Prevenção de quedas no ambiente hospitalar: Contributos de uma Unidade do Ministério da Saúde para a segurança do paciente em situação de polifarmácia e uso de medicamentos que potencializam o risco
Objetivo: Atualizar o protocolo institucional de prevenção de quedas de pacientes com vistas à redução da incidência de quedas na instituição, associada ao uso de medicamentos.
Tipologia/Estratificação do produto: Desenvolvimento de Técnica Analítica, Instrumental, Pedagógica, Processual, Terapêutica, classificado como estrato T3.
Método: Estudo transversal, desenvolvido em um hospital do Ministério da Saúde localizado na cidade do Rio de Janeiro que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde. A análise estatística foi realizada a partir de regressões logísticas simples e múltiplas.
Resultados: Foram analisados 70 prontuários de pacientes que sofreram queda durante a internação hospitalar, nas unidades de clínicas cirúrgicas e clínicas médicas de um hospital federal, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Observou-se que 93% dos pacientes fizeram uso de medicamentos que potencializam o risco de queda (FRID). A chance do paciente apresentar alto risco de queda associado ao uso de medicamentos foi 13 vezes maior entre idosos, do sexo masculino, em uso de polifarmácia, utilizando pelo menos um FRID (p-valor <0,05). A probabilidade de alto risco de queda associado ao uso de medicamentos entre homens idosos em uso de polifarmácia e FRID foi 0,471 e entre as mulheres de 0,620. Nesses mesmos grupos, apenas com polifarmácia, a probabilidade foi 0,063 e 0,110, respectivamente. O uso isolado de FRID nesses grupos foi associado ao alto risco de queda entre homens de 0,241 e entre as mulheres de 0,368.
Conclusão: Os resultados do estudo sugerem que o uso de medicamentos que potencializam o risco de queda é um importante fator contribuinte para o aumento do risco de quedas entre pacientes em uso de polifarmácia, razão pela qual passou a ser considerado na revisão do protocolo institucional de prevenção de quedas.
Autor(a): Isabella Barbosa Meireles
Orientador(a): Renata Flávia Abreu da Silva