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Currículo do Curso de Regência

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Currículo do Curso

Eixos de Formação

 

Cinco eixos foram concebidos visando englobar os diversos conteúdos necessários à formação do músico, seja ele compositor, intérprete ou professor de música. Foram divididos como disposto no art. 5o das DCNs para os Cursos de Graduação em Música que determinam três tópicos de estudos ou conteúdos interligados: conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos. Esses tópicos foram desdobrados em: 

 

  1. Eixo de Fundamentação Sócio-Cultural 

  2. Eixo de Estruturação e Criação Musical 

  3. Eixo de Fundamentação Pedagógica 

  4. Eixo de Práticas Interpretativas 

  5. Eixo de Articulação Teórico-Prática

Ao se estruturar as disciplinas do curso, procurou-se reduzir-se ao mínimo sua obrigatoriedade, visando-se a transversalidade entre eixos. É nosso objetivo que o aluno auxilie na construção de sua grade curricular específica, escolhendo, com auxílio do coordenador de curso, as disciplinas optativas que complementarão os seus estudos e carga horária. Dessa forma, fomenta-se e incentiva-se o desenvolvimento do perfil profissional ao qual almeja o discente, priorizando as áreas de seu maior interesse. O papel do coordenador, assessorado pelo NDE do curso, bem como pelo Departamento de Composição e Regência, é fundamental para que a matriz curricular do aluno seja completada de forma eficaz de acordo com o princípio esboçado acima. 

 

1 Eixo de Fundamentação Sócio-Cultural - foco na aquisição de conteúdos básicos relacionados com a Cultura e as Artes, a Filosofia e as Ciências Humanas e Sociais, apoiado na articulação institucional entre o Instituto Villa-Lobos e outras unidades do campus universitário, objetivando a formação de profissionais dotados de pensamento crítico e reflexivo, aptos a intervirem de forma autônoma na sociedade, a desenvolverem pesquisa científica comprometida com a compreensão e a difusão da cultura, bem como seu desenvolvimento. Neste eixo se insere conteúdo que atende a Resolução n.4244 de 17.10.2013, segundo a qual os bacharelandos devem cursar, entre outras, disciplinas que abordem de maneira transversal e diversificada a cultura afro-brasileira.

 

2 Eixo de Estruturação e Criação Musical - foco na aquisição de conteúdos específicos que particularizam e dão consistência à área de Música, relacionados com a estruturação da linguagem e a criação musical, apoiado na articulação entre os departamentos acadêmicos do IVL, objetivando a formação de profissionais dotados de sensibilidade e capacidade criativa, aptos a desenvolverem pesquisa científica, tecnológica e artística.

 

3 Eixo de Fundamentação Pedagógica - foco na aquisição dos conteúdos pedagógicos gerais e específicos, no desenvolvimento das didáticas específicas da atividade musical, apoiado na articulação institucional entre o Instituto Villa-Lobos e a Escola de Educação, objetivando a formação de profissionais dotados dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa. Este eixo é formado por disciplinas de caráter optativo, possibilitando maior articulação e transversalidade entre os currículos do Bacharelado e da Licenciatura. Não há, portanto, disciplinas obrigatórias neste eixo para o Curso de Bacharelado em Regência. 

 

4 Eixo de Práticas Interpretativas - foco na aquisição de conteúdos específicos que particularizam e dão consistência à área de Música, relacionados com a performance vocal e instrumental, apoiado na articulação entre os quatro departamentos acadêmicos do IVL, objetivando a formação de profissionais aptos a atuarem e a intervirem nas manifestações artísticas e culturais da sociedade, demonstrando sensibilidade, criação artística e excelência prática. 

 

5 Eixo de Articulação Teórico-Prática - foco no desenvolvimento de estudos e de atividades que permitam a integração entre teoria e prática relacionada com o exercício da arte musical e com o desempenho profissional, apoiado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e no reconhecimento de conhecimentos e competências adquiridos fora do ambiente acadêmico, objetivando a formação de profissionais aptos a atuarem nos diferenciados contextos culturais e em articulação com as escolas de Educação Básica e Técnico-Profissional. 

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