Você está aqui: Página Inicial / Notícias / PROAD informa sobre iniciativa de contratação de intérpretes de Libras

PROAD informa sobre iniciativa de contratação de intérpretes de Libras

A Pró-Reitoria de Administração participa sobre a execução do contrato n° 21/2022 (oriundo do Pregão Eletrônico nº 34/2022), para atendimento a demanda apresentada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) em conjunto com a Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO).

O referido contrato tem por objeto a prestação de serviços continuados de tradução/interpretação de Libras para promover acessibilidade na comunidade acadêmica. Embora a Universidade tenha intérpretes no quadro efetivo de servidores, a quantidade de profissionais não é suficiente para atender a demanda atual entre os alunos.

Tendo em vista que as instituições federais de ensino têm a obrigação de garantir às pessoas com deficiência auditiva acesso a comunicação, informação e educação nos processos seletivos, atividades e conteúdos curriculares de todos os níveis, etapas e modalidades de educação, revelou-se imprescindível a contratação de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa. Dessa forma, pode-se suprir as demandas em sua completude, garantindo-se efetivas inclusão e acessibilidade.