Desenvolvimento e validação de tecnologias educacionais em saúde para o familiar cuidador e paciente em uso de gastrostomia
Produto do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Desenvolvimento e validação de tecnologias educacionais em saúde para o familiar cuidador e paciente em uso de gastrostomia".
Objetivo: Trata-se do desenvolvimento de três ferramentas educativas em saúde, protótipo de aplicativo em saúde, cartilha educativa e vídeo educativo, sobre cuidados com gastrostomia, para pacientes, familiares e cuidadores.
Tipologia /Estratificação do produto: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto tecnológico, passível de proteção, podendo gerar registros de propriedade de patentes e direitos autorais. Desenvolvimento de aplicativo/software com um conjunto de instruções e declarações a serem usadas por um computador ou equipamento mobile (tablets/smartphones). A fim de orientar pacientes familiares e cuidadores, tornando o uso do dispositivo de alimentação a Gastrostomia mais durável e segura. É composto por um código Hash a linguagem utilizada para criar o aplicativo foi o JavaScript, foi feito em um Framework de Angulare utilizado o Android Studio e o Visual Code.
Método: esta pesquisa organiza-se, do ponto de vista metodológico, como estudo descritivo exploratório de desenvolvimento de protótipo de aplicativo, cartilha e vídeo em saúde sobre cuidados com gastrostomia, para pacientes, cuidadores e familiares. Protótipos são modelos funcionais constituídos a partir de especificações preliminares para simular a aparência e a funcionalidade de um software a ser desenvolvido, ainda que de forma incompleta. Por meio de um protótipo futuros usuários poderão interagir, avaliar, alterar e aprovar as características mais marcantes da interface e funcionalidade da aplicação e desta forma propor melhorias e adaptações (CARVALHO, 2016). O sistema será pautado nos princípios básicos do processo de desenvolvimento de software incremental contido na engenharia de software (PRESSMAN, 2017). A cartilha e o vídeo, são materiais didáticos que correspondem à produção de recursos que facilitem o aprendizado.
Resultados: validação de conteúdo e desenvolvimento de protótipo de aplicativo, criação de cartilha educativa em saúde para familiar cuidador e usuário de gastrostomia, e vídeo educativo em saúde para paciente e familiar cuidador de gastrostomia.
Conclusão: Essa pesquisa emergiu da vivência profissional de uma Fonoaudióloga, no contexto de uma unidade hospitalar terciaria e de Home Care com um grande número de pacientes com doenças crônicas, degenerativas e várias comorbidades, quando observou a grande necessidade de instrumentalizar o paciente o cuidador e/ou familiar para promover o cuidado adequado, preservar o dispositivo de alimentação e evitar danos ao paciente. Essa motivação é resultante da escassez de material educativo voltado para esse público. A realização desta pesquisa tornou possível através da validação de conteúdo e o desenvolvimento de protótipo de aplicativo educativo para pacientes familiares e cuidadores usuários de gastrostomia envolvendo várias categorias da assistência multidisciplinar podendo tornar-se uma importante ferramenta educativa favorecendo o acesso à informação segura e de qualidade.
Aplicabilidade: esses produtos podem ser utilizados por profissionais de saúde na unidade hospitalar ou em Home care, como também em unidades de atenção primária, no momento da comunicação ao paciente e/ou familiar da indicação de uma via alternativa de alimentação de longa permanência que é a gastrostomia, ou preparo para a alta hospitalar segura e para orientações.
Impacto: A contribuição desse estudo para área de saúde está na elaboração e desenvolvimento de ferramentas de educação a serem utilizadas ainda no ambiente hospitalar mas, também no domicilio auxiliando na instrumentalização do paciente seu familiar cuidador, facilitando o processo do cuidado no ambiente doméstico e colaborando com a disseminação do conhecimento sobre a prevenção de danos.
Palavras-Chave: gastrostomia, cuidado, família, tecnologia, saúde e educação.
Autor(a): Marcely Ribeiro Lengruber
Orientador(a): Eliza Cristina Macedo
Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13549