Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sustentabilidade: PROAD anuncia início de funcionamento das usinas fotovoltaicas e alcance de economicidade.

Sustentabilidade: PROAD anuncia início de funcionamento das usinas fotovoltaicas e alcance de economicidade.

A PROAD apresenta a instalação do sistema de geração de energia solar na UNIRIO, fruto do contrato n° 04/2020, celebrado após estudos e tratativas entre a Pró-Reitoria, a Coordenação de Engenharia, a empresa contratada e empresas fundamentais na implementação do projeto (a exemplo da concessionária de energia elétrica, Light S/A).

Instalados devidamente no campus Av. Pasteur, 436, e já em funcionamento, os 822 módulos fotovoltaicos e 2 inversores, cuja potência de pico é de 369,9 kWp para uma produção efetiva de 516.536,7 kWh por ano, são distribuídos em uma área de 1.783,74 m² e beneficiarão cerca de 13.000 discentes.

As contas de energia elétrica para clientes do Grupo A (no caso da UNIRIO, Subgrupo A4 - nível de tensão de 2,3 a 25 kV, enquadrado como sistema da Light como "Grandes Clientes") são subdivididas em duas parcelas: demanda contratada e consumo. Demanda contratada, medida em kW, é disponibilidade garantida pela rede elétrica da concessionária para suprir as necessidades de determinado cliente, fixada previamente na assinatura do contrato entre cliente e concessionária. Já o consumo, medido em kWh, é a energia efetivamente utilizada pelo cliente em um mês.

Já os clientes do Grupo B (clientes atendidos em baixa tensão – até 1000V) são tarifados somente pelo consumo (kWh) e não há cobrança de demanda contratada por determinação da ANEEL.

Para melhor compreensão, seguem os dados contidos no estudo desenvolvido pela empresa Dinâmica Energia Solar, aprovado pela concessionária em julho/2022 e baseado nos dados radiométricos apresentados no Atlas Brasileiro de Energia Solar (2017) e no Atlas Solarimétrico do Brasil, onde consta a expectativa de energia a ser gerada mensalmente, conforme tabela, estabelecendo-se uma relação com a série histórica de consumo de energia elétrica no Campus 436.

A expectativa de economia de consumo de energia elétrica pela instalação dos painéis, segundo o referido estudo, é de aproximadamente 60% para o Campus 436.

PAINEL DE ECONOMICIDADE:

Painéis Solares: