Curso de capacitação em segurança do paciente
O Curso é parte integrante do estudo “Segurança do Paciente: Diagnóstico e Intervenções da Educação Permanente em um Hospital Universitário”.
Objetivo: capacitar os profissionais de enfermagem nos temas de fragilidades encontrados na pesquisa, reforçando a construção e o desenvolvimento da cultura de segurança do paciente. Potencializar os conhecimentos acerca da segurança do paciente a partir da construção coletiva dos meios e barreiras para a prevenção de danos e eventos adversos na assistência aos pacientes.
Método: Para elaboração do Programa deste Curso foi realizada uma pesquisa de campo para mensurar as necessidades de capacitação dos profissionais de enfermagem, identificando os pontos de fragilidades e de necessidades de intervenções educativas.
Resultados: O curso teve duração de 2 meses e meio, ou de 10 semanas, distribuídas em 2 aulas por semana, com duração de 2 horas/aula, perfazendo um total de 4 horas/aula semanais, que serão realizadas no período matutino.
Conclusão e aplicabilidade: o estudo demonstrou algumas fragilidades na compreensão da segurança do paciente, sugerindo um saber empírico, não voltado para a identificação dos riscos e delineamento de barreiras, uma vez que não há controle e notificação dos danos/eventos/erros. Logo, a proposta do Curso de Capacitação reveste-se de iniciativa para a revisão das práticas no âmbito da enfermagem, que, contudo sozinha não poderá mudar todos os pontos frágeis desse panorama.
Autor(a): Maria da Penha Pinheiro
Orientador(a): Osnir Claudiano da Silva Junior