiros Passos até a Interatividade e a Avaliação, cujas especificações e diretrizes estarão descritas e disponíveis em https://www.becas-santander.com/pt. Cada professor selecionado terá direito a fazer os cinco (5) cursos on-line de forma totalmente gratuita.

Para concorrer, o professor deve estar no cargo de coordenador de curso na UNIRIO e em efetivo exercício de suas atividades durante todo o processo de seleção, participação e realização do programa.

Clique aqui para ver o edital completo.

 

Feira estudar na Espanha e rodada de universidades: UPNA Universidade Pública de Navarra

Divulgamos abaixo mensagem da equipe do Escritório da Educação da Embaixada da Espanha no Brasil:

--

Esta semana temos dois eventos para você: a Feira estudar na Espana e a “Rodada de Universidades espanholas”.

FEIRA ESTUDAR NA ESPANHA

Na próxima semana, nos dias 27 e 28 de outubro, celebraremos a feira Estudar na Espanha junto com o SEPIE e mais de 15 universidades espanholas. Teremos também a presença de instituições como a Fundación Carolina, o Instituto Cervantes e muitas outras.

O registro é totalmente gratuito e você pode fazer isso em menos de um minuto no seguinte link:

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+                              https://bit.ly/feiraestudarnaespanha2021                       +
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Vocês poderão conversar ao vivo com representantes das melhores instituições de ensino superior da Espanha. Esperamos por você!!! Acompanhamos o cartaz do evento.

RODADA DE UNIVERSIDADES

Esta semana contamos com a Universidade Pública de Navarra (UPNA), uma das universidades mais jovens da Espanha.

Vamos ter um evento ao vivo no Instagram onde poderão fazer todas as suas perguntas para o representante da universidade e dois estudantes da UPNA que estão estudando com um programa de bolsas na universidade:

     +++Quinta-feira 21 de outubro às 18h LIVE NO INSTAGRAM ESTUDAR NA ESPANHA junto a Jorge Elso, Vicerrector de Internacionalización, Daniela Paes e Kamila Mattge.

Não percam e acompanhem para mais dicas!!!

E um último LEMBRETE: ainda pode participar do concurso da bolsa do curso de espanhol da UNED até o domingo!!! Vá no https://www.instagram.com/estudarnaespanha/ e participe fazendo seu comentário no post do sábado 16 de outubro e seguindo as contas @uneduniv e @estudarnaespanha

---
UPNA – UNIVERSIDADE PÚBLICA DE NAVARRA

A Universidade Pública de Navarra (UPNA) é uma instituição comprometida com o progresso sustentável do meio ambiente através da geração, difusão e transferência de conhecimento, a formação integral das pessoas e a promoção da cultura. É uma instituição jovem, mas já contribuiu com mais de 40.000 diplomados para o mercado de trabalho, muitos dos quais desempenham funções relevantes no mundo empresarial e institucional.

À sua oferta de licenciaturas junta-se a licenciatura e o doutoramento nas áreas de Ciências e Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Jurídicas. O número de estrangeiros recém-inscritos nos programas de mestrado da UPNA representa 18,7% do total de matrículas. Se a isto acrescentarmos que o número de doutorandos internacionais ronda os 24%, pode-se dizer que a UPNA supera largamente os valores médios da OCDE e da União Europeia (13,3% e 13,8% nos mestrados, respetivamente, e 22,4 % e 22,7% em doutorados, respectivamente).

Quer saber mais sobre o upna??? Visite o folder informativo a seguir:
------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------- https://bit.ly/folder-UPNA ----------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------

Vem e conhece a #UPNAExperience

---

Não esqueça que tem todas as informações na palma de sua mão através dos nossos canais de difussão no Telegram:

https://t.me/estudenaespanha
https://t.me/eduespanhanobrasil


Programa de bolsas parciais de estudos na Europa para 2022 e 2023

 

Encontram-se abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na Europa (Londres e Itália) para julho de 2022 e janeiro/julho de 2023, ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School para alunos do Rio de Janeiro.

