Protótipo de software Sistema informatizado de notificação voluntária de incidentes (SINVI)
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Construção e Validação do Sistema Informatizado de Notificação Voluntária de Incidentes (SINVI): uma tecnologia para vigilância de incidentes relacionados à prestação do cuidado".
Objetivo: Desenvolver um protótipo de software para notificações voluntárias de incidentes relacionado à assistência, a ser utilizado pelos profissionais do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva.
Tipologia /Estratificação do produto: Caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto tecnológico, passível de proteção, podendo gerar registro de propriedade de direito autoral. Desenvolvimento de software com um conjunto de instruções e declarações a serem usadas por um computador, a fim de proporcionar agilidade e facilidade na notificação de falhas assistenciais/administrativas observadas durante a prestação da assistência ao gestor de segurança da instituição. Localizado no estrato T1 (de maior pontuação) na categorização da CAPES para produção técnica em mestrados e doutorados profissionais.
Método: Estudo de produção tecnológica de um protótipo de software do sistema computacional SINVI (Sistema Informatizado de Notificação Voluntária de Incidentes) realizado no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021 por meio das etapas de planejamento, levantamento de requisitos e modelagem.
Resultados: Para notificação de incidentes o usuário deve acessar a página “Notificações” e preencher em sequência as etapas que foram validadas pelos juízes especialistas. O tempo médio gasto de preenchimento do protótipo é de 3 a 6 minutos a depender do tipo de incidentes selecionado. Ao final de cada notificação o usuário finaliza a notificação com o envio da mesma e o administrador receberá um e-mail comunicando a existência de uma notificação no sistema. O software permite o cadastro de mais de um administrador de segurança e sua utilização pode ser realizada por todos os trabalhadores de saúde da instituição.
Conclusão, aplicabilidade e impacto: A programação do SINVI traz como contribuição (impacto) na área de saúde, uma alternativa para contornar o problema das subnotificações no INCA e poderá ajudar outras instituições de saúde públicas e privadas do país. O sistema apresentará potencial de abrangência elevada, porque possui como público – alvo as cinco unidades assistenciais do INCA e as instituições de saúde pública ou não que visam organizar e agilizar o processo de notificação de incidentes, apresentando aplicabilidade de melhoria local, regional ou nacional. Também é caracterizado como uma produção de médio teor inovativo e média complexidade, pois combina conhecimentos pré-estabelecidos e estáveis nos diferentes atores.
Palavras-Chave: sistemas de informação; software; segurança do paciente; gestão de risco.
Autor(a): Cristina Spena Braga
Orientador(a): Karinne Cristinne da Silva Cunha
Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13282