Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressos / Trabalhos de Conclusão de Curso / Trabalhos de Conclusão 2019 / Janelas para enfermeiros: validação de constructos para protótipo de aplicativo móvel de suporte na aprendizagem de sistematização da assistência de enfermagem.

Janelas para enfermeiros: validação de constructos para protótipo de aplicativo móvel de suporte na aprendizagem de sistematização da assistência de enfermagem.

Produção de Herriét de Araújo Sevilha. Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN.

Resumo do produto

Objetivo: Criar e Validar um aplicativo de tecnologia móvel para o suporte no processo ensino- aprendizagem para profissionais da área de enfermagem sobre SAE e processo de enfermagem.

Método: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativo, de criação e validação de conteúdo de aplicativo de tecnologia móvel, que denominamos Janelas para Enfermeiros, com intuito de facilitar o acesso à informação, especificamente em SAE e processo de enfermagem, principalmente por suas atividades de trabalho tão intensas e que muitas vezes impossibilita enfermeiros de frequentar aulas ou ter acesso rápido à livros, mas possuem sempre um aparelho de celular à mão. Para a criação do protótipo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados ao processo de enfermagem e a SAE, com explicações sobre os tópicos, exemplos de sua utilização na prática e estudo de caso que possa agregar conhecimento ao profissional. O aplicativo também tem como conteúdo as principais teorias de enfermagem, pequeno resumo do que elas tratam e sua utilização no processo de enfermagem e SAE. Após a conclusão do levantamento bibliográfico para o conteúdo do aplicativo, iniciou-se a validação de conteúdo, onde foram realizadas avaliações do conteúdo teórico por especialistas em SAE e processo de enfermagem. Para essa validação, utilizou-se de formulários na plataforma Google, a cerca de cada parte do aplicativo, e posteriormente analisado a concordância entre esses especialistas, através do cálculo de índice de validade de conteúdo (IVC), coeficiente de kappa e porcentagem de concordância entre os juízes. Após a primeira rodada de avaliação, obtivemos apenas 80% de concordância entre os juízes, à partir das observações dos mesmo foram realizadas alterações cabíveis para que o aplicativo possua informações fidedignas às das literaturas, para um segunda avaliação. Na segunda rodada de avaliação por painel de especialistas, obtivemos 100% de concordância entre os juízes, podendo assim, o conteúdo do aplicativo ser considerado validado. Após a fase de validação, o conteúdo foi encaminhado para o desenvolvimento do protótipo do aplicativo. Onde o desenvolvedor utilizou as informações validadas para desenvolvimento do protótipo do aplicativo.

PALAVRAS-CHAVE: Processo de enfermagem. Validação de programas de computador. Aplicativos móveis. Educação em enfermagem.

Autor(a): Herriét de Araújo Sevilha

Orientador(a): Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Trabalho desenvolvido com apoio Edital nº 27/2016 - CAPES/COFEN

Clique para visualizar o trabalho completo