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PROPOSTA EDUCATIVA SOBRE USO DE MEDICAMENTO DE ALTA VIGILÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Produção de ROBERTA FLECHER BARBOSA TEODORO

Objetivo: Desenvolver uma proposta de intervenção educativa sobre segurança do paciente no uso de medicamentos de alta vigilância para profissionais de saúde de unidades hospitalares de terapia intensiva.

Método: Estudo quantitativo, descritivo, com análise exploratória da distribuição Qui-quadrado das variáveis obtidas antes e depois da aplicação da intervenção em um hospital privado de grande porte localizado na cidade de Niterói/RJ. Utilizou-se o método de amostragem não-probabilística por conveniência. Participaram do estudo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade de terapia intensiva geral. Foi realizado treinamento com multiplicadores sobre o protocolo de segurança “Prescrição, uso e administração de medicamentos” do Ministério da Saúde (BRASIL, 2013e) adaptado para a utilização de opioides, acrescido da utilização da ferramenta lúdica para revisão e fixação do assunto.

Resultados: Foram analisadas as competências advindas da intervenção educativa, através da medição das notificações de incidentes relacionados ao tema e da Pesquisa de cultura de segurança do paciente. Os resultados obtidos foram comparados com os anteriores à intervenção, constatando-se que houve aumento de 50% na notificação de incidentes envolvendo opioides e que os colaboradores se demonstraram uma cultura mais rigorosa quanto à segurança do paciente.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: Foi realizada a intervenção educativa através do treinamento com multiplicadores seguido da utilização de atividade lúdica sobre segurança do paciente com ênfase nos medicamentos opioides. Constatou-se impacto positivo na unidade estudada favorecendo as notificações de incidentes e a cultura de segurança, o que torna pertinente sua utilização para a educação profissional dos participantes envolvidos.

Autor(a): Roberta Flecher Barbosa Teodoro

Orientador(a): Danielle Galdino de Paula

Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13433