Programação
Segue adiante a programação do XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, a ser realizado entre os dias 09 e 11 de outubro de 2017. Para as comunicações, haverá 15 minutos para exposição e 10 para debate, podendo ser realizadas na Sala Guerra-Peixe, Sala II-303 ou na Sala Audiovisual conforme o dia e turno.
Clique aqui para baixar o Caderno de Resumos do evento.
 Segue adiante o quadro demonstrativo da programação do evento:
Dia 09
| Atividade/Evento | Horário | Local | 
|---|---|---|
| 
 Mesa-Redonda: "Pesquisa em Música: panorama atual e relatos de experiência" Prof. Dr. Antonio Augusto (UFRJ) Membros da Organização: Prof.ª Dr.ª Inês Rocha  | 
09h00-12h00 | Sala Audiovisual | 
| 
 Comunicações (tarde) 1ª seção  | 
13h30-16h00 | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
| 
 01. Jesualdo: um educador uruguaio em busca da expressão criadora - Adriana Rodrigues Didier  | 
 13h30-13h55  | 
 "  | 
| 
 02. Analisando as práticas dos professores de música do município - André Santos Ferreira de Oliveira  | 
 13h55-14h20  | 
 "  | 
| 
 03. Pesquisando um projeto de educação musical na baixada fluminense - Eduardo Teixeira Destord  | 
 14h20-14h45  | 
 "  | 
| 
 04. Contribuições da Filosofia de Deleuze para o Pensamento em Análise Musical - Bruno Maia de Azevedo Py  | 
 14h45-15h10  | 
 "  | 
| 
 05. O uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Professores de Música da Educação Básica - Oscar Henrique Cordeiro  | 
 15h10-15h35  | 
 "  | 
| 
 06. O fazer musical e a diversidade cultural: possibilidades e desafios - Paulo Roberto de Olivera Coutinho  | 
 15h35-16h00  | 
 "  | 
| 
 Coffee-break  | 
 16h00-16h30  | 
Local a definir | 
| 
 Comunicações (tarde) 2ª seção  | 
 16h30-19h00  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
| 
 07. Juventude, Prática Musical e Expressão: processos de singularização em um projeto de extensão universitária e seus impactos na vida dos sujeitos participantes - Ilana Assbú Linhales Rangel  | 
 16h30-16h55  | 
 "  | 
| 
 08. Experiências musicais em uma comunidade efêmera: O Festival Psicodália - Leonardo Corrêa Bomfim  | 
 16h55-17h20  | 
 "  | 
| 
 09. Correspondências musicais: análise crítica sobre as cartas de Guerra-Peixe e Capiba - Lucas Pereira Guerra  | 
 17h20-17h45  | 
 "  | 
| 
 10. Memórias compostas: narrativas de cantoras-compositoras na cidade do Rio de Janeiro - Luisa Damaceno de Lacerda  | 
 17h45-18h10  | 
 "  | 
| 
 11. O maxixe e a bandeira nacional em poema de Mário de Andrade - Jorge Israel Ortiz Vergara  | 
 18h10-18h35  | 
 "  | 
| 
 12. Experimentações ruidosas: etnografia de uma cena de ruído carioca - Bethania Barbosa Brandão  | 
 18h35-19h00  | 
 "  | 
Dia 10
| Atividade/Evento | Horário | Local | 
|---|---|---|
| 
 Comunicações (manhã)  | 
 09h00-11h55  | 
 Sala Audiovisual  | 
| 
 13. Baquetas de Tímpanos e sua influência no resultado sonoro do instrumento - Pedro Paiva Garcia Sá  | 
 09h00-09h25  | 
 "  | 
| 
 14. A música na educação profissional e tecnológica: mapeamento do currículo de Artes/Música no ensino médio integrado dos IFs - Josiane Paula Maltauro Lopes  | 
 09h25-09h50  | 
 "  | 
| 
 15. Alma: o pianismo de Egberto Gismonti - Erika Maria Ribeiro  | 
 09h50-10h15  | 
 "  | 
| 
 16. Os arranjos de Mozart Brandão para os discos de intérpretes - Caio Teles Brandão Treistman  | 
 10h15-10h40  | 
 "  | 
| 
 17. Paulo Florence – síntese biográfica - Andréia Pinheira Carizzi  | 
 10h40-11h05  | 
 "  | 
| 
 18. MPB4 e Chico Buarque, a grande parceria no arranjo de ‘Roda Viva’ - Andre Protásio Pereira  | 
 11h05-11h30  | 
 "  | 
| 
 19. O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali: reflexões e opções metodológicas - Inah Kurrels Pena 
  | 
 11h30-11h55  | 
 "  | 
| 
 Comunicações (tarde) 1ª seção  | 
 13h30-16h00  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
| 
 20. A cooperação no Ensino de Piano em Grupo (EPG): caminhos metodológicos de uma pesquisa experimental - Josélia Ramalho Vieira  | 
 13h30-13h55  | 
 "  | 
| 
 21. Algumas contribuições de compositores brasileiros para a consolidação de uma pedagogia do piano nacional - Fernando Vago Santana  | 
 13h55-14h20  | 
 "  | 
| 