O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional - objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

Neste momento, são oferecidos os seguintes programas: 

  • Contemporary Topics in Business Strategy**(Pearson College London)
  • International Management & Leadership** (CUOA Business School)
  • Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)
  • Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School)
  • Creativity, Innovation & Entrepreneurship ** (CUOA Business School)          

 

O programa na Pearson College London oferece um módulo de Business English gratuito.

**Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça

 Os cursos têm as seguintes características:

 - Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

 - Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.

 - Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 36 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 12 para Londres e 24 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para julho de 2022 e janeiro/julho de 2023.

Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.feausp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link:

https://international.ibs-americas.com/ub-europa-bloco-a1-13-10

O prazo se encerrará no dia 31 de outubro. 

 

Alteração de inscrições e data de inicio para o curso sobre História e Filosofia do Ensino Superior na África

 

A data e horário do Curso História e Filosofia do Ensino Superior na África, a ser ministrado pelo Professor Doutor Jamisse Taimo, foram adiadas para 11 de março a 29 de abril de 2022, das 8:00 às 12:00 (horário de Brasília/Brasil), às sextas-feiras. Conforme o calendário a seguir:
 
1ª Aula: 11 de março de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)
2ª Aula: 18 de março de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)
3ª Aula: 25 de março de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)
4ª Aula: 01 de abril de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)
5ª Aula: 08 de abril de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)
6ª Aula: 22 de abril de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)
7ª Aula: 29 de abril de 2022, das 08:00 às 12:00. (BRT)

 

O curso tem como objetivo, situar a África no debate sobre a Educação Superior. Especificamente o curso pretende aprofundar questões sobre  quatro grandes temas: i) a gênese da universidade na África, ii) Pesquisa e Ensino Superior no continente, iii) Governança, Políticas e Gestão das universidades, e iv) Educação Superior, Internacionalização e Globalização.

 

Por favor, encontre a seguir informações complementares sobre o curso:

 

1- Data limite de Inscrição: 24 de fevereiro de 2022.
2- Período das aulas: 11 de março a 29 de abril de 2022.
3- Horário das Aulas: 8h00 às 12h00 (sextas-feiras).
4- Carga-horária total: 45h. sendo 28 horas de aulas virtuais e 17h de atividades extras.
5- Idioma das aulas: Português.
6- Modalidade: Virtual.
7- Número máximo de participantes: 75.
8-Público-alvo: Professores Universitários e Gestores que atuam no setor de Relações Internacionais ou interessados no tema.
9. Serão emitidos certificados de participação.
 
As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital:

 

Clique aqui para visualizar o anexo com mais informações sobre o preço e programa.

 

Santander X Brazil Award

 

O Santander Universidades Brasil anuncia a 1ª edição do Santander X Brazil Award, programa de empreendedorismo idealizado para universitários empreendedores e startups com apoio técnico e econômico, dando uma assessoria personalizada para o lançamento e aceleração de seus projetos. As inscrições vão do próximo dia 27 de setembro até o dia 27 de outubro.

O Programa Santander Award, foi lançado com foco em apoiar o empreendedorismo brasileiro composto por 2 categorias principais: A categoria Launch, focada em universitários ou pós-graduado nos últimos 5 anos, que desejam apresentar sua ideia inovadora e conhecerem o universo do empreendedorismo.

Os inscritos passarão por uma primeira avaliação dos critérios de seleção e apresentação do protótipo da sua ideia. Os 100 pré-selecionados serão avaliados pela equipe organizadora do projeto, tendo a chance de serem escolhidos para os 10 semifinalistas e apresentarem o seu MVP, para uma banca avaliadora um pitch de 4 minutos em inglês para executivos do Santander e de mercado.

Para os 3 melhores projetos, o banco Santander dará um prêmio em dinheiro no valor de: 1º R$15.000 2º R$7.000 e 3º 5.000.

