Protocolo de avaliação e classificação de risco de pacientes oncológicos em cuidados paliativos domiciliares: triagem baseada em sinais e sintomas de alerta
Resumo do produto
Introdução: Os cuidados paliativos domiciliares para pacientes com câncer envolvem a prevenção e controle de sintomas de pacientes e seus familiares no domicílio. A equipe da Assistência Domiciliar precisa identificar e controlar os fatores que afetam a qualidade de vida e a permanência dos pacientes em casa. Estas ações precisam ser desempenhadas de forma abrangente e objetiva, sobretudo em pacientes com câncer em fase avançada e sobrevida reduzida. Nesta perspectiva, foi identificada a necessidade de sistematizar a avaliação dos pacientes e elaborar uma triagem de prioridade do atendimento na Assistência Domiciliar da unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA).
Objetivos: Este estudo teve como objetivo elaborar um protocolo para avaliação e classificação de risco de pacientes oncológicos em cuidados paliativos domiciliares, visando identificar as principais demandas dos pacientes e determinar a prioridade de atendimento pela equipe.
Método: A elaboração deste protocolo teve início a partir de uma busca bibliográfica sobre escalas de avaliação de sintomas em cuidados paliativos, escalas de prognóstico para pacientes oncológicos e sinais/sintomas em cuidados paliativos domiciliares. Foram feitas duas revisões integrativas da literatura: a primeira sobre fatores associados à visita à emergência ou hospitalização de pacientes oncológicos em cuidados paliativos domiciliares; a segunda sobre triagem de atendimento de pacientes oncológicos em cuidados paliativos na atenção domiciliar. A partir dos resultados das revisões integrativas, foram definidos os sinais e sintomas de alerta (dor, falta de ar, náuseas/vômitos, sangramento e confusão mental aguda). Estes correspondem a manifestações que aumentam o risco de interrupção dos cuidados em domicílio.
Resultados: Elaborou-se um protocolo de avaliação e triagem de risco para pacientes oncológicos em cuidados paliativos domiciliares, com base na presença e intensidade de sinais e sintomas de alerta. Foram descritas cinco categorias de risco nomeadas por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul) para estratificar a prioridade do atendimento dos pacientes.
Conclusão: Este protocolo permitirá a avaliação clínica dos pacientes de forma mais estruturada e auxiliará na identificação de situações de risco que necessitem de uma rápida intervenção por parte da equipe. Este produto terá grande utilidade para direcionar o fluxo de agendamento de consultas, o monitoramento dos pacientes, a alocação de recursos e a atuação oportuna da equipe da Assistência Domiciliar.
Descritores: Cuidados paliativos. Neoplasias. Serviços de assistência domiciliar. Triagem. Sinais e sintomas.
Autor(a): Flávia Navi de Souza
Orientador(a): Alexandre Sousa da Silva
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13970