Notícias
Resultado da Seleção BRAMEX – 2019.01 – Universidad Autónoma de Sinaloa
A Coordenadoria de Relações Internacionais torna público o resultado da Seleção BRAMEX – 2019.01 – Universidad Autónoma de Sinaloa.
Clique aqui para ver o resultado.
SIA reunirá intercambistas para troca de experiências
Mobilidade acadêmica será o tema do evento Vivências Compartilhadas, promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) durante a 16ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). Participarão do encontro alunos da UNIRIO que retornaram de intercâmbio e jovens de outros países que vieram estudar na Universidade.
Os estudantes irão compartilhar relatos e experiências sobre sua participação em programas de mobilidade internacional. Confira a programação no site da Coordenação de Relações Internacionais (CRI).
Outras informações pelo telefone 2542-4481.
Fonte: http://www.unirio.br/news/sia-reunira-intercambistas-para-troca-de-experiencias
Ibero-americanas 2018 - Recursos & Homologação do Resultado Final
Conforme estipulado no item 3 do edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data o resultado do julgamento dos recursos bem como a homologação do resultado final para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2018.
Aproveitamos a oportunidade para também divulgar a ata da seleção feita anteriormente, que acabou não sendo divulgada junto com o resultado publicado no dia 28 de setembro de 2018.
Clique aqui para baixar a homologação do resultado final.
Clique aqui para baixar a classificação geral.
Clique aqui para baixar a ata da reunião da comissão do dia 28/09/18 que dispõe sobre a seleção inicial.
Clique aqui para baixar a ata da reunião da comissão do dia 04/10/18 que dispõe sobre o julgamento dos recursos e a homologação do resultado final.
Resultado do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2018
Conforme estipulado no item 3 do edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data o resultado da seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2018.
Salientamos que, como previsto no mesmo item, o prazo para interposição de recursos ocorrerá nos dias 01 e 02/10/2018. Os recursos deverão ser impetrados presencialmente na sala da Coordenadoria de Relações Internacionais, localizada na Av. Pasteur, 296 - Prédio da Reitoria - Urca, das 10h às 16h.
Clique aqui para ver o resultado.
Seleção BRACOL – 2019.01 – Universidad Católica de Colombia
Estão abertas até o dia 22 de outubro as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – México (BRACOL) – Universidad Católica de Colombia.
Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional na Universidad Católica de Colombia, localizada em Bogotá (DC), Colômbia, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no primeiro semestre de 2019, de janeiro a maio.
Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação da UNIRIO das seguintes áreas: Direito, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
O estudante selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã. Além disso, receberá uma assistência econômica no valor de $1.250.000,00 pesos colombianos por mês durante quatro (04) meses para auxiliar nos gastos com hospedagem e alimentação.
A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 22/10/18.
Clique aqui para ler a chamada completa.
Seleção BRAMEX – 2019.01 – Universidad Autónoma de Sinaloa
Estão abertas até o dia 22 de outubro as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – México (BRAMEX) – Universidad Autónoma de Sinaloa.
Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional na Universidad Autónoma de Sinaloa, localizada em Culiacán, Sinaloa, México, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no primeiro semestre de 2019.
Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação da UNIRIO das seguintes áreas: Administração Pública, Ciência Política, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Filosofia, História, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo.
O estudante selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã. Além disso, receberá uma assistência econômica no valor de $5.000,00 pesos mexicanos por mês durante cinco (05) meses para auxiliar nos gastos com hospedagem, alimentação e gastos adicionais.
A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 22/10/18.
Clique aqui para ler a chamada completa.
Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2018
A UNIRIO está oferecendo quatro bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2018 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 12 de setembro e o valor será de R$ 11.674,50, correspondente a 3 mil euros, e a vigência será de um semestre.
Os candidatos devem ser brasileiros, maiores de 18 anos, e não terem participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander. Além disso, devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. É preciso ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar no último período. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.
O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2018 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Argentina, da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.
Interessados devem se inscrever no site do Santander Universidades e enviar a documentação exigida no edital por e-mail.
Outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.
UNIRIO oferece aplicações gratuitas do TOEFL ITP nos dias 27 e 28 de março
A UNIRIO, em parceria com o MEC, a Secretaria de Ensino Superior (SESu) e a Capes, vai oferecer aplicações gratuitas do teste de nivelamento de domínio da língua inglesa TOEFL ITP. As aplicações serão feitas nos dias 27 e 28 de março, às 10h e às 14h, no campus da Reitoria.
As aplicações do teste de nivelamento TOEFL ITP fazem parte das ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), cujo objetivo é ampliar o acesso dos alunos a intercâmbios acadêmicos, oferecendo oportunidades de aprendizagem da língua inglesa nas universidades brasileiras.
Inscrições
Serão oferecidas 140 vagas. As inscrições ocorrerão em ordem cronológica, isto é, os primeiros alunos a se inscreverem só terão disponíveis os horários do dia 27 de março pela manhã, enquanto os que ficarem com as últimas vagas se inscreverão para o dia 28, às 14h.
Para participar, é necessário ser aluno ou servidor da UNIRIO. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site isfaluno.mec.gov.br. Na página do Idiomas sem Fronteiras, o aluno também terá acesso ao Manual do Candidato ao TOEFL ITP, para saber mais sobre o teste.
Em caso de dúvidas ou problemas na inscrição, envie uma mensagem para o e-mail isf@unirio.br
Programa de Bolsas do Governo da Irlanda
O Governo da Irlanda está com uma chamada aberta até as 17h do dia 23 de março de 2018 (horário da Irlanda) para seleção de 60 bolsas de estudos de 1 ano na Irlanda.
Para mais informações, consute o edital no link abaixo:
Programa de Bolsas do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Pesquisadores de Universidades da América Latina
Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Pesquisadores de Universidades da América Latina. Esta iniciativa, que oferece subsídios para financiar visitas de pesquisa de curto prazo, visa favorecer a mobilidade e o intercâmbio acadêmico entre as duas regiões.
As inscrições são online e devem ser feitas até 16 de março de 2018. As seguintes universidades do Grupo Coimbra participam na edição 2017/2018 do programa de bolsas:
- Eötvös Loránd University Budapest (Hungary)
- University of Coimbra (Portugal)
- University of Granada (Spain)
- Karl-Franzens University Graz (Austria)
- Friedrich Schiller University Jena (Germany)
- Leiden University (The Netherlands)
- KU Leuven (Belgium)
- University of Padova (Italy)
- University of Poitiers (France)
- University of Salamanca (Spain)
- University of Siena (Italy)
- University of Tartu (Estonia)
As áreas contempladas, a duração e o valor de cada bolsa variam de acordo com a instituição escolhida. Mais informações e critérios de elegibilidade estão disponíveis no site: http://www.coimbra-group.eu/activities/scholarships/latin-america-la