A categoria Accelerate é focada para Startups que deverão ser formadas por universitários, professores ou empreendedores da incubadora da universidade, que desejam apresentar sua empresa e alavancar seu negócio. As startups inscritas passaram for uma primeira avaliação dos critérios de seleção e apresentação dos projetos e produtos.

As 100 pré-selecionadas também serão avaliadas pela equipe organizadora do projeto, tendo a chance de irem para a semifinal entre as 10 melhores startups em uma apresentação para a banca de executivos do Santander e de mercado em um pitch de 4 minutos em inglês.

Para as 3 melhores Startups, o banco Santander dará um incentivo financeiro, para que possam acelerar seu negócio. Os prêmios serão para o 1º R$100.000 2º R$80.000 e 3º 50.000. Os 6 vencedores terão a oportunidade de participar do processo de seleção do Santander Global Award, competindo não só com empreendedores nacionais, mas com universitários e startups à nível internacional.

Programa Santander X Brazil Award:
Inscrições: de 29/09 até 25/10
Clique aqui para se inscrever!

 

Bolsas de Pós-Graduação do Governo da Cidade de Buenos Aires - Segunda Edição

 

O Consulado Geral da República Argentina no Rio de Janeiro tem o agrado de informar que o Governo da Cidade de Buenos Aires lançou pelo segundo ano consecutivo, junto com 19 Universidades da Cidade de Buenos Aires da Área Metropolitana e da Província de Buenos Aires, o programa de Becas de Pós-Graduação LATAM, dirigido a estudantes de toda América Latina.

Serão oferecidas 46 bolsas para estudantes do primeiro ano para realizar uma Especialização, Mestrado ou Doutorado em uma das Universidades que tenham convênio com Study Buenos Aires.

O programa oferece a possibilidade de efetuar a matrícula em um programa de Pós-Graduação e obter uma bolsa acadêmica completa, garantindo 100% da matrícula e parcelas.

Estão sendo disponibilizados mais de 159 programas distribuidos em 13 áreas de conhecimento diferentes.

Data limite para inscrição : 10 de novembro de 2021.

Para maiores informações favor acessar o link que segue, em português:

https://study.buenosaires.gob.ar/pt/articulos/view/Noticias/73

 

Inscrições para o seminário online: "Brazil and Goa relations: a shared history and current linkages"

 

O evento realizar-se-á em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Mumbai - Índia, a Lusophone Society of Goa – LSG, da Índia e  a University of Goa e contará com a ilustre participação do Embaixador Guilherme de Aguiar Patriota.
 
            Por favor, encontre a seguir informações adicionais sobre o Seminário:

      DATA: 14 de outubro de 2021.

      HORÁRIO: 10:00 AM ás 11:30 AM (BRT).

      ABERTURA:
 
  • Embaixador Guilherme de Aguiar Patriota - Consulado-Geral do Brasil em Mumbai.
     
       PALESTRANTES:
 
  •  Professora Aparajita Gangopadhyay - Centro de Estudos Latino-Americanos da Goa University.
     
  • Professor Bruno Feitler - Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
 
 
        DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: 13 de Outubro de 2021, até às 17:00 (horário de Brasília-DF).
 
                As inscrições deverão ser realizadas por meio do formulário:   
                          https://form.jotform.com/212733974710053
 
 
        O Seminário será gratuito e transmitido em inglês por meio do canal do GCUB no Youtube.

 

 

Santander Universidades | Bolsas, eventos & mais

 

CANNES LIONS LIVE SHOW - UNIVERSILIVE

No mês de junho/2021 aconteceu a 67º edição do evento Cannes Lions Creativity Festival, o maior evento mundial da indústria criativa.

A representante do festival no Brasil é a ATP Content, que reúne os principais e mais premiados cases reunindo todos os insights em um road show pelo país.

Na impossibilidade da realização de eventos presenciais, a apresentação será totalmente virtual, o Virtual Show levará a estudantes universitários os cases mais premiados e reflexões sobre o conteúdo gerado pelo festival este ano. A apresentação marcará também o lançamento do projeto UniversiLive, uma série de Lives para o público universitário.

