GABINETE DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: estudo de planejamentos de ensino em escolas em ciclos
Estudo, sob o prisma da inovação, dos planejamentos de ensino decorrentes de práticas dialógicas entre experiência e conhecimento escolar. Estudam-se as formas de organização do trabalho pedagógico que privilegiem a dialogicidade ente docentes, discentes, experiências de vida e conhecimentos escolares. Para isso, e tomando como contexto da pesquisa escolas organizadas em ciclos(total ou parcialmente), propõem-se (1) identificar formas de planejamento de ensino que possam privilegiar o diálogo entre experiências e conhecimentos escolares; (2) compreender como estes planejamentos podem contribuir com práticas de integração curricular; (3) analisar as articulações entre as diferentes culturas e os conhecimentos escolares, que possibilitem o diálogo intercultural por meio das atividades propostas nas escolas. Trata-se de um estudo documental qualitativo que prevê a análise (1) de documentos e propostas de secretarias de educação e da legislação, que apresentem orientações aos planejamentos e (2) de planejamentos desenvolvidos por docentes que trabalham em ciclo; (3) da inserção da música em propostas curriculares nacionais, estaduais e municipais. O estudo será realizado por meio do Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular, em visitas técnicas, propostas para coleta de informações documentais em Secretarias de educação e escolas e por meio de observação participante. Pretende-se contribuir para o entendimento qualitativo e crítico dos ciclos, da integração curricular e dos planejamentos escolares e das práticas de ensino-aprendizagem.