Professora do Ibio participa de Rede de Agricultura Espacial
A professora Camila Patreze, do departamento de botânica, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Ibio/Unirio), está participando da Rede Space Farming Brazil que iniciou uma missão na caverna Grotte di Castellana, na Itália, que simula condições de ambientes extraterrestres.
Conforme explica a professora Camila Patreze, “essa é uma missão análoga onde testamos o desenvolvimento das plantas em condições extremas na Terra (a caverna) simulando alguns fatores que podem ser enfrentados pelas plantas em ambientes fora da Terra. Os resultados obtidos nestes experimentos poderão ser úteis para missões espaciais ou futuros cultivos na Lua. A astroplanta foi desenvolvida para fins espaciais com características melhoradas geneticamente para isso, tais como ciclo mais curto, menor porte e produtividade comparável a planta convencional desta espécie.”
Este projeto integra esforços da Embrapa e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. A missão seguirá até 26 de outubro, com coleta e análises finais das plantas que contribuirão para avanços em biotecnologia espacial e agricultura fora da Terra.
Leia a matéria completa: Rede de Agricultura Espacial do Brasil participa de missão em caverna na Itália que simula ambientes fora da Terra. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/103672030/rede-de-agricultura-espacial-do-brasil-participa-de-missao-em-caverna-na-italia-que-simula-ambientes-fora-da-terra.