O Santander está patrocinando o evento!

Data: 09/09/2021 das 17h às 19h

Link de acesso Youtube (alunos): https://bit.ly/canneslionsliveshow21

Se você é coordenador ou professor e deseja participar, se inscreva: https://www.bit.ly/CannesLionsLiveShow2021

 

Bolsas Santander Competências | Santander CPA-20 2021

O programa Santander CPA-20 2021 tem como objetivo capacitar pessoas para a certificação CPA-20 da ANBIMA - destinada à profissionais que atuam ou desejam atuar no mercado financeiro, principalmente na distribuição de produtos de investimento.

Os candidatos passarão por um teste de lógica e perfil e os 1.500 melhores ranqueados serão contemplados com um curso preparatório online da Cursos Edgar Abreu para a prova de certificação CPA-20 da ANBIMA.

O Santander arcará com o custo da prova de certificação dos 500 alunos que tiverem o melhor desempenho durante o curso.

É uma ótima oportunidade de ingresso no mercado de trabalho!

Inscrições até 20/09

Link: https://app.becas-santander.com/pt-BR/program/santandercpa20

 

Bolsas Santander Competências | Santander Digital 2021

O Santander Digital 2021 irá transformar pessoas em especialistas de UX Design ou Marketing Digital por meio de cursos interativos da Tera liderados pelos melhores profissionais da indústria digital. Ao vivo, de onde estiver.

Todos os inscritos terão acesso ao Pocket Bootcamp que consistirá em 4 encontros online com duração de 2h cada e trará conteúdo introdutório do respectivo curso escolhido pelo candidato no momento da inscrição. Aqueles que participarem das aulas e realizarem a prova ao final, receberão certificado.

Os 150 melhores nas etapas de seleção do programa serão contemplados com uma formação completa em UX Design ou Marketing Digital, com duração de até 6 meses.

Inscrições até 26/09

Link: https://app.becas-santander.com/pt-BR/program/santanderdigital2021

 

Festival SPFW (São Paulo Fashion Week) + Regeneração: Encontros Criativos

SPFW+ Regeneração será palco de quatro encontros criativos entre estilistas e convidados de diversas áreas que vão debater sobre temas como: consciência, alimento, coletividade e racialidade. O processo criativo a partir desses encontros, resultará em instalações artísticas e desfiles que ocuparão a cidade.

O primeiro acontece no dia 09/09 ás 19h, com a presença de Ronaldo Fraga e Neka Menna Barreto, abrindo discussões sobre os sentidos da roupa e da comida como alimentos de desejos.

EVENTO GRATUITO | Vagas Limitadas

Link: spfw.com.br/encontro-criativo

 

Inscrições abertas para o 3º Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT

No âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o GCUB e a Educational Testing Service – ETS, organização responsável pelos exames TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, serão realizadas mais duas sessões do 3º Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test.

Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.
 
workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
2ª Sessão: Speaking + Writing.
 
 
Informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
  1. workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
  2. Datas: 12 de agosto e 19 de agosto de 2021.
     
  3. Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (horário de Brasília).
     
  4. Carga-horária total: 4 horas.
     
  5. Data limite para inscrições: 09 de a gosto de 2021, até às 18:00 (horário de Brasília-DF).
     
  6. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  7. Número de vagas disponíveis: não há limitação ao número de vagas..

 

Para se inscrever, preencha o formulário no link abaixo. Para acessá-lo, você deve utilizar seu e-mail institucional pessoal.

Formulário de Inscrição

 

 

Bolsas de requalificação - Universidad de Sevilla

 

A Universidade de Sevilha lançou uma chamada para candidaturas a bolsas no âmbito da requalificação do sistema universitário espanhol para 2021-2023. Estas bolsas destinam-se a permitir à universidade melhorar a qualidade do ensino no que diz respeito à formação de jovens médicos, à requalificação do pessoal através da promoção da mobilidade do corpo docente e pesquisadores, e à atração de talentos internacionais.

