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Memórias afro-atlânticas no contexto da música popular urbana brasileira (1850-1950): resiliências, representações e alteridades a partir de estudos arquivísticos

O projeto tem por meta o estudo das memórias associadas às práticas sonoras afro-diaspóricas no Brasil no contexto da música popular urbana, a partir de perspectivas decoloniais (Mignolo 2011, 2018) associadas à documentação arquivística. Historicamente marcadas por um sistema escravista que durou quase quatro séculos (Blackburn, 2003), as práticas musicais da Diáspora Africana no Brasil foram sistematicamente ignoradas, silenciadas e reprimidas, assim como as vozes de seus representantes. Através da análise de fontes históricas diversas (Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional, Discografia Brasileira em discos 78 rpm, acervos iconográficos e documentais), o projeto tem como objetivo principal trazer novos subsídios para uma compreensão mais ampla e profunda da história de práticas musicais afro-brasileiras no contexto urbano, através de estudos arquivísticos que possam, a partir de uma visão decolonial e reabilitadora, desvelar as trajetórias de agentes ativos e ocultos do processo de legitimação de práticas musicais populares associadas ao universo afro-brasileiro.

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