Aplicativo móvel para orientações e exercícios em pacientes com déficits motores dimidiados após alta hospitalar
Resumo do produto acadêmico
Objetivo: Desenvolver um protótipo-aplicativo móvel para smartphones e tablets com orientações e exercícios não supervisionados voltados aos pacientes adultos com déficits motores dimidiados e avaliar seu conteúdo através de juízes-especialistas.
Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto tecnológico – aplicativo para aparelho de celular e tablets – que, de acordo com a tabela CAPES, está inserida no eixo do produto tipo “Desenvolvimento de tecnologia social”, com subtipologia “Técnicas e metodologias transformadoras”, classificado como estrato T4, podendo gerar registros de propriedade de patentes, produção intelectual ou direito autoral.
Método:Pesquisa aplicada para a construção de um protótipo-aplicativo móvel com método de operacionalização e prototipação de acordo com Pressman realizada em 4 etapas: 1) comunicação (revisão da literatura); 2) projeto rápido (desenvolvimento do arcabouço tecnológico); 3) modelagem projeto rápido (construção do conteúdo) e 4) construção de um protótipo. Foi realizada a avaliação do conteúdo do protótipo-aplicativo pelo Método e-Delphi para avaliação por pares através de um questionário do tipo Likert disponibilizado na plataforma Google Forms.
Resultados: Foi realizada e publicada uma revisão integrativa relacionada ao tema. O protótipo-aplicativo móvel foi desenvolvido utilizando a plataforma Unity e linguagem de programação C# (C Sharp) com layout desenvolvido utilizando o programa CorelDRAW e projetado para rodar em smartphones e tablets com sistema operacional Android. Foram realizadas três rodadas de questionários para avaliação do conteúdo do protótipo-aplicativo. A média final do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de todos os itens do conteúdo do aplicativo após a terceira rodada foi de 0,85, atingindo a concordância mínima de 0,80, sugerida por autores.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: Espera-se que o aplicativo em tela possa contribuir na promoção da reabilitação física de pessoas com déficits motores dimidiados após a alta hospitalar, proporcionando melhorias no âmbito da autonomia funcional para atividades cotidianas, saúde, autoestima e qualidade de vida. Representa, sobretudo, uma contribuição da fisioterapia para suprir um problema de saúde coletiva, considerando duas perspectivas de alcance comunitário.
Palavras- Chave: Aplicativos Móveis; Exercícios de Alongamento Muscular; Limitação da Mobilidade; Alta Hospitalar; Reabilitação Neurológica.
Autor(a): Iana Paes d’ Assumpção Vital
Orientador(a): Wiliam César Alves Machado
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13528.
O aplicativo desenvolvido está disponível na Google Play Store pelo link abaixo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aperoboto.googleplay.cinesia