Os valores concedidos a cada beneficiário serão distribuídos da seguinte forma:

a. Bolsas Margarita Salas. Uma bolsa de mobilidade de € 3.500 brutos/mês para estadias no estrangeiro e de € 2.800 brutos/mês para estadias na Espanha. No caso de estadias completas na Universidad de Sevilla, será celebrado um contrato de acesso à SECTI, com um custo total do contrato, incluindo a contribuição previdenciária do empregador, de € 33.600/ano. Nos mesmos termos, será celebrado um contrato de acesso à SECTI durante o ano de regresso, caso o regresso se dê na Universidad de Sevilla.

b. Bolsa para reciclagem de professores universitários. O subsídio será equivalente ao vencimento anual bruto (vencimento de base mais subsídios correntes) do beneficiário à data de atribuição do subsídio, acrescido de um prémio de mobilidade adicional de vinte por cento desse vencimento bruto.

c. Bolsas María Zambrano. Um contrato de Pesquisador Distinto será feito para a duração da estada concedida. O custo total do contrato, incluindo as contribuições para a segurança social da empresa, será de 48.000 €/ano.

Em todos os casos, os beneficiários receberão também um pagamento único de € 3.500 a título de subsídio de recolocação, que pode ser utilizado para pagar o seguro obrigatório. Os candidatos devem se inscrever antes das 15:00 (CEST) do dia 20 de julho de 2021, preenchendo o formulário padrão de inscrição disponível aqui, juntamente com todos os documentos exigidos, por meio do gerenciador de inscrições.

Encontre todos os detalhes da chamada para inscrições em inglês aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Universidad de Sevilla.

 

Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação nas Profissões de Saúde (MAPS) - Universidade do Minho

 

A Escola de Medicina da Universidade do Minho apresenta o seu mais recente Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação nas Profissões de Saúde (MAPS), 

Este ciclo de estudos é um programa de 2 anos que inclui uma sessão residencial (2 semanas) focada no desenho e gestão do projeto, seguida de um componente de ensino à distância que permite aos participantes conjugar o mestrado com a sua atividade profissional. 

Mais informação em: http://maps.med.uminho.pt/

As candidaturas encontram-se abertas e qualquer questão poderá ser enviada para international.office@med.uminho.pt

 

 

II Fórum Virtual "O novo acordo regional: desafios e oportunidades para sua implementação"

 

O II Fórum Virtual "O novo acordo regional: desafios e oportunidades para sua implementação" será realizado no âmbito das ações destinadas a promover a ratificação do Novo Acordo Regional para o Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas na América Latina e no Caribe. O encontro contará com a participação dos especialistas Olda María Cano de Araúz, vice-reitora da Universidade Autônoma de Chiriquí (Panamá); Carmela Chávez Irigoyen, especialista em Sistemas Educacionais Comparados da Superintendência Nacional de Educação Superior Universitária do Peru (SUNEDU, Peru); Oscar Garrido, presidente do OUI e reitor da Universidade de Los Lagos (Chile); David Julien, Secretário-Geral Executivo da Organização Universitária Interamericana (OUI) e Miriam Nicado, Reitora da Universidade de Havana (Cuba).


Os especialistas convidados discutirão várias questões, incluindo:

  • Por que persistem preconceitos sobre qualificações estrangeiras legitimamente emitidas e conferidas por instituições devidamente credenciadas por seu órgão nacional de garantia da qualidade, e como a ratificação da Nova Convenção pode nos ajudar?
  • Que boas práticas em termos de reconhecimento são reconhecidas na região e podem fazer parte do Novo Acordo Regional?
  • Por que a ratificação da Nova Convenção Regional e da Convenção Global custou tanto?
  • Que fatores prevalecem na escolha do destino do estudo?
  • Que papel poderia ter o Novo Acordo Regional para o reconhecimento das alternativas de credenciamento que se obtêm via MOOCs, nano graduações, distintivos digitais, bootcamps, para onde estão se dirigindo as universidades mais progressistas?