 22. O ingresso no ensino formal de Música em nível superior: motivações e perspectivas de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Felipe Pacheco dos Santos  | 
 14h20-14h45  | 
 "  | 
| 
 23. Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Música: presença e ausência na educação básica - Mônica Repsold  | 
 14h45-15h10  | 
 "  | 
| 
 24. O planejamento de uma disciplina de criação musical em ambiente de estúdio eletroacústico no Ensino a Distância (EaD) - Ricardo Murtinho Braga Cotrim  | 
 15h10-15h35  | 
 "  | 
| 
 25. Video Games Live: performance musical de game music por uma orquestra - Schneider Ferreira Reis de Souza  | 
 15h35-16h00  | 
 "  | 
| 
 Coffee-break  | 
 16h00-16h30  | 
Local a definir | 
| 
 Comunicações (tarde) 2ª seção  | 
 16h30-17h45  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
| 
 26. Tecnomorfismos na minha prática composicional recente - Bryan Holmes  | 
 16h30-16h55  | 
 "  | 
| 
 27. Instruction-Based-Composition: produção colaborativa de obras musicais a partir da elaboração de sistemas computacionais - Marcel Macedo de Castro Lima  | 
 16h55-17h20  | 
 "  | 
| 
 28. A disciplina PROM na formação do professor: um estudo sóciohistórico do currículo da Licenciatura em Música no Instituto Villa-Lobos - Patrick Grossman Ferreira  | 
 17h20-17h45  | 
 "  | 
| 
 Roda de Conversa/Fórum dos estudantes  | 
 18h00-19h40  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
Dia 11
| Atividade/Evento | Horário | Local | 
|---|---|---|
| 
 Comunicações (manhã)  | 
 09h00-11h55  | 
 Sala II-303  | 
| 
 29. Vozes em Discurso: um jogo de intertextualidade entre Janequin e Wishart - Doriana Mendes Reis  | 
 09h00-09h25  | 
 "  | 
| 
 30. Reflexões sobre o conceito de persona aplicado à música de câmara vocal - Joana Christina Brito de Azevedo  | 
 09h25-09h50  | 
 "  | 
| 
 31. O contratenor na polifonia da ‘Ars Nova’: uma voz em desacordo - Pedro Hasselmann Novaes  | 
 09h50-10h15  | 
 "  | 
| 
 32. Música elabora o medo, o ódio e o afeto em ‘Children of God’ de Kareem Mortimer - Jorge Israel Ortiz Vergara  | 
 10h15-10h40  | 
 "  | 
| 
 33. Convergências entre Guerra-Peixe e Ernani Aguiar - Murilo Alves do Nascimento  | 
 10h40-11h05  | 
 "  | 
| 
 34. Gesto e Metáfora: contribuições do paradigma da cognição incorporada para a construção do sentido musical - Isadora Scheer Casari  | 
 11h05-11h30  | 
 "  | 
| 
 35. Gestos musicais e guias de execução: um estudo analítico - Michele Irma Santana Manica 
  | 
 11h30-11h55  | 
 "  | 
| 
 Comunicações (tarde) 1ª seção  | 
 13h30-16h00  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
| 
 36. Elegia para quarteto de cordas: considerações sobre processo composicional e textura - Alexandre de Paula Schubert  | 
 13h30-13h55  | 
 "  | 
| 
 37. Tocar pausado e groovar no Candomblé - Ferran Tamarit Rebollo  | 
 13h55-14h20  | 
 "  | 
| 
 38. A expansão da análise schenkeriana para o repertorio pós-tonal - Rafael Moreira Fortes  | 
 14h20-14h45  | 
 "  | 
| 
 39. A navegação transmidiática e a educação musical: a cultura participativa e a convergência entre as mídias na sala de aula - Marcio Pizzi de Oliveira  | 
 14h45-15h10  | 
 "  | 
| 
 40. O mito da perfeição como mediador na dialética entre falha e norma - Carlos Eduardo Campello Pereira Porto Soares  | 
 15h10-15h35  | 
 "  | 
| 
 41. A invenção da habanera no teatro musical e o circuito transatlântico de entretenimento no séc. XIX - Joana Martins Saraiva  | 
 15h35-16h00  | 
 "  | 
| 
 Coffee-break  | 
 16h00-16h30  | 
Local a definir | 
| 
 Comunicações (tarde) 2ª seção  | 
 16h30-17h45  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
| 
 42. Storytelling em música popular improvisada de guitarra a solo - Rafael Gonçalves  | 
 16h30-16h55  | 
 "  | 
| 
 43. Análise Espectromorfológica: desafios e possibilidades em análise musical - Renan Ribeiro Moutinho  | 
 16h55-17h20  | 
 "  | 
| 
 44. Jamais fomos disciplinares: considerações sobre duas visões sobre a interdisciplinaridade onipresente na pesquisa em música no Brasil - Renato Pereira Torres Borges  | 
 17h20-17h45  | 
 "  | 
| 
 Roda de Conversa/Considerações finais  | 
 18h00-19h40  | 
 Sala Guerra-Peixe  | 
