Teleconsulta de enfermagem ao paciente submetido a cirurgia geral
Resumo do produto
Introdução: A teleconsulta de enfermagem ao paciente submetido a cirurgia geral é uma tecnologia segura que consiste em ligações telefônicas com o objetivo de orientar e acompanhar os pacientes com conduta cirúrgica eletiva definida para sua condição patológica, seja ela curativa, diagnóstica ou paliativa. A teleconsulta é uma tecnologia de fácil acesso, barata, e através de um instrumento norteador validado esta estratégia poderá ser aplicada a outros serviços. Este trabalho tem como objetivos: construir e validar o protocolo de orientação perioperatória para guiar a teleconsulta de enfermagem.
Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa, de abordagem participativa, a ser desenvolvida em um ambulatório de cirurgia de um hospital universitário federal da cidade do Rio de Janeiro. A produção de dados foi por meio da construção e validação de um protocolo norteador das orientações a serem desenvolvidas durante a teleconsulta de enfermagem através da técnica Delphi por especialistas na área cirúrgica com caráter multiprofissional.
Conclusão: A teleconsulta de enfermagem é uma tecnologia viável, possibilita maior aproximação, disponibilidade para o acompanhamento a distância, esclarecimento de dúvidas, conscientização para o autocuidado e boas práticas de saúde, diminuindo o risco de cancelamentos de cirurgias devido ao preparo mal realizado, número de leitos ociosos, diminuindo o risco de complicações no pós operatório, além de ser uma tecnologia barata, de fácil acesso ao paciente e profissional envolvido e de fácil implementação em outros setores.
Descritores: consulta remota, ambulatório hospitalar, assistência à saúde; assistência perioperatória; consulta de enfermagem; enfermagem perioperatória.
Autor(a): Laura Dantas Jacome
Orientador(a): Renata Flavia Abreu da Silva