 

 

Inscrições abertas para o 2º Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT

 

No âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o GCUB e a Educational Testing Service – ETS, organização responsável pelos exames TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, serão realizadas mais duas sessões de Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test.

Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.

O workshop abordará os seguintes tópicos:

1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
2ª Sessão: Speaking + Writing.


Informações adicionais e orientações sobre o evento:

O workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.

Datas: 24 de junho e 1º de julho de 2021.

Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (horário de Brasília).

Carga-horária total: 4 horas.

Data limite para inscrições: 21 de junho de 2021, até às 18:00 (horário de Brasília-DF).

Público-alvo:  Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos de Instituições de Ensino Superior.

Não há limite de vagas. 

Para se inscrever, preencha o formulário no link abaixo. Para acessá-lo, você deve utilizar seu e-mail institucional pessoal.

Formulário de Inscrição

 

  

Pesquisa sobre “As Universidades da América Latina e do Caribe no enfrentamento à Covid-19” - UDUAL

 

A CRI vem divulgar a pesquisa sobre “As Universidades da América Latina e do Caribe no enfrentamento à Covid-19” realizada pela Unión de Universidades de América Latina – UDUAL, parceira do GCUB.
 
A pesquisa tem como objetivo de elaborar um diagnóstico sobre a situação das Universidades da América Latina e do Caribe, durante a pandemia e está dividida em duas partes: 1. Situação Social 2.Violência de Gênero.
 
Ao finalizar a sessão da Situação Social, automaticamente aparecerá um link com o questionário sobre a Violência de Gênero.
 
A pesquisa está dirigida a estudantes de gradução e de pós-graduação e professores, de todas as áreas do conhecimento.
 
O questionário estará disponível na página web encuestaudual.unam.mx/ dos dias 1° de junho a 15 de agosto de 2021, e poderá ser respondido em espanhol, português, inglês ou francês.
  
Informações adicionais podem ser encontradas no documento anexo.
Em caso de dúvidas, comentários ou esclarecimentos, entre em contato com um dos seguintes e-mails:
 

  

Baixar anexo

 

Bolsas para cursar Masters Oficiais na Universidade de La Rioja 2021

 

Esta Convocatória está financiada pelo Governo de La Rioja, através da Conselho para a Igualdade, Participação e Agenda 2030 da Universidade de La Rioja.

Prazo de solicitação: até o dia 14 de junho de 2021 ás 23:59 horas (GMT/UTC+02:00) Madrid.

Nº de vagas convocadas: 10.

Valor das Bolsas: Os beneficiários receberão uma ajuda econômica no valor máximo de 9.000 euros que será destinada para pagar os gastos derivados dos seguintes conceitos:

  • Ajuda para deslocamento e instalação: 1.000 euros.
  • Ajuda para alojamento e manutenção: 800 euros por mês até no máximo 10 mensalidades.

Dirigido a: professores, pesquisadores ou formados das Universidades da América Latina associadas à AUIP que estejam interessados em realizar um Master oficial na Universidade de La Rioja durante o ano acadêmico 2021-2022.

Mais informações: http://auip.org/es/becas-auip/2264

 

Bolsas para a realização da Tese Doutoral na Universidade de Málaga 2021

 

Com o propósito de impulsionar a pesquisa e a cooperação internacional através da formação de estudantes de doutorado, a Universidade de Málaga, através da Pró-reitoria de Estudos de Pós-graduação, e em colaboração com a Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação (AUIP), oferece um programa de bolsas com o objetivo de favorecer a mobilidade internacional e, especialmente, a elaboração de teses em regime de coorientação.

Prazo de solicitação: até o dia 1 de julho de 2021 às 23:59 horas (GMT/UTC+02:00) Madrid.

Nº de Vagas convocadas: 5.

