Você está aqui: Página Inicial / Livros Publicados

Livros Publicados

A coordenadora do Laboratório, Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima tem divulgado suas pesquisas através das seguintes publicações:

O Patrimônio Industrial do Rio de Janeiro: Portuária, São Cristóvão e Praça da Bandeira: um diálogo possível com ocupações artístico-culturais socialmente inclusivas

Evelyn Furquim Werneck Lima 
Rio de Janeiro: Loope Editora Ltda / FAPERJ, 2024.

abstract
The book investigates Rio's industrial heritage and its architecture, seeking to identify deactivated warehouses in poor condition located in areas peripheral to the historic centre of Rio de Janeiro aiming to promote their occupation with artistic-cultural use, taking inspiration from analysis of successful experiences abroad and in Brazil. It consists of analysing the occupation of the port neighbourhoods and Greater São Cristóvão, extending to Bandeira Square, socio-anthropological research on the resident population, a survey on artistic-cultural groups in the mentioned regions, and the identification and selection of three industrial warehouses to be restored and reconverted, one of them being the subject of a study to carry out its conservation.The book proposes to start the debate for the occupation of at least one of the warehouses by cooperatives/collectives of artists, encouraging social inclusion and the reuse of the warehouse to be reactivated.

 

Edifícios Teatrais Contemporâneos. Impactos urbano-ambientais e sociais nas cidades

Evelyn Furquim Werneck Lima 
Rio de Janeiro: Contracapa/Faperj, 2022.

Abstract
This book examines and discusses contemporary theatre buildings of different scales, classified according to five groups: theatre buildings in mega-projects, readaptations of old buildings of cultural value as theatre spaces, popular theatre buildings, theatre buildings in adapted industrial/agricultural structures and ephemeral and / or experimental theatres. In each case study, three axes of investigations relating to contemporary theatrical architecture were evaluated; the process of inserting these structures into the urban fabric of cities; to the urban, economic, environmental and social impacts of cultural facilities that have concert halls or are individually theatrical spaces. The proposal was to investigate, from the perspective of the performing arts, how culture can improve or negatively impact the “lived space”, a dimension that means the world as it is experienced by human beings in their daily lives, and how the case studies show in different ways in the urban and social fabric, according to urban practices applied to strategies of political or economic power, and with the tactics of the users themselves, always non-passive consumers, to appropriate theatrical buildings. I investigated, with the help of numerous scientific initiation students throughout the research and eventually two postgraduate students, the following theatre buildings: Opera da Bastille, Casa da Música do Porto, Cidade das Artes, in the category of mega-projects. Teatro Oficina, Teatro Poeira, Teatro Oscar Niemeyer, Teatro Raul Cortez, Théâtre de la Colline, Teatro Sesc Jacarépagua, and Teatro Imperator no Meier, in the popular theatres category. Teatro Sesc da Pompeia, Teatro Engenho de Piracicaba and Sala São Paulo in the adaptations to industrial or railway structures category. Finally, I analysed The Shed, the São Paulo Container Theater and the Fernando Torres Cultural Arena, in the ephemeral buildings category.

 

Cena, Dramaturgia e Arquitetura:instalações, encenações e espaços sociais

Kátia Rodrigues Paranhos, Evelyn Furquim Werneck Lima e Vera Colaço (orgs.) 
Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

 

capa

Entre Arquiteturas e Cenografias: A arquiteta Lina Bo Bardi e o teatro

Evelyn Furquim Werneck Lima e Cássia Maria Fernandes Monteiro.
Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2012.184 p. ISBN 978-85-7740-122-2

Partindo de escritos, desenhos e edifícios, as autoras realizam uma análise da produção da arquiteta ítalo –brasileira Lina Bo Bardi, tanto no que se refere à arquitetura teatral quanto às cenografias para diversas peças e para o cinema. O livro analisa a arquitetura dos espaços teatrais idealizados e, sobretudo, atribuem juízo de valor principalmente aos desenhos e aquarelas que precediam as obras, pois Lina Bo Bardi, além de arquiteta, era artista em toda a extensão da palavra. As autoras desenvolvem com rigor uma análise crítica dos métodos adotados por Lina Bo Bardi nas propostas de readaptação de edifícios para o uso teatral, revelando o conhecimento profundo que a arquiteta tinha sobre o método de restauro crítico no campo do Pastrimônio Cultural. No que se refere à cenografia, o livro enfoca os trabalhos realizados pela arquiteta desde os anos 1960, quando fez cenários para obras de Brecht e Camus, quase sempre comprometidos com suas posições políticas, até os anos 1980, ocasião em que deu o Surrealismo e o Tropicalismo se pronunciavam nas criações da arquiteta para os filmes cuja direção de arte realizou entre 1969 e 1970.

