Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / Outras Vozes: perspectivas participativas de ensino/pesquisa/extensão para repensar os currículos universitários de música

Outras Vozes: perspectivas participativas de ensino/pesquisa/extensão para repensar os currículos universitários de música

A partir de uma aprofundada revisão bibliográfica e de um trabalho participativo que, envolvendo atividades  de ensino, pesquisa e extensão, propõe uma fusão entre teoria e prática (nos termos de Paulo Freire, entre reflexão e ação), o presente projeto visa entender mais a fundo os principais problemas associados à quase exclusividade do legado europeu nos cursos superiores de música e propor possíveis caminhos de superação do modelo conservatorial hegemônico. O projeto visa potencializar o projeto de extensão que coordeno desde 2018  (Cultura Popular e Universidade: Saberes em Diálogo), ampliando o diálogo da etnomusicologia  com o campo da  educação musical e propondo, como um caminho promissor para a reformulação dos currículos, uma práxis coletiva que envolve alunos, egressos, e membros de práticas musicais historicamente marginalizadas do contexto acadêmico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
 

Integrantes: Vincenzo Cambria - Coordenador / Pedro Luiz Fadel Ferreira - Integrante / Ferran Tamarit Rebollo - Integrante / Daniel Stringini - Integrante / Guido Mascarenhas Tornaghi - Integrante.

« Junho 2025 »
month-6
Se Te Qu Qu Se Sa Do
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6