Quantia das Bolsas: As bolsas cobrem as taxas de matrícula como estudante de Doutorado, e proporcionam uma ajuda em espécie para sufragar os gastos de transporte, alojamento e manutenção por um período mínimo de 9 meses e por um valor máximo de 6.000 euros.

Dirigido a: professores, pesquisadores, ex-alunos e estudantes de pós-graduação vinculados a universidades latino-americanas associadas à AUIP que estejam interessados em realizar com aproveitamento uma estada durante o curso acadêmico 2021-2022 para desenvolver trabalhos de pesquisa orientados à elaboração de tese de doutorado.

Mais informações: http://auip.org/es/becas-auip/226

 

Resultado - Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT

 

Devido ao alto número de interessados em participar do workshop, o GCUB e a ETS decidiram por aumentar o número de vagas disponíveis.

Clique aqui para acessar a lista de selecionados para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test.

 

Bolsas de Parceria de Pesquisa 2021 na Suíça

 

Em seu papel de Leading House para a Região da América Latina, a Universidade de St.Gallen na Suíça através de seu Centro Latinoamericano-Suizo (CLS HSG) abre a seguinte chamada:

 

Bolsas de Parceria de Pesquisa 2021 (link)

O objetivo das Bolsas de Parceria de Pesquisa (RPGs) é fortalecer ou iniciar um intercâmbio científico entre pesquisadores e instituições suíças e latino-americanas.

Elas podem ser usadas para desenvolver propostas de projetos conjuntos a serem apresentados a grandes agências de financiamento na América Latina, na Suíça e na Europa.

 

Orçamento:      CHF 10'000 a CHF 25'000

Data limite:       25 de junho de 2021

 

FAQ:                em 3 de junho de 2021, 16:00 (CET), será realizada uma sessão de FAQ onde você poderá fazer perguntas individuais que não são respondidas pelos documentos disponíveis. 

As responsáveis pelo programa tentarão responder qualquer uma de suas perguntas às quais as informações fornecidas no CallGrant Guidelines ou FAQ do website não respondem.

 

Inscrições abertas para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT

 

No âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o GCUB e a Educational Testing Service – ETS, organização responsável pelos exames TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, serão realizadas mais duas sessões de Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test.

Nesse workshop, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.
 
workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
2ª Sessão: Speaking + Writing.
 
 
Informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
  1. workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
     
  2. Datas: 27 de maio e 03 de junho de 2021.
     
  3. Horário das sessões: 16:00 às 18:00 (horário de Brasília).
     
  4. Carga-horária total: 4 horas.
     
  5. Data limite para inscrições: 21 de maio de 2021, até às 18:00 (horário de Brasília-DF).
     
  6. Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  7. Número de vagas disponíveis: 95.
     
  8. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O GCUB considerará as horas, minutos e segundos.

 

Para se inscrever, preencha o formulário no link abaixo. Para acessá-lo, você deve utilizar seu e-mail institucional pessoal.

Formulário de Inscrição

 

TOEFLiBTSkillBasedWorkshop.png

 

 

Chamada para a Criação de Colégios Doutorais Tordesilhas

 

A chamada para o recebimento de propostas para a criação de novos Colégios Doutorais Tordesilhas está aberta até 30 de abril de 2021.

Nos acordos em anexo (versões em português e espanhol), é possível consultar as regras gerais para a criação de um Colégio Doutoral Tordesilhas.

As universidades parceiras interessadas em formar um novo CDT deverão preparar um Acordo Específico descrevendo sua proposta (podem consultar Acordos Específicos de CDTs existentes em www.grupotordesillas.net)

De acordo com a capacidade financeira do Grupo Tordesilhas, seu Comitê Coordenador decidirá quanto financiará e quantos CDTs poderão ser aprovados. A seleção dos CDTs a serem financiados dependerá do escopo do projeto, do plano das obras propostas, da utilização do financiamento e dos resultados esperados em termos de publicações, conteúdos pedagógicos on-line ou cursos em e-learning e co-tutela a ser realizada.