 

Arquitetura, Teatro e Cultura: Revisitando espaços, cidades e dramaturgos do século XVII

Evelyn Furquim Werneck Lima (org)
Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2012. 244p. ISBN 978-85-7740-133-8

O livro, decorrente da pesquisa homônima, versa sobre as relações entre a arquitetura do edifício teatral elisabetano, dos corrales do Século de Ouro espanhol e dos primeiros palcos franceses do século XVII, estabelecendo um estudo comparativo entre estes espaços teatrais em Londres, Madri e Paris. Considerando um recorte temporal que abrange de 1580 a 1680 - posto que os primeiros palcos públicos nas três cidades datam do final do século XVI e que, nas últimas décadas do XVII, as salas de espetáculo adotam definitivamente o modelo à italiana, investigamos o teatro redondo ou poligonal em torno de um pátio, recorrente em Londres no período elisabetano, os jeux de paume franceses e os corrales espanhóis. A documentação escrita, iconográfica e cartográfica possibilitou analisar a arquitetura teatral da época, estabelecer os princípios arquiteturais utilizados, bem como as referências à ocupação do solo urbano nas três capitais. Percebeu-se haver nos edifícios teatrais daquelas capitais européias, todos eles adaptados utilizando formas e usos anteriomente existentes, o “espaço encontrado”, tão caro aos estudiosos contemporâneos. Colaboraram também Roger Chartier, Franlyn Hildy, Wolfgang Bock, Georges Forestier, Jan Clarke, Walter Lima Torres, Andre Carreira e Esteban Celedon, parceiros internacionais e nacionais da pesquisa.

 

Estudos Teatrais: GT História das Artes do Espetáculo/ABRACE

Andre Carreira & Eveyn Furquim Werneck Lima (org.).
Florianópolis: Ed. UDESC, 2009. 167p.
ISBN 978-85-61136-22-2

O livro tem como principal objetivo consolidar e fazer circular os resultados das pesquisas do Grupo Interinstitucional que investiga a História do Espetáculo no âmbito da Associação Brasileira de Artes Cênicas

 

Espaço e Teatro - do edifício teatral à cidade como palco

Org.: Evelyn Furquim Werneck Lima. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 246p.: il. ISBN 978-85-7577-473-1

As analogias entre o teatro e a cidade são muitas: por um lado, os atores urbanos são personagens e espectadores de um complexo drama, reencenado dia-a-dia em meio ao espaço público; por outro, os espetáculos teatrais metaforizam as tragédias e comédias da nossa realidade social e individual.
Os artigos aqui reunidos irão interessar a todos os profissionais envolvidos com arquitetura, urbanismo, sociologia e artes dramáticas. Entre os temas discutidos, destacam-se: os espetáculos de rua; a arquitetura teatral desenvolvida por Lina Bo Bardi; a cidade-solidão apresentada pela coreógrafa Pina Bausch; um estudo da cidade do Rio de Janeiro à luz da obra de Nelson Rodrigues; as inter-relações entre espaço cênico e espaço urbano, e as relações entre o corpo e a cidade, entre outros. Na dinâmica geografia das relações humanas, estes textos nos ajudam a perceber a importância do espaço urbano nas representações teatrais, bem como a do teatro nas construções sociais, partindo dos edifícios teatrais ou dos espaços alternativos capazes de transformar a cidade num verdadeiro palco.

::SUMÁRIO

 

Espaço e Cidade: conceitos e leituras

Evelyn Furquim Werneck Lima e Miria Roseira Maleque.
2ª edição , Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. 184 p. ISBN 978-85-7577-443-4

Com o objetivo de abrir a discussão crítica sobre o espaço urbano – enfocando paradoxos, complexidades, gestão de espaços públicos , caminhos para a preservação do patrimônio cultural e possíveis soluções para problemas de tranporte urbano, a obra Espaço e Cidade apresenta uma coletânea de ensaios e artigos que interessa a todos que se preocupam com a qualidade de vida urbana.

 

Arquitetura e Teatro: o edifício teatral de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc

Evelyn Furquim Werneck Lima e Ricardo José Brügger Cardoso.
Rio de Janeiro: Contra Capa/FAPERJ, 2010.
ISBN 978-85-7740-078-2.

Entrevista com os autores no lançamento

 

Das Vanguardas à Tradição - arquitetura, teatro & espaço urbano

Evelyn Furquim Werneck Lima.
Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
ISBN 85-7577-269-4.
Apoio FAPERJ.

 

Cultura, Patrimônio e Habitação - possibilidades e modelos

Org: Evelyn Furquim Werneck Lima e Miria Roseira Maleque.
Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. (Cidade, arquitetura e saber; v. 2). ISBN 85-7577-128-0.

 

 

Espaço e Cidade - conceitos e leituras

Org: Evelyn Furquim Werneck Lima e Miria Roseira Maleque.
Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. (Cidade, arquitetura e saber; v. 1). ISBN 85-7577-129-9.

::IMAGEM

 

O Percevejo - Revista de Teatro, Crítica e Estética. n 10. Teatro Brasileiro nos anos 40
Org.: Evelyn Furquim Werneck Lima

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Teoria do Teatro.
Programa de Pós-Graduação em Teatro. N.10, 2001.

ISSN N.0104 - 7671.

::SUMÁRIO

 

Arquitetura do Espetáculo - Teatro e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia

Evelyn Furquim Werneck Lima.
Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. 
ISBN 85-7108-235-9.

Recebeu o prêmio IAB 2000

 

Avenida Presidente Vargas: uma drástica cirurgia

Evelyn Furquim Werneck Lima.
Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura (2a. edição). Biblioteca Carioca v. 12. 1995
ISBN 85-85096-15-0

 

 

Avenida Presidente Vargas: uma drástica cirurgia

Evelyn Furquim Werneck Lima.
Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura (1a. edição). Biblioteca Carioca v. 12, 1990.
ISBN 85-85096-15-0

O manuscrito recebeu o prêmio Olga Verjovski 1988