Estudos desenvolvidos pelo professor Daniel Aragão, docente do PPGSTEH, são destaque em edição do quadro "De Olho na Pesquisa" da Ebserh
Pesquisa que calcula impacto: estudos no HUGG aproximam gestão e assistência
No Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a pesquisa em saúde também passa pela análise criteriosa de dados financeiros e operacionais. Nesta edição do quadro De Olho na Pesquisa, o foco está nos estudos de custo-efetividade desenvolvidos no Laboratório de Avaliação Econômica e Tecnologias em Saúde (LAETS), que buscam tornar a gestão hospitalar mais eficiente e as decisões em saúde mais baseadas em evidências.
Segundo Daniel Aragão, gerente de Ensino e Pesquisa do HUGG, o interesse pela avaliação econômica em saúde surgiu em dois momentos simultâneos de sua trajetória profissional. “O primeiro foi durante minha atuação como gerente de Atenção à Saúde no HUGG. Naquela oportunidade, percebi o quanto a tomada de decisão informada por evidências científicas tinha um efeito positivo para a melhoria dos indicadores institucionais, potencializando os resultados em saúde e educação”. O segundo momento, como ele relata, foi o convite para integrar o LAETS, em 2016. A partir daí, aprofundou-se na temática, desenvolvendo pesquisas que conciliam eficiência, qualidade e responsabilidade no uso de recursos públicos.
Texto completo disponível da página https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hugg-unirio/comunicacao/noticias/pesquisa-que-calcula-impacto-estudos-no-hugg-aproximam-gestao-e-assistencia.