Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Ações de extensão 2021

Ações de extensão 2021

1 - Projeto de Extensão Café com Arquivo: o documento em debate

Coordenadora: Fernanda da Costa Monteiro Araujo

Resumo: Através da parceria estabelecida entre a UNIRIO e a FGV CPDOC, o objetivo é promover conversas e encontros entre graduados, pós-graduandos e profissionais da área de Arquivologia, História, Memória e Preservação a fim de aproximar as experiências profissionais e as atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito da pós-graduação e da comunidade em geral (inclusive para profissionais já formados ou para todos que se interessam pelos temas abordados), proporcionando assim a divulgação de pesquisas em andamento e o aumento da interlocução entre professores, profissionais e alunos.

2 - Projeto de Extensão - Oficinas Práticas em Arquivologia.

Coordenadora: Mariana Lousada

Resumo: Este projeto tem como finalidade oferecer a comunidade arquivística e alunos de graduação em Arquivologia, oficinas práticas de planejamento, tratamento, organização e difusão de documentos de arquivo em diferentes contextos, visando a colaboração na formação e atualização profissional de arquivistas e profissionais que atuam nos arquivos. 

3 - Projeto de Extensão - Cinema e Educação: a inclusão social dos cidadãos entre ficção e documentários através do CineArquivoUnirio

Coordenadora: Rosale de Mattos Souza

Resumo: Este projeto visa problematizar a presença ou ausência dos filmes documentários de arquivos como instrumentos da didática e da educação, como documentos arquivísticos junto às universidades, levando à reflexão da pesquisa e do ensino. Existem diversas categorias de filmes, entre as principais se encontram os filmes de ficção, os cine-jornais e os filmes documentários. No caso do filme documentário existem o documentário expositivo, o documentário observacional, o documentário interativo e reflexivo, os de pontos de fuga, e o documentário institucional, nos quais se pode observar se os documentos e os arquivos são protagonistas ou coadjuvantes nos filmes e como são percebidos pelos docentes, discentes e pesquisadores, intra e extramuros. Por extensão, existem questões que são paralelas e pertinentes, como a questão da identidade social e a memória, a autenticidade e fidedignidade do documento audiovisual e suas noções de representação e de verdades, as relações dos filmes com a história e a sua contribuição para a reflexão e a consciência social. Metodologia teórica ou arcabouço teórico com a arquivística audiovisual e dos filmes como fonte da história.  Metodologia empírica: Participação em redes sociais - Facebook com matérias, notícias, indicações de filmes, entrevistas com profissionais e pesquisadores de audiovisuais e filmes. Como resultados temos publicações em periódicos de extensão e eventos arquivísticos. 

4 - Projeto de Extensão - Colóquio Revis-Arq

Coordenadora: Anna Carla Almeida Mariz

ResumoO grupo de pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória, é certificado no CNPq desde dezembro de 2014 e possui cerca de quatorze (14) integrantes. Com o colóquio, visa apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade os resultados obtidos pelas pesquisas realizadas pelo grupo além de promover debates e reflexões acerca dos registros visuais - audiovisuais e iconográficos, sonoros e digitais na condição de documento de arquivo. O evento apresenta-se como espaço de intercâmbio científico-cultural entre discentes, profissionais e docentes da área, através da troca de experiências e conhecimento entre os participantes. Desta forma, o colóquio REVIS-Arq se configura-se em um instrumento para a divulgação da ciência. Primeira edição em 2017, segunda edição em 2018, terceira edição em 2019 e quarta em 2020

5 - Projeto de Extensão - A história da Arquivologia Brasileira em imagens

Coordenadora:  Anna Carla Almeida Mariz

Resumo: O projeto tem o intuito de disponibilizar o acesso a um acervo que vem sendo acumulado sobre diversos eventos da Arquivologia na Unirio em especial, mas também em outras instituições. O conjunto desses eventos é representativo da história da Arquivologia da Unirio e também da Arquivologia brasileira. O primeiro acervo a ser trabalhado é o de gravações em imagens em movimento do evento Jornada Arquivística ? o evento com maior número de edições da Arquivologia Brasileira. Foram acumuladas gravações brutas geradas ano após ano, ao longo de várias edições, que serão preparadas e disponibilizadas ao público, para consulta, para divulgação da área, da Escola, da Unirio, e para possíveis contribuições em outros projetos atuais e futuros dentro e fora da UNIRIO. A disponibilização na internet pretende aumentar a possibilidade de acesso, consulta e uso pelas pessoas que tiverem interesse e pretendam ter contato com o conhecimento gerado nesses eventos. Em seguida serão trabalhados outros materiais, sempre com o objetivo de difundir à comunidade acadêmica e à sociedade os acervos gerados e acumulados pelas pesquisas realizadas e em desenvolvimento, pelo grupo de pesquisa de Registros visuais e sonoros: Arquivo e Memória (Revis-Arq).