PROJETOS DE ENSINO 2021
1 - Projeto - As organizações e os arquivos: o lugar dos serviços arquivísticos
Coordenadora: Fernanda da Costa Monteiro Araujo
Resumo: O presente projeto tem por atribuição discutir o lugar dos serviços arquivísticos e o seu funcionamento na perspectiva dos profissionais e dos regimentos que os definem, aproximando os alunos do real trabalho desenvolvido em setores de arquivo. Outra preocupação do então projeto é analisar os regimentos e estruturas dos serviços arquivísticos. Não há um modelo universal de estrutura organizacional de serviço arquivístico. O melhor é aquele que atende às características da organização à qual o serviço arquivístico encontra-se subordinado, além de refletir o mais precisamente possível as funções básicas de um serviço arquivístico. A melhor estrutura organizacional de um serviço arquivístico não é necessariamente a maior e mais detalhada. O regimento ou outro dispositivo legal que defina as atribuições do serviço arquivístico não é um manual de atuação administrativa ou técnico-científica. Tampouco é um programa de trabalho. O objetivo é observar a vinculação do serviço arquivístico dentro da estrutura geral das organizações. Em que área da organização o serviço arquivístico deve ser vinculado? Após a análise dos regimentos, organogramas e outras informações, é necessário atentar para os seguintes aspectos: As funções arquivísticas e administrativas são as necessárias para um serviço arquivístico? Faltam funções arquivísticas e administrativas? Quais? Por que? Há funções arquivísticas e administrativas em demasia? Quais? Por que?Dessa forma poderemos refletir sobre a real situação e trabalho desenvolvido nos serviços arquivísticos e qual a sua relação com a organização como um todo.
2 - Projeto - Fundamentação teórica da Arquivologia: aprendendo e ensinando com a epistemologia do campo e a interdisciplinaridade
Coordenadora: Rosale de Mattos Souza
Resumo: O presente Projeto de Ensino tem por objetivo dar apoio à disciplina “Arquivologia e Ciência da Informação”, do curso de Arquivologia, a ser ministrada pela Profa. Dra. Rosale de Mattos Souza. Trata-se de uma disciplina voltada à fundamentação teórica e epistemológica do campo, verificando seus principais marcos teóricos, analisando a Arquivologia pré-paradigmática, paradigmática e pós-paradigmática com a quebra de paradigmas da era pós-industrial, da pós-modernidade e da ciência contemporânea, sem desconsiderar a convivência com práticas e períodos tradicionais. A disciplina traça a trajetória dos usos dos arquivos, dos arquivistas e dos impactos das tecnologias da informação e comunicação, levando os alunos a refletirem, comparando a Arquivologia com outras disciplinas fronteiriças às questões disciplinares e interdisciplinares voltadas ao(s) seu(s) objeto (s), objetivos, metodologias, terminologia, princípios e características. Finalmente, visa promover no corpo discente um olhar crítico sobre a área como campo de conhecimento, levando-os a uma ecologia cognitiva (conhecimento circular) diante dos desafios das tecnologias da informação e da comunicação, a compreender as diversas correntes de pensamento da Arquivologia e da Ciência da Informação, e incentivando a participação em eventos e produtos da área como congressos, eventos e publicações técnicas. Como resultados temos publicações e eventos arquivísticos.
3 - Projeto - Documentos iconográficos e audiovisuais nos arquivos
Coordenadora: Anna Carla Almeida Mariz
Resumo: A disciplina tem como um dos focos a necessidade de a Arquivologia se voltar mais para os fenômenos contemporâneos, que já afetam e afetarão cada vez mais os arquivos no futuro, mas que ainda não são o objeto de principal atenção da área. Os documentos audiovisuais e iconográficos registram momentos e passam a ser, além de registros, fontes de memória e pesquisa. Desde a massificação da fotografia como forma de registro, tornaram-se de extrema importância para a memória familiar, institucional e, até mesmo, estatal. Pela frequência que os documentos iconográficos e audiovisuais aparecem nos arquivos, é fundamental que os alunos tenham amplo acesso a esse